[News] Oitavo Panorama Digital do Cinema Suíço começa nesta quinta-feira dia 27 de agosto

Evento abre com a exibição do longa “Praça Needle Baby”, do diretor Pierre Monnard que marca presença com um depoimento sobre a produção

Confira a programação: https://tinyurl.com/yxercdjr

Em 2020, o PANORAMA DIGITAL DO CINEMA SUÍÇO chega à sua oitava edição e, pela primeira vez, acontece inteiramente on-line. O festival tem início na próxima quinta-feira, dia 27 de agosto, às 20h, gratuitamente, na plataforma Sesc Digital.

O evento é uma realização do Consulado da Suíça em São Paulo e do Sesc São Paulo, em parceria com a agência de cinema SWISS FILMS e apoio do festival suíço Journées de Soleure.

"Praça Needle Baby”, do diretor Pierre Monnard, inaugura o festival, com uma exibição exclusiva por 24 horas. O longa de ficção, que se passa na Zurique de 1995 e aborda a questão das drogas e seus efeitos sociais, teve grande sucesso de público na Suíça em 2020.

Ao todo serão exibidos 14 documentários e ficções que colocam em foco o ser humano num mundo em movimento e em transformação, recortado por histórias pessoais e universais, trazendo uma amostra da grande diversidade do cinema suíço ao público brasileiro.

Transitando por diversas paisagens, somos levados das ruas de Zurique, em "Praça Needle Baby" (ficção, 2020), passando pelos campos suíços "No Meio do Horizonte" (ficção, 2019), drama familiar, que recebeu o Prêmio Suíço de Melhor Ficção em 2020, às idílicas montanhas suíças em "O Vento Muda" (ficção, 2018).

Em "Um Perfume de Liberdade" (documentário, 2020) conhecemos a luta dos pequenos produtores de café na Guatemala e a participação do suíço Ulrich Gurtner, na criação de uma cooperativa local. Em seguida, penetramos nas selvas de Bornéu, nos rastros do ativista suíço "Bruno Manser – a Voz da Floresta" (ficção, 2019), que dedicou a vida à defesa das florestas ao lado da tribo Penan.

Percorremos as ruas de Lisboa, juntamente com Bruno Ganz, através das lentes de Alain Tanner, no belíssimo filme "A Cidade Branca" (ficção, 1982), ator e diretor são os grandes homenageados desta edição do Panorama. E, num salto no tempo, passamos para a periferia da mesma Lisboa em "O Fim do Mundo" (ficção, 2019), de Basil da Cunha, uma visão contemporânea e diversamente pungente da mesma cidade.

Ainda passeamos por Gana, em "Contrapor" (documentário, 2019) que, com humor e ótima música, executada por bandas locais, faz uma crítica ao senso comum de centro do mundo e aos efeitos da globalização. Em "Meu Primo Inglês" (documentário, 2019), acompanhamos o dia a dia de Fahed, um argelino em Londres, e suas incertezas com relação ao futuro e seu desejo de retornar à terra natal.

De volta à Suíça, adentramos em ambientes mais intimistas nos documentários autobiográficos, "Madame" (documentário, 2019), sobre a construção da identidade de gênero e "A Jornada" (documentário, 2018), road movie sobre um casal, ele fotógrafo, ela tetraplégica, viajando em um trailer ao redor do mundo, Prêmio Suíço de Melhor Documentário em 2020. E, finalizando, três filmes cujos protagonistas estão às voltas com suas escolhas, seus sonhos, seus projetos profissionais e pessoais, "Temporada de Caça" (ficção, 2020), "Aqueles que Trabalham" (ficção, 2018) e o clássico "Charles Morto ou Vivo" (ficção, 1969), de Alain Tanner.

Os 2 programas de curtas completam a programação do 8º Panorama Digital do Cinema Suíço sendo um deles voltado para o público infantil.

Os filmes estarão disponíveis na plataforma por períodos que variam de 24 a 120 horas.

Confira os horários na programação!

SERVIÇO

8º Panorama Digital do Cinema Suíço

Quando: De 27 de agosto a 6 de setembro.

