[News]Espetáculo da Cia. Corpos Nômades ganha versão inédita encenada em quatro capítulos on-line

 

A Cia. Corpos Nômades e a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, apresentam O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura da Internet, espetáculo inédito da companhia idealizada por João Andreazzi que foi criado a partir da obra O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura do Ar, de 2017. Neste formato, pensado para os tempos de pandemia, a exibição da obra se dará por quatro capítulos sequenciais que serão apresentados de 4 a 20 de dezembro, nas redes sociais da companhia (Facebook e Youtube).


Cada capítulo será transmitido três vezes. O primeiro nos dias 4, 5 e 6/12 (sexta e sábado, 20h; domingo, 18h), o segundo nos dias 11, 12 e 13  (sexta e sábado, 20h; domingo, 18h), o terceiro está marcado para 15, 16 e 17/12 (terça, quarta e quinta, 20h) e o quarto para dias 18, 19 e 20/12 (sexta e sábado, 20h; domingo, 18h).

Neste desafio para a montagem cênica/coreográfica, com um olhar atento para todas as medidas necessárias de segurança devido à pandemia, surgiu um intrigante modo de experimentação cênica, onde as cenas foram criadas e captadas especialmente para exibição on-line, fazendo com que cada encontro de ensaio, adaptação e apresentação se transformasse em um acontecimento que une dança, teatro, os objetos de cena e  das casas dos intérpretes, dramaturgia e movimentação vocal e corporal, além do tema central do espetáculo – que é o mito do Dr. Fausto – lenda alemã sobre um homem que faz um pacto com o demônio.

 

O espetáculo da Cia. Corpos Nômades também tem como base da criação uma utilização de forma livre do texto Gestas e Opiniões de Dr. Faustroll – Um romance neo-cientifico, de Alfred Jarry. A obra foi traduzida para o português por Eclair Almeida. O tradutor  Eclair foi  apresentado a Andreazzi por  Claudio Willer, que foi o  tradutor de Isidore Ducasse (Conde de Lautréamont), autor de Cantos de Maldoror – obra literária que inspirou a montagem do espetáculo Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio, de 2010. 

 

A curta vida do poeta e dramaturgo Alfred Jarry (08/09/1873 + 01/11/1907) instigou de forma estranha e inquietante toda a construção cênica (cinecoreodramaturgrafia, como nomeia João), já que em sua obra, ele apresenta ao público as soluções imaginárias que compõem a Patafísica. Essa ciência inventada tece de modo hilário a desconstrução do real e sua reconstrução no absurdo, exercendo forte influência nas escolhas de todo argumento para esta livre adaptação.

 

Nos quatro capítulos, que compõem a obra online, há, portanto, alguns elementos que estão sempre presentes. São eles a Patafísica,  ciência que dá soluções imaginárias às coisas que não têm fácil resolução, apresentada por Alfred Jarry; o Mito de Fausto, inspiração para vários escritores, como Marlowe, Goethe e Thomas Mann; e a situação de incerteza do momento no Brasil e no Mundo, devido a pandemia e ao contexto político.

 

“Os episódios estão permeados por múltiplas texturas que surgem dessas junções e sampleamentos – dos movimentos, das cores, sons e imagens. O non-sense de estar presente, mas isolado, fomenta uma transposição para os corpos dos intérpretes, criando um salto do realismo para o surrealismo, da realidade para um universo onírico e, como no próprio sonho, às vezes claro e outras vezes obscuro”, conta João Andreazzi.

 

Conversas com o público, palestra e workshop

 

Está prevista ainda uma conversa/palestra com Claudio Willer e João Andreazzi no dia 12 de dezembro, sábado, 15h, no  Youtube e Facebook da Cia. Corpos Nômades, sobre a vida e obra de Alfred Jarry.

 

O público também está convidado a dialogar com os intérpretes da companhia após as exibições online dos quatro capítulos sobre o trabalhos. A temática, o processo de transcriação, a pesquisa cênica de João, antes intitulada de coreodramaturgrafia e adaptada para cinecoreodramaturgrafia devido ao contexto online, entre outros assuntos, são as sugestões de diálogo com a plateia virtual.

 

Somado a esta programação, o Workshop/Ateliê Outras Dimensões Poéticas acontece nos dias 1, 3, 8 e 10 de dezembro, das 15h às 17h, também de graça. Nesta atividade, o objetivo é que as vivências proporcionem aos participantes a oportunidade de conhecerem o processo criativo da Cia. Corpos Nômades, levando esse aprendizado para as criações dos seus respectivos trabalhos artísticos.

 

Para se inscrever, basta acessar o site da  POIESIS, associação cultural responsável pelas Oficinas Culturais (Oswald de Andrade) no seguinte link:  Poiesis Maiscultura – ATELIÊ CORPOS NÔMADES. Mais detalhes estão disponíveis no site www.ciacorposnomades.art.br.

 

Ficha Técnica

Direção e Coreodramaturgrafia: João Andreazzi Elenco: Cristiano Bacelar, Lina Agifu, João Andreazzi e Rossana Boccia Músicos: Alexandre Rosa(contrabaixo), Cristiano Meirelles (Acordeom), Norma Gabriel (Voz), Cristiano Bacelar (Percussão) e Guizado (Trompete) Edição de Vídeo: Lina Agifu Captação de Vídeo e Foto: Lina Agifu, Rafael Gonzaga e Fábio Zerbini. Montagem Trilha Sonora Original: Thiago Duar e Guizado Assessoria Poética: Claudio Willer Textos: Livre inspiração em Gestas e Opiniões de Dr. Faustroll – Romance Neo-Cientifico de Alfred Jarry, com tradução de Eclair Almeida. Adaptações de J. Andreazzi. Figurino: Cia. Corpos Nômades Cenário: Cia. Corpos Nômades Quadro da Monalisa: Grafiteiro ToTa.  Maquiagem: Cia. Corpos Nômades - Desenhos no corpo: Rafael Gonzaga Iluminação: Rossana Boccia e Cia. Corpos Nômades Assessoria de Esgrima: Ricardo Salles Operação de som, vídeo e assistência cenotécnica: Arthur Menezes e Diogo de Carvalho. Produção: Cia. Corpos Nômades, Rossana Boccia e Lina Agif Apoio: Cooperativa Paulista de Teatro Apoio Cultural: Life Quality Assessoria Esportiva Apoio Institucional: Oficina Cultural Oswald de Andrade Realização: Cia. Corpos Nômades e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, através do 27º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo.

 

Serviço

O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura da Internet

Primeira Jornada:  4, 5 e 6 de dezembro - sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 18h.

Segunda Jornada: 11, 12 e 13 de dezembro - sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 18h.

Terceira Jornada: 15, 16 e 17 de dezembro - terça, quarta e quinta, às 20h.

Quarta Jornada: 18, 19 e 20 de dezembro - sexta e sábado, às 20h; e domingo às 18h.

 

Acesso pelo Facebook ou Youtube da Cia. Corpos Nômades. Também haverá transmissão em redes sociais de espaços culturais da cidade de São Paulo, a serem divulgadas em breve.

Duração: 45 minutos por capítulo

Grátis. Classificação indicativa: Livre

Contato da Cia

E-mail: ciacorposnomades@gmail.com ou producaocorposnomades@gmail.com

WhatsApp:  55(11)992314457 

Redes:  Facebook @ciacorposnomades - Instagram @ciacorposnomades

Site: www.ciacorposnomades.art.br





Nenhum comentário