[News]Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura e Economia Criativa impulsionam a magia do Natal com Série para TV e Internet!


 

Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura e Economia Criativa impulsionam a magia do Natal com Série para TV e Internet!

 

Liga do Natal – Uma Aventura no Rio

 

Estreia dia 5 de dezembro, sábado, série para TV e Internet  – com uma narrativa educativa de entretenimento,

em formato transmídia

 

A Liga do Natal – Uma Aventura no Rio, é um projeto multiplataforma que estreia dia 5 de dezembro (sábado) a partir das 14 horas, na InterTV (afiliada da Rede Globo) e no YouTube.  Com narrativas originais para a TV e Internet, a série é de classificação livre e toda acessível (audiodescrição, legendagem e libras), com o intuito de compartilhar a alegria do natal com todos os públicos!

 

Apresentada pela Enel DISTRIBUIǘAO RIO, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a Liga de NatalUma Aventura no Rio, conta as aventuras do Papai Noel e sua família no Rio de Janeiro. Repleta de humor com um toque de suspense, cada episódio contém uma narrativa ficcional entremeada por quadros educativos apresentados pelos personagens, que abordam: inclusão digital, diversidade, curiosidades científicas, culinária, construção de brinquedos e enfeites sustentáveis no estilo  “faça você mesmo”, além de quadros musicais com uma trilha sonora original. Com a realização da Universus, a Liga de Natal – Uma Aventura no Rio, tem uma a narrativa transmídia, com desdobramentos da TV para a Internet.

 

A Liga do Natal – Uma Aventura no Rio foi desenvolvida a partir da Direção Criativa de Flávia Muluc, Direção de conteúdo e roteiro de Bia Rosenberg, com Direção audiovisual de Andréa Cebukin e Flavia Muluc, Fotografia de Daniel Primo, Arte de Nathalia Siqueira, Caracterização de Cleber de Oliveira, Figurino de Luciana Anselmi, Produção de Mariana Aita, trilha sonora de Marcelo Cebukin e pós produção da Cajamanga. A Direção Geral e Produção Executiva fica por conta da idealizadora do projeto, Priscylla Mesquita:

 

“As configurações do Natal foram atualizadas. Ao trazer esta divertida aventura para o Rio de Janeiro, buscamos aproximar a tradição natalina da nossa cultura, com um frescor tropical que certamente irá renovar o espírito de todas as famílias nesse momento tão desafiador que, como dizem os personagens da Liga, pede "grandes mudanças no mundo mundial". E a nossa missão, ao idealizar esse novo formato, é de poder contribuir com essa renovação trazendo um conteúdo de qualidade, decodificando de maneira lúdica este momento global de reflexão sobre a forma como nos relacionamos em sociedade e com o meio ambiente, em ações concretas e educativas, sempre apoiadas nos pilares básicos que nos conduzem: Sustentabilidade, Arte e Cultura, Educação e Acessibilidade.”, reflete Priscylla Mesquita

 

A série é estrelada pelo Papai Noel (Beto Vandesteen) e sua família no Rio de Janeiro - Mamãe Noel (Verônica Bonfim), Duende Bom (Marcos Camelo), Árvore de Natal (Paula Frascari), Estrela Guia (Nady Oliveira), Boneco de Neve (Luiz Borges), os atendentes da Central do Natal, Nata (Cecilia Viegas) e Lino (Kelson Succi).

 

A Liga do Natal, é um projeto proveniente da plataforma Vila Encantada de Natal que estreou no Rio de Janeiro em 2017, no formato itinerante pelo interior do estado e circulou por mais de 20 municípios, compartilhando arte, cultura e educação com as famílias fluminenses, com apoio da Enel e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através da Lei de Incentivo à Cultura. Com o cenário da pandemia, a produção buscou criar oportunidades para a continuidade do projeto, mas em um formato que pudesse alcançar um número maior de famílias.

