[News] Telecine apresenta o cinema em preto e branco



Filmes em preto e branco nos remetem à estética original, quando fotografia e movimento ainda caminhavam em direção ao cinema que conhecemos hoje. Antes das cores invadirem as telas, as imagens monocromáticas não eram uma alternativa e sim uma realidade na hora de fazer cinema, mas as limitações técnicas não impediram que os filmes produzidos durante esse período resistissem ao tempo.

Na cinelist Clássicos Em Preto E Branco, o streaming do Telecine reúne produções de Orson Welles, Charles Chaplin, Ingmar Bergman, Alfred Hitchcock, Federico Fellini, Agnès Varda, entre outros nomes influentes da história do cinema.

O Telecine é o hub de cinema mais completo do país e reúne mais de dois mil filmes em seu streaming. Os primeiros 30 dias de acesso à plataforma são gratuitos para novos usuários.

Confira alguns destaques:

O Sétimo Selo

(Sjunde Inseglet, Det)

Um cavaleiro retorna das Cruzadas para uma Suécia devastada pela peste negra e domada pela Inquisição. Com sua fé abalada, ele reflete sobre o significado da vida quando a Morte aparece para levá-lo. Para ganhar tempo, ele a convida para uma partida de xadrez que decidirá se ele vai com ela ou não.

Direção: Ingman Bergman
Elenco: Max Von Sydow, Bengt Ekerot, Gunnar Björnstrand
Suécia. 1956. Drama. 97 min.
Link no Telecine

Psicose
(Psycho)

Após dar um desfalque onde trabalha, a secretária Marion Crane foge da cidade com o dinheiro. Debaixo de uma forte tempestade, ela se hospeda em um decadente hotel na estrada, o Bates Motel. Sem fazer ideia do risco que corre, Marion precisa lidar com Norman, o misterioso dono do local.

Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles
EUA. 1960. Suspense. 108 min.
Link no Telecine

A Morte Passou Por Perto
(Killer’s Kiss)

O boxeador fracassado Davey Gordon, ao se interessar por uma dançarina da noite, passa a ser perseguido pelo obsessivo patrão da mulher. Quando seu empresário é morto por engano em um atentado, Davey decide fugir para salvar a sua vida e a da mulher que ama.

Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Frank Silvera, Jamie Smith, Irene Kane
EUA. 1955. Suspense. 67 min.
Link do Telecine

O Grande Golpe
(The Killing)

Johnny é um ladrão que acaba de ser solto de Alcatraz após ter passado cinco anos preso. Agora, ele vai se casar e pretende levar uma vida mais calma. Porém, antes, planeja seu último golpe: um assalto a uma pista de corrida. No entanto, a intervenção de uma pessoa pode pôr tudo a perder. Dirigido por Stanley Kubrick e indicado ao BAFTA de Melhor Filme.

Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Sterling Hayden, Coleen Gray, Vince Edwards
EUA. 1956. Drama. 84 min.
Link do Telecine

Cléo Das 5 Às 7
(Cléo De 5 À 7)

Em Paris, a cantora Cléo faz um exame para descobrir se está com câncer. O resultado sai em duas horas, então ela decide andar pelas ruas da cidade enquanto aguarda. Com dúvidas sobre como agir diante da doença, a bela acaba cruzando com Antoine, um jovem militar que está prestes a partir.

Direção: Agnès Varda
Elenco: Corinne Marchand, Antoine Bourseiller, Dominique Davray
França. Itália. 1962. Musical. 86 min.
Link no Telecine

Pacto de Sangue
(Double Indemnity)

Apaixonado pela sedutora e misteriosa Phyllis Dietrickson, o vendedor de seguros Walter Neff é manipulado a forjar um acidente que mate o marido da mulher para que ela receba o dinheiro do seguro em dobro. Certo de que cometeram o crime perfeito, Walter não percebe que um investigador da seguradora está cada vez mais próximo da verdade. Dirigido por Billy Wilder e indicado a sete Oscars, incluindo os de Melhor Roteiro e Melhor Diretor.

Direção: Billy Wilder
Elenco: Fred Macmurray, Barbara Stanwyck, Edward G. Robinson
EUA. 1944. Suspense. 107 min.
Link no Telecine

O Eclipse
(L'eclisse)

Vittoria acaba de terminar um relacionamento, mas logo se apaixona por Piero, um sedutor corretor da Bolsa de Valores. Os dois vivem uma paixão ardente, mas a personalidade materialista do rapaz, assim como seu medo de comprometimento, atrapalha o relacionamento. Dirigido por Michelangelo Antonioni. Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes e indicado à Palma de Ouro.

Direção: Michelangelo Antonioni
Elenco: Monica Vitti, Alain Delon, Francisco Rabal
França. Itália. 1962. Drama. 126 min.
Link no Telecine

Noites de Cabíria
(Le Notti Di Cabiria)

A prostitua Cabíria vaga pelas ruas de Roma em busca do amor verdadeiro. Durante suas aventuras, ela conhece diversos pretendentes, mas passa por muitas desilusões. Mesmo assim, ela segue otimista de que um dia vai encontrar seu par perfeito. Dirigido por Federico Fellini e vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e da Palma de Ouro.

Direção: Federico Fellini
Elenco: Giulietta Masina, François Périer, Franca Marzi
França. Itália. 1957. Drama. 119 min.
Link no Telecine

O Grande Ditador
(The Greate Dictator)

Um barbeiro judeu retoma sua rotina após a 1ª Guerra Mundial, na qual serviu no exército. Sem memória do que aconteceu e tendo sido hospitalizado por um tempo, ao sair ele descobre a ascensão do ditador Adenoid Hynkel, que acredita em uma nação ariana e passa a perseguir os judeus.

Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie
EUA. 1940. Comédia. 125 min.
Link no Telecine

Em Busca do Ouro
(The Gold Rush)

Carlitos tenta fazer dinheiro no Alasca durante a corrida do ouro americana. No entanto, ele acha muito mais do que isso: a amizade de McKay e o amor da bela bailarina Georgia.

Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Mack Swain, Georgia Hale
EUA. 1925. Comédia. 71 min.
Link no Telecine

Outubro
(Oktyabr)

Em 1917, em Petrogrado, a Revolução Russa promove o fim do governo provisório e o início da ordem socialista. Os bolcheviques, seguidores de Lênin, tomam o poder das mãos do primeiro-ministro Alexander Kerensky e dão início ao período conhecido como os "dez dias que abalaram o mundo".

Direção: Sergei M. Eisenstein e Grigoriy Aleksandrov.
Elenco: Boris Livanov, Nikolay Popov, Vasili Nikandrov
Rússia. 1927. Comédia. 101 min.
Link no Telecine

O Estranho
(The Stranger)

Charles Rankin, um ex-chefe de campo de concentração nazista, vive sob a identidade de um correto professor universitário em uma pequena cidade. Ele deve tomar cuidado, pois toda a verdade está para vir à tona. Dirigido por Orson Welles e indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

Direção: Orson Welles
Elenco: Orson Welles, Edward G. Robinson, Loretta Young
EUA. 1946. Suspense. 95 min.
Link no Telecine

Morangos Silvestres
(Smultronstället)

O dr. Isak Borg, professor de medicina, está a caminho de sua antiga universidade, onde irá receber uma honraria. Junto a sua nora Marianne nesta viagem de carro, ele encara em sua jornada pessoas e situações que fazem com que ele reflita sobre as decepções que viveu.

Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Victor Sjöström, Bibi Andersson, Ingrid Thulin
Suécia. 1957. Drama. 92 min.
Link no Telecine

 
 

Nenhum comentário