[News] 'Quebrando o Tabu', 'Uma garota chamada Marina' e 'Cleo' são atrações do Curta! até o domingo, 30

 


Partidário da descriminalização do uso de drogas, o ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso é o âncora do documentário “Quebrando Tabu”, que aborda a política de narcóticos, sobretudo relacionada à maconha, no Brasil e no mundo. Dirigida por Fernando Grostein Andrade, a produção da Spray Filmes conta com depoimentos dos  ex-presidentes americanos  Bill Clinton e Jimmy Carter, além de contribuições de nomes como o médico Drauzio Varella, o ator Gael Garcia Bernal e o escritor Paulo Coelho.

O longa, lançado em 2011, apresenta um histórico das políticas de combate ao uso das drogas, além de dados e indicadores oficiais; discute experiências que funcionaram e outras que fracassaram no tratamento aos dependentes e incentiva um aprofundamento nas discussões sobre o assunto. “Quebrando o Tabu” vai ao ar na Sexta da Sociedade, 28, às 20h30.

Quinta do Pensamento – 27/08

21h35 – Zélia - Memórias de Amor” (Documentário)

Aos 32 anos, Zélia Gattai compra sua primeira câmera fotográfica durante seu exílio em Paris e começa a registrar o mundo ao lado do seu companheiro, o escritor Jorge Amado. Aos 63 anos, escreve seu primeiro livro, "Anarquistas, Graças a Deus". A obra, que conta sua infância em São Paulo no início do século XX, recebe o Prêmio Paulista de Revelação Literária, vende mais de 200 mil exemplares apenas no Brasil, é traduzida para diversos idiomas e adaptada para teatro e televisão. Sem querer pegar carona na fama do marido, Zélia opta por uma maneira particular de contar o que viu e viveu, criando uma literatura de forte cunho memorialístico. É com base nos seus livros de memória, no seu acervo de mais de 20 mil fotografias e nas entrevistas que o documentário constrói um retrato intimista de Zélia Gattai, tendo como fio condutor a história de amor que viveu durante 56 anos com Jorge Amado, personagem principal de sua obra. Diretor: Carla Laudari. Duração: 100 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 28 de agosto, sexta-feira, à 01h35 e às 15h35; 29 de agosto, sábado, às 13h00; 30 de agosto, domingo, às 20h50.

Sexta da Sociedade – 28/08

20h30 – “Quebrando o Tabu” (Documentário)

Na década de 1970, os Estados Unidos fizeram o planeta declarar guerra às drogas, mas os danos causados por elas nas pessoas e na sociedade só aumentaram. Com a participação de várias personalidades, como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton, o filme sai em busca de soluções, princípios e conclusões, mantendo o foco das discussões em torno da descriminalização das drogas. Além de relatos de pessoas comuns que tiveram suas vidas atingidas pela guerra às drogas, o documentário traz depoimentos de figuras públicas como Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal. Diretor: Fernando Grostein Andrade. Duração: 80 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: Horários alternativos: 29 de agosto, sábado, às 00:30; 30 de agosto, domingo, às 16h20

Sábado – 29/08

22h35 – “Uma garota chamada Marina” - (Documentário)

Com linguagem cinematográfica mista e roteiro não linear, o documentário musical retrata a trajetória de Marina Lima, cantora e compositora com mais de 40 anos de carreira. O filme é composto por imagens de arquivos audiovisuais, imagens inéditas do acervo privado da artista, registro de ensaios, gravações de shows, entrevistas com a artista e convidados sobre temas relevantes de seu percurso artístico, musical, pessoal e poético. A narrativa é conduzida por Marina num diálogo cinematográfico íntimo e direto, tendo como fio condutor o material de arquivo captado ao longo do processo de criação, composição, ensaios e gravação principalmente do disco “Clímax”, entre outros.  Diretor: Candé Salles. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 30 de agosto, domingo, às 15h.

Domingo – 30/08

18h - “Cleo” (documentário)

Cleonice Berardinelli é uma das maiores intelectuais brasileiras. Imortal da Academia Brasileira de Letras, sua contribuição é incomensurável. Além de ser a primeira brasileira a escrever uma tese sobre Fernando Pessoa, é uma das principais referências no estudo da obra de Pessoa, Camões e Gil Vicente. Dona Cleo, como gosta de ser chamada, deu aula de Literatura Portuguesa por mais de meio século, inclusive a alunos ilustres como Zuenir Ventura e Ana Maria Machado, hoje também imortais da ABL. A sua energia vital parece inesgotável, e, aos 101 anos, Dona Cleo ainda nos presenteia com poesias recitadas de cor. O documentário retrata a vida e a obra dessa intelectual. Diretor: Guilherme Begué. Duração: 57 min. Classificação: Livre.

Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.







Nenhum comentário