[News]“Soldado Estrangeiro”, de José Joffily e Pedro Rossi, estreia nos cinemas nesta quinta, 3 de dezembro

“Soldado Estrangeiro”, de José Joffily e Pedro Rossi, estreia nos cinemas nesta quinta, 3 de dezembro


Documentário busca revelar motivações de jovens brasileiros que tentam fazer parte de exércitos em outros países




 

Três jovens brasileiros vivem diferentes estágios de uma mesma escolha: fazer parte de um grande exército de uma nação estrangeira. O documentário “Soldado Estrangeiro”, de José Joffily e Pedro Rossi, acompanha a vida e desvenda as motivações individuais desses três soldados. Produzido pelo Coevos Filmes, com distribuição da Bretz Filmes, o longa participou do Festival É Tudo Verdade e do Docs MX - Festival Internacional de Documentário da Cidade do México, em 2019. A estreia nos cinemas está confirmada para dia 3 de dezembro de 2020. 



O primeiro personagem apresentado no filme é o aspirante Bruno Silva, carioca da periferia do Rio de Janeiro. Ele deixa a família para trás, junta todas as suas economias e parte para França, sem falar o idioma local, com a intenção de realizar o sonho de servir na Legião Estrangeira. Com exclusividade, o filme registra o rigoroso processo de seleção da unidade militar de elite. 

Já o combatente Mário Wasser é um jovem da classe média paulista. Serve ao exército israelense, em uma base militar na Cisjordânia. O mais jovem dos três parece ser também o mais bem adaptado e confortável na função, fluente em hebraico e usufruindo dos benefícios que o exército oferece, como casa e estudo.   

O terceiro brasileiro é o veterano Felipe Nascimento, que vive atualmente em Nova Iorque. Ele saiu do Brasil para servir como fuzileiro naval no exército estadunidense. O ex-combatente, que atuou na Guerra do Afeganistão, não esconde, no entanto, as marcas deixadas pela guerra.  


 

“Em ‘Soldado Estrangeiro’ uma certeza nos orientava: fazer um filme antibélico. Dúvidas de como fazer, onde ir e com quem conduzir a narrativa eram às vezes desconcertantes. Mas estávamos convictos do norte a seguir. Nossas teorias eram confrontadas a todo momento por Bruno, Mario e Felipe. Fosse para sair da Baixada Fluminense e melhorar de vida na Legião Estrangeira, defender ideias genéricas na Cisjordânia ou se afirmar como um veterano nos Estados Unidos, as escolhas dos três conduziam o filme para uma guerra estranha a nós, seus conterrâneos”, explicam os diretores José Joffily e Pedro Rossi, que retomam a parceria depois de “Caminho de Volta” (2015), longa que também retrata brasileiros vivendo no exterior.   

As histórias de “Soldado Estrangeiro”, contadas de forma independente, são pontuadas com citações do livro “Johnny Vai à Guerra”, de Dalton Trumbo, romance de 1939, que lança luz sobre os ideais antiguerra e sobre a humanidade. A edição de “Soldado Estrangeiro” é da premiada montadora Jordana Berg.  

Sinopse 

Diferentes estágios da mesma escolha: fazer parte de um grande exército de uma nação estrangeira. Mesmo com percursos distintos, o aspirante, o combatente e o veterano compartilham desejos que revelam contradições do seu país de origem, o Brasil. 

 

Com:  

Com Bruno Silva, Felipe Nascimento e Mário Wasser 

 

Ficha Técnica: 

Direção: José Joffily e Pedro Rossi 

Produção: Coevos Filmes 

Produção: Isabel Joffily 

Montagem: Jordana Berg 

Desenho de Som: François Wolf 

Direção de Produção: Anthonio Andreazza 

Produção: Coevos Filmes 

Distribuição: Bretz Filmes 

 

José Joffily - Direção 

Como diretor de cinema, José Joffily já desenvolveu diversos projetos, entre ficções e documentários, como “Caminho de Volta” (doc., 2015); “Olhos Azuis” (fic., 2010); “Vocação do Poder” (doc. 2005); “O Chamado de Deus” (doc., 2000); “Quem Matou Pixote?” (fic., 1996). Os filmes de Joffily foram apreciados em importantes festivais nacionais e internacionais (Gramado, Brasília, É Tudo Verdade, IDFA, Biarritz, Havana, Roterdã, Cartagena, entre outros). 

 

Pedro Rossi - Direção 

Pedro Rossi - nasceu no Rio de Janeiro in 1981. Trabalhou como produtor nos longas Romance Policial (2015), Noites de Reis (2012) e “Não Se Pode Viver Sem Amor” (2010) e no documentário “Ippon” (2013) de ESPN. Dirigiu com José Joffily o documentário “Caminho de Volta” (2015), que ficou um ano nos cinemas do Brasil antes de ir para a TV. O filme foi lançado no Festival É Tudo Verdade em 2015. Dirigiu a série de documentários “O Som e O Silêncio” (2018) para o canal Arte1. Assina como diretor e fotógrafo os documentários “Soldado Estrangeiro” e “Depois da Primavera”, o último em parceria com o canal Curta!.  

 

Coevos Filmes - Produção 

A COEVOS FILMES foi fundada em 1981 e ao longo deste percurso produziu mais de 20 projetos, incluindo longas metragens, documentários, séries de TV e curtas-metragens. Seus filmes participaram de festivais como IDFA, Visions du Réel, Havana, Biarritz, É Tudo Verdade, Cartagena, entre outros. 

 

Bretz Filmes – Distribuição 

A Bretz Filmes iniciou as atividades em 1990, atuando no mercado de vídeo como distribuidora e representante das principais empresas. Em 2011 expandiu seu trabalho ao iniciar a aquisição de filmes internacionais para distribuição própria em cinema, vídeo, televisão e VOD, especializando-se na distribuição de documentários e filmes de autor, e em 2015 passando a priorizar o cinema nacional independente. Nesse período a Bretz Filmes lançou títulos como: “Woody Allen”, “O Cavalo de Turim”, “Nostalgia da Luz” e “Another Year”, e mais recentemente filmes brasileiros como “Gabriel e a Montanha”, “On Yoga”, “Fico Te Devendo Uma Carta Sobre O Brasil” e estrangeiros, como “Cézanne e Eu”, “Honeyland”, “For Sama”, dentre outros. 

PR/PP

Nenhum comentário