 

"Sabemos que a internet alcança um grande público, mas que nem todos os lares brasileiros tem acesso a um dispositivo conectado, enquanto 98% das casas contam com um aparelho de tv. A Série de TV, além de ser uma oportunidade de compartilhar conteúdo de qualidade, garante o alcance que desejamos para um projeto que tem como propósito alcançar o maior número de pessoas possíveis com uma mensagem de alegria, união e fraternidade, em tempos tão difíceis." complementa Flávia Muluc, Diretora Criativa do Projeto.

 

Para a Enel é motivo de orgulho proporcionar que mensagens de esperança e valores que são prioritários para a empresa, como a Sustentabilidade, cheguem às casas das famílias neste Natal. Em um ano tão atípico, a Liga do Natal nos lembra dos bons sentimentos que nos unem e reforça nosso papel de construtores de uma sociedade melhor”, afirma Janaina Villela, Diretora de Comunicação da Enel no Brasil.

 

Aproveitamos para ressaltar que as gravações da série Liga do Natal - Uma Aventura no Rio, foram realizadas durante os meses de outubro e novembro de 2020, na cidade do Rio de Janeiro, em conformidade com todos os protocolos de segurança sanitária, inclusive com testagens de elenco e equipe, com o resultado de “ZERO COVID-19 DENTRO DO SET DE FILMAGEM”.

 

LIGA DO NATAL – UMA AVENTURA NO RIO

Série educativa de entretenimento

Rede InterTV (afiliada Globo) e YouTube

 


SINOPSE

 

O Natal está chegando. Papai Noel, Mamãe Noel, Estrela, Árvore, Boneco de Neve e Duende estão preocupados com notícias que chegam pelas mídias sociais. Eles descobrem que tem uma "Liga Anti Natal" que quer invadir a residência deles no Polo Norte e provar que Papai Noel não existe. Decidem então se refugiar no Rio de Janeiro para trabalhar em paz e garantir a festa. Mas as coisas começam a ficar estranhas na casa da Liga do Natal e a família passa por grandes aventuras. E agora? Será que teremos Natal esse ano?

 

ESTREIA - Exibição Episódio 1

05/12 (sábado)

Rede InterTV (afiliada Globo): a partir das 14 horas;

YouTube.com/ligadonatal: às 18 horas.

 

Exibição Episódio 2

12/12 (sábado)

Rede InterTV (afiliada Globo): a partir das 14 horas;

YouTube.com/ligadonatal: às 18 horas.

 

Exibição Episódio 3

19/12 (sábado)

Rede InterTV (afiliada Globo): a partir das 14 horas;

YouTube.com/ligadonatal: às 18 horas.

 


CONTEÚDO TRANSMÍDIA NO AMBIENTE DIGITAL

LIGA DO NATAL – UMA AVENTURA NO RIO

Site: www.ligadonatal.com.br

YouTube: /ligadonatal

Instagram: @ligadonatal

Facebook: @ligadonatal

TikTok: @ligadonatal

Spotify: @ligadonatal

 

SOBRE A ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 

ELENCO

 

PAPAI NOEL (Beto Vandesteen)

MAMÃE NOEL (Verônica Bonfim)

ÁRVORE DE NATAL (Paula Frascari)

DUENDE BOM (Marcos Camelo)

ESTRELA GUIA (Nady Oliveira)

BONECO DE NEVE (Luiz Borges)

NATA (Cecilia Viegas)

LINO (Kelson Succi)

 

SOBRE O ELENCO

 

BETO VANDESTEEN - Papai Noel

Beto Vandesteen é ator, cantor e dublador. Participou de vinte e sete espetáculos teatrais (como “O Ateneu” com direção de Leonardo Brício, “Quiproquós” de Paulo Reis e “Academia do Coração” de Flavio Marinho), muitos dos quais eram musicais (como “Um Violinista no Telhado”, “O Magico de Oz” e “Kiss me Kate”, todos da dupla Charles Moeller e Claudio Botelho, e “Chacrinha, o musical”), além de participar de diversas novelas e programas de TV (“Pega Pega”, “Espelho da Vida”, “Verão 90”, “Liberdade Liberdade”, onde viveu Dom João VI, “A diarista”, “Malhação”, “Ilha de Ferro” entre muitos outros).”

 

VERÔNICA BONFIM - Mamãe Noel

Verônica Bonfim é baiana, nascida em Ubatã e criada em Itabuna, ativista negra em movimento, brincante, atriz, cantora, compositora e escritora, doutora na área socioambiental. Atriz que vem acumulando trabalhos na TV, cinema, teatro, literatura e música. Trabalhou com alguns diretores consagrados, como: Aderbal Freire Filho, Andrucha Waddington, Amir Haddad, Cláudio Segóvia, Jaime Álem, Jaques Morelenbaum, Tim Rescala, Ciro Barcelos, Oswaldo Monenegro e Duda Maia. Atualmente integra o premiado elenco de Elza, o musical (38 indicações e 15 prêmios) e está no ar nas séries 3% -  Netflix, Além da Ilha - Multishow e De Sonhos e Segredos - Canais Globo e Canal Brasil.

 

PAULA FRASCARI - Árvore de Natal

Paula Frascari é atriz que atuou na TV com a novela Verão 90 (2019), como a repórter sensacionalista Naiara Cândido e Procurando Casseta & Planeta (2016/2017), do Multishow. Atuou em trabalhos de sucesso entre peças, filmes e novelas, onde contracenou com grandes nomes da televisão nacional. Na série Os dias eram assim (2017), foi Cora jovem, personagem que, na segunda fase, foi vivida por Susana Vieira. Paula também viveu a personagem Darlene, a versão jovem de Marilia Pera em Pé na Cova, (2014 a 2016). Estudou dança contemporânea na companhia de Deborah Colker, jazz com Carlota Portella e estudou teatro e interpretação com a prestigiada diretora Cininha de Paula e por 3 anos participou do espetáculo "Vila Encantada de Natal".

 

MARCOS CAMELO - Duende Bom

Marcos Camelo é ator, palhaço e diretor teatral formado em 2004 pela Escola Estadual de Teatro Martins Penna em 2004. Na TV, a Liga do Natal é sua grande e brilhante estreia. Pesquisador de palhaçaria com Marcio Libar, Ricardo Pucceti, Leo Bassi e Lerys Colombaione. Participou como palhaço do grupo Doutores da Alegria de 2005 a 2008. É fundador e integrante do grupo Roda Gigante, no qual atua até hoje, onde pesquisa a interseção arte-saúde-educação. Circulou por muitos anos com o espetáculo Os Fabulosos e hoje atua na Adorável Cia. com o novíssimo e já muito rodado “Nosso Grande Espetáculo”. Estreou em 2020 o solo narrativo Eu, Romeu, dirigido por Cecília Viegas.

 

NADY OLIVEIRA - Estrela Guia

Nady Oliveira é atriz, bailarina de sapateado, assistente de direção artística, compositora e estuda canto. Pernambucana, reside no Rio de Janeiro desde 2014. Iniciou sua trajetória artística em 1996, atuando em diversos espetáculos de diversos gêneros. Fez diversos cursos livres como Teatro avançado pelo SESC, com cinco anos de sapateado na Escola Carol Lemos, Teatro épico com Sergio Carvalho da Cia do Latão, Técnicas de Anton Tchekhov com Samuel Santos- Cia o Poste. Seus últimos espetáculos foram: ”Vila Encantada de Natal" em 2019,  Que Tempos são Esses? Bertold Brecht, pela companhia Ensaio Aberto Temporada no CCBB RJ, Leituras Dramatizada dos espetáculos do Bertold Brecht “Dias da Comuna”,  “Um Homem é um Homem”, “A Vida de Galileu Galilei realizadas no CCBB RJ, "Os Dez dias que abalaram o mundo", pela companhia Ensaio Aberto com 1000 espectadores por apresentação, "Luz nas trevas" de Bertold Brech com Companhia Ensaio Aberto, Musical Canto Negro com a companhia Ensaio Aberto com mais de 700 espectadores por apresentação e Yabá Mulheres negras Direcao Luiza Loroza no Teatro do Sesc.

 

LUIZ BORGES - Boneco de Neve

Luiz Borges é ator formado em artes cênicas pela Escola de Teatro Macunaíma, SP. No teatro atuou em: Vila Encantada de Natal desde 2017, Meu Amigãozão, Shrek o Musical, Cocoricó, Garfield, Txutxucão o Musical Xuxa, Vila Encantada do Natal, dentre outros; na TV, atuou em: Sítio do Pica-pau Amarelo 2001/2007 – TV Globo; em Série de TV: As Aventuras do Patati Patata;   Como autor de Teatro: Romeu e Julieta Num Lindo Lago Azul – Reino das Abóboras – Escola Fantasma – Reino dos Sonhos – Terra de Prata – Viagem ao Futuro – Monte de Lixo – A Caixa Mágica dos Primeiros Socorros – Pega Saci – Broto Legal – O Boneco Mágico – Maria Cinderela – A Fada, O Menino e o Sonho - João e Maria Numa Aventura Ecológica - Oxente Cinderela - João Sabido e Maria Flor - A Revolta dos Bichos = adaptação; Na Internet (Youtube): Canal do Rezendinho: roteirista, ator e manipulador de bonecos, Canal Banana Bacana: roteirista, ator e editor, Canal do Gabo: apresentador.

 

CECILIA VIEGAS – Nata

Cecília Viegas iniciou seus estudos de ballet com três anos de idade. Aos onze anos já participava de Festivais Internacionais de Dança, como o festival de Joinville, sendo premiada em categorias infanto-juvenil. Ingressou na disputada Escola Estadual de Danças Maria Olenewa aos doze anos, onde se formou em 1999. Estudou com grandes mestres do ballet clássico como Denis Gray e Dona Eugênia Feodorowa, além de uma breve passagem como bolsista no London Studio Centre, em Londres, Inglaterra. Trabalhou como corpo de baile no Theattro Municipal do Rio de Janeiro, nas montagens de Giselle, O Quebra Nozes e La Bayadere. Em 2008 iniciou sua pesquisa em acrobacia aérea. Foi selecionada pela Funarte artista residente no Circo Crescer e Viver, e cursou Pós Graduação em Atividades Acrobáticas do Circo e da Ginástica (PUC-PR). Na TV, a Liga do Natal é sua grande estreia.

 

KELSON SUCCI – Lino

Kelson Succi  é ator premiado no Grande Prêmio de Cannes (2019) com Bluesman, de Baco Exu do Blues. Kelson é cria do Complexo do Alemão (RJ). É idealizador/ator-performer/dramaturgo/diretor e curador da obra  "Cuidado com Neguin", sucesso de bilheteria em duas temporadas no Rio de Janeiro e destaque do "Dramaturgias 2" do Sesc Ipiranga, em SP. Estudou no Teatro O Tablado e no Coletivo Brecha. Protagonista do premiado longa "Selvagem" (Pietá Filmes - 2019), dirigido por Diego da Costa, Kelson foi indicado a categoria "Melhor Ator" no Festival Guarnicê. Foi artista convidado da People's Palace Projects para fazer uma residência artística no projeto Creative Lab, em Londres. Fez parte do núcleo de protagonistas da série "Cinema de Enredo", dirigida por Luiz Antonio Pilar, com estreia prevista para o final de 2020. Esteve em cartaz com a peça Filhos D Medea, no Rio de Janeiro, dirigida por Marco André Nunes. Artista convidado do Festival Arte Core 2019. Atuou no núcleo de protagonistas da série "Fim De Comédia" (interrompida na pandemia). Viveu Edmundo em "Álbum em Família" (Raccord Produções), longa-metragem filmado em casa e dirigido por Daniel Belmonte. Convidado para apresentar o Festival de Música Brasileira Coala Virtual 2020.

 

SOBRE EQUIPE CRIATIVA

 

PRISCYLLA MESQUITA - Idealizadora e Direção Geral

Idealizadora da Vila Encantada de Natal, que existe desde 2015 e da Liga do Natal que chega em 2020 como projeto transmídia (com série pra TV e conteúdos expandidos no Digital). É do Rio de Janeiro, formada em Comunicação Social, possui mais de dezenove anos de experiência vividos em uma trajetória multidisciplinar. Atuou em veículos de comunicação de rádio e TV como produtora executiva, assessorias de comunicação, agência de publicidade e de live mkt. Como produtora cultural, coordenou a produção de eventos na indústria do entretenimento baiano e paulista, além de ter vivido a experiência como Mkt e Trade Mkt da multinacional Ambev. Há quase uma década é responsável por dirigir a produtora Universus, onde coordena equipes e projetos culturais em iniciativas regionais e nacionais, através da implementação de estratégias multiplataforma.

 

FLAVIA MULUC -  Direção Criativa e Audiovisual

Responsável pelo conceito, narrativa e criação dos personagens, atua desde 2016 no Projeto Vila Encantada do Natal na direção artística e pedagógica. Neste novo formato contribui ainda com a Preparação de Elenco e Direção Audiovisual. Produtora Cultural há mais de vinte anos, com experiência em múltiplas linguagens: Circo, Teatro, Dança e Cinema. Especialista em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR) e em Gestão Cultural (UFBA), possui Mestrado e Doutorado em Sociologia (UECE) na temática de Sociologia da Arte.

 

BIA ROSENBERG - Direção de conteúdo e Roteiro

Escritora, diretora e produtora de conteúdo infantil com mais de quarenta anos de experiência. Coordenou o departamento infantil da TV Cultura por trinta e dois anos, responsável pelo Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó, X-Tudo e Glub Glub.

 

ANDRÉA CEBUKIN - Direção Audiovisual

Diretora e produtora carioca. Trabalhou em filmes e séries para HBO, Globo, Canal Brasil, Telecine, Futura, etc. Foi indicada como melhor diretora de fotografia pela ADF Argentina com o filme americano The French Teacher.

 

DANIEL PRIMO - Fotografia

Diretor de fotografia com experiência em publicidade, cinema, séries e novelas. Fotografou a série infantil do Ziraldo e diversos videoclipes de artistas como Anitta, IZA e Gloria Groove. Trabalhou na Novela Velho Chico.

 

NATHALIA SIQUEIRA - Arte

Diretora de Arte com experiência em Direção de arte e cenografia para publicidade, cinema e TV. Em seus trabalhos temos a série Detetives do Prédio Azul, novela Deus Salve o Rei e outros.

 

CLEBER DE OLIVEIRA – Caracterização

Premiado no Brasil, e indicado a premiações nos Estados Unidos, por suas criações, é  maquiador e caracterizador com formação na Joe Blasco Makeup Training Center, em Hollywood, EUA. Visagista, figurinista, ator e circense, formado pela Escola Nacional de Circo/FUNARTE e graduado em Comunicação Social pela UERJ.

 

LUCIANA ANSELMI – Figurino

Figurinista da peça Vila Encantada de Natal desde 2017. Trabalha com figurino para o teatro e para o audiovisual. Trabalhou na peça Casa Caramujo, indicada ao prêmio Prêmio Zilka Sallaberry como melhor figurino.

 

MARCELO CEBUKIN - Trilha original

Marcelo Cebukin é compositor, produtor musical e músico multi-instrumentista. Compõe e produz música para filmes, séries e programas de TV, e também atua como diretor musical do bloco de carnaval Céu na Terra. É formado em música pela UNIRIO, com passagem pela Universidade de Örebro, na Suécia, além de ter estudado com importantes artistas do Brasil e do mundo.

PR

Nenhum comentário