Onde: Exibições gratuitas na plataforma Sesc Digital www.sescsp.org.br/panoramasuico

Siga o Panorama nas redes sociais: https://www.instagram.com/panoramasuico/

https://www.facebook.com/panoramasuico

Use nossa hashtag #panoramasuíço

SINOPSES LONGAS-METRAGENS

PRAÇA NEEDLE BABY

Ficção | Suíça | 2020 | 100 min. | 12 anos

Título Original: PLATZSPITZBABY

Direção: Pierre Monnard

Sinopse: Primavera de 1995: Depois do fechamento da famosa Praça Needle, local público frequentado por usuários de drogas em Zurique, Mia, de onze anos, e sua mãe, Sandrine, mudam-se para uma pequena e idílica cidade nos arredores de Zurique. No entanto, a nova casa não é um paraíso para Mia, porque a mãe, que continua dependente das drogas, dificilmente conseguirá ter a sua custódia. A garota busca refúgio em seu mundo de fantasia com seu amigo imaginário, com quem conversa durante horas e faz planos para uma vida melhor. Mia também encontra uma espécie de família substituta na turma de adolescentes que têm uma origem semelhante à sua. Cada vez mais, ela ganha força para se rebelar contra sua mãe e, finalmente, consegue deixá-la. O filme é baseado no bestseller suíço 'Platzspitzbaby', de Michelle Halbheer e Franziska K. Mueller.

Exibição: Das 20h de 27 de agosto às 20h de 28 de agosto.

——————————————————————

O VENTO MUDA

Ficção | Suíça, França | 2018 | 86 min. | Livre

Título Original: LE VENT TOURNE

Direção: Bettina Oberli

Sinopse: Uma fazenda isolada em uma região remota do Cantão do Jura, onde Pauline e Alex estão transformando em realidade seu sonho de viver de modo completamente autossuficiente e em harmonia com a natureza. Seus projetos de vida estão selados pelo amor e pelo trabalho comum. Finalmente, estão prontos para alcançar sua total independência, mas a chegada de Samuel, que vem instalar um aerogerador, transtorna profundamente Pauline, abalando o casal e seus valores.

Exibições: Das 20h de 28 de agosto às 20h de 01 de setembro.

——————————————————————

NO MEIO DO HORIZONTE

Ficção | Suíça, Bélgica | 2019 | 90 min. | Livre

Título Original: LE MILIEU DE L'HORIZON

Direção: Delphine Lehericey

Sinopse: Sob o sol implacável, Gus está prestes a deixar a infância para trás. Num tempo de uma rigorosa estiagem, emoções intensas, com a família fragmentada e tudo se despedaçando, o impensável acontece: as tempestades esperadas ansiosamente irão varrer os cansados e desgastados campos, lavando um mundo inteiro.

Exibições: Das 20h de 28 de agosto às 20h de 30 de agosto.

——————————————————————

A JORNADA

Documentário | Suíça | 2018 | 85 min. | Livre

Título Original: IMMER & EWIG

Direção: Fanny Bräuning

Sinopse: Niggi, um fotógrafo apaixonado, e Annette, o amor de sua vida, tetraplégica há 20 anos, viajam pelo mundo em um trailer. Com coragem, eles continuam retirando da vida o que ela tem de melhor. Mas o que acontece com o amor, quando a vida muda tão drasticamente? Cheia de curiosidade e admiração a cineasta (e filha), Fanny Bräuning, busca respostas. O resultado é uma sensível homenagem à vida e ao amor.

Exibições: Das 20h de 28 de agosto às 20h de 30 de agosto.

——————————————————————

CONTRAPOR

Documentário | Suíça | 2019 | 89 min. | 14 anos

Título Original: CONTRADICT

Direção: Peter Guyer e Thomas Burkhalter

Sinopse: Como se deu o desenvolvimento da globalização e as mudanças de valores desde o seu início em Gana e no continente africano? Como queremos confrontar e nos contrapor a essas mudanças? A nova visão do futuro pode se tornar realidade global? Dois cineastas suíços buscam estas respostas com a ajuda de sete músicos de Gana - M3NSA, Wanlov The Kubolor, Adomaa, Worlasi, Akan, Mutombo Da Poet e Potera Asantewa - que criaram novas músicas e produziram videoclipes especialmente para o documentário.

Exibições: Das 20h de 28 de agosto às 20h de 30 de agosto.

——————————————————————

TEMPORADA DE CAÇA

Ficção | Suíça | 2020 | 90 min. | 12 anos

Título Original: JAGDZEIT

Direção: Sabine Boss

Sinopse: Como Diretor Financeiro, Alexander Meier luta pela sobrevivência da empresa onde trabalha. Quando Hans-Werner Brockmann, o novo CEO, é nomeado, Alexander se envolve numa luta de poder que cada vez mais o desequilibra. Diante da ruína de sua existência, ele vê apenas uma possibilidade de vingança.

Exibições: Das 20h de 30 de agosto às 20h de 01 de setembro.

——————————————————————

MEU PRIMO INGLÊS

Documentário | Suíça, Catar | 2019 | 82 min. | 12 anos

Título Original: MON COUSIN ANGLAIS

Direção: Karim Sayad

Sinopse: 2001, Fahed chega à Inglaterra cheio de expectativas e sonhos. 2018, às voltas com a crise da meia-idade, ele precisa tomar uma decisão. Continuar seu humilde estilo de vida, trabalhando 50 horas semanais, ou retornar à Argélia, país de onde fugiu com a esperança de uma vida melhor.

Exibições: Das 20h de 31 de agosto às 20h de 02 de setembro.

——————————————————————

MADAME

Documentário | Suíça | 2019 | 94 min. | 12 anos

Título Original: MADAME

Direção: Stéphane Riethauser

Sinopse: Uma saga familiar baseada em cenas de arquivos privados, MADAME leva-nos a uma jornada íntima na qual uma extravagante avó de 90 anos e seu neto cineasta exploram o desenvolvimento e a transmissão da identidade de gênero num ambiente patriarcal

Exibições: Das 20h de 31 de agosto às 20h de 02 de setembro.

——————————————————————

UM PERFUME DE LIBERDADE

Documentário | Suíça | 2020 | 52 min. | Livre

Título Original: EIN DUFT VON FREIHEIT

Direção: Ruedi Leuthold e Beat Bieri

Sinopse: O café molda a história dos povos Maya na Guatemala. Primeiro, a terra lhes foi tirada, então foram forçados a trabalhar nas plantações dos grandes fazendeiros estrangeiros. O filme de Ruedi Leuthold e Beat Bieri mostra como os pequenos fazendeiros, organizados em cooperativa, tornaram-se o segundo maior exportador de café do país. E como seu sucesso fortaleceu a emancipação social da população indígena.

Exibições: Das 20h de 01 de setembro às 20h de 05 de setembro.

——————————————————————

AQUELES QUE TRABALHAM

Ficção | Suíça, Bélgica | 2018 | 101 min. | Livre

Título Original: CEUX QUI TRAVAILLENT

Direção: Antoine Russbach

Sinopse: Após um ato desonesto, a carreira de Frank em uma companhia de frete marítimo, onde trabalhou por 20 anos, é imediatamente interrompida. Para Frank, que dedicou toda a sua vida à escalada do sucesso, revelar a razão de sua demissão para sua família é impossível. A transição entre consultor de carreira para uma vida solitária, faz com que inicie um período de auto-reflexão que o faz rever todos os seus valores.

Exibições: Das 20h de 02 de setembro às 20h de 06 de setembro.

——————————————————————

O FIM DO MUNDO

Ficção | Suíça, Portugal | 2019 | 107 min. | Livre

Título Original: O FIM DO MUNDO

Direção: Basil da Cunha

Sinopse: Spira tem 18 anos e passou os últimos 8 anos de sua vida num reformatório. De volta à Reboleira, uma favela em Lisboa, reencontra seus amigos. Spira percebe que as coisas estão mudando. Mas todos continuam lutando por seus sonhos, como Iara, por quem Spira se apaixona, ou Giovani que faz qualquer coisa para se tornar um dos grandes chefes locais.

Exibições: Das 20h de 03 de setembro às 20h de 05 de setembro.

——————————————————————

CHARLES MORTO OU VIVO

Ficção | Suíça | 1969 | 92 min. | 14 anos

Título Original: CHARLES MORT OU VIF

Direção: Alain Tanner

Sinopse: Prisioneiro do conforto e segurança herdados dos seus avós, Charles, um industrial de Genebra na casa dos 50 anos, toma consciência de sua vida ridícula como um homem supostamente realizado e, pela primeira vez, rebela-se contra tudo o que lhe condiciona, seus antepassados, sua família, seu próprio filho, e foge. Junto com um casal de boêmios que encontra num café onde busca refúgio, ele recupera sua liberdade e o gosto de viver.

Exibições: Das 20h de 04 de setembro às 20h de 06 de setembro.

——————————————————————

A CIDADE BRANCA

Ficção | Suíça, Portugal | 1982 | 108 min. | 14 anos

Título Original: DANS LA VILLE BLANCHE

Direção: Alain Tanner

Sinopse: Paul, um engenheiro em um navio cargueiro, desembarca em Lisboa sem uma razão especial. Sua estadia em um quarto de hotel é como um parênteses em sua vida, um interlúdio, durante o qual experimenta um grande vazio existencial. Ele vagueia pela cidade por dias a fio, filmando com sua câmera Super-8 e enviando as imagens para sua esposa na Suíça, acompanhadas de cartas que contam suas longas horas de meditação. Em seus passeios, encontra Rosa, por quem se apaixona.

Exibições: Das 20h de 04 de setembro às 20h de 06 de setembro.

——————————————————————

BRUNO MANSER - A VOZ DA FLORESTA

Ficção | Suíça | 2019 | 142 min. | 12 anos

Título Original: BRUNO MANSER - DIE STIMME DES REGENWALDES

Direção: Niklaus Hilber

Sinopse: 1984: Em busca de uma nova experiência de vida, Bruno Manser viaja para a selva de Bornéu e encontra a tribo nômade Penan. Quando a existência dos Penan é ameaçada pelo desmatamento implacável, Manser engaja-se na luta contra a exploração das madeireiras, com coragem e determinação, tornando-se um dos mais conhecidos ambientalistas do seu tempo. Baseado em uma história real.

Exibição: Das 20h de 06 de setembro às 20h de 07 de setembro.

SINOPSES CURTAS-METRAGENS

SESSÃO DE CURTAS - PROGRAMA 01 – ADULTO

53 min.

Exibições: Das 20h de 28 de agosto às 20h de 31 de agosto.

Este ano, o Panorama traz uma seleção de curtas, que fazem um recorte da produção cinematográfica suíça.

O SOM DA CASA

Ficção | Suíça | 2015 | 14 min. | Livre

Título Original: O SOM DA CASA

Direção: Maxime Kathari

Sinopse: Antes de partir para a Europa, uma jovem estudante brasileira passa os últimos momentos em casa com a mãe. Um abraço e um bate-papo expressam o amor mútuo entre mãe e filha.

——————————————————————

SELFIES

Ficção | Suíça | 2018 | 4 min. | 14 anos

Título Original: SELFIES

Direção: Claudius Gentinetta

Sinopse: Uma explosão de autorretratos, centenas de selfies, idílicas, perturbadoras e inquietantes, reunidas num curta-metragem.

——————————————————————

TUDO INCLUSO

Documentário | Suíça | 2018 | 10 min. | Livre

Título Original: ALL INCLUSIVE

Direção: Corina Schwingruber Ilić

Sinopse: Sob o domínio do entretenimento massificado em pleno alto mar.

——————————————————————

LÍRIO DA PAZ

Documentário | Suíça | 2018 | 9 min. | Livre

Título Original: LÍRIO DA PAZ

Direção: Louis Hans-Moëvi, Maxime Beaud

Sinopse: Isolados em um quarto de motel brasileiro, homens e mulheres falam sobre sua sexualidade em uma sociedade em que nem sempre tem acesso à privacidade.

——————————————————————

REALIDADE ETÉREA

Documentário | Suíça, Ruanda | 2019 | 14 min. | 16 anos

Título Original: ETHEREALITY

Direção: Kantarama Gahigiri

Sinopse: Abandonado por 30 anos no espaço. Como é a sensação de finalmente voltar para casa? Uma reflexão sobre a migração e o sentido de pertencimento.

——————————————————————

SESSÃO DE CURTAS INFANTIS - PROGRAMA 02

32 min.

Exibições: Das 20h de 03 de setembro às 20h de 06 de setembro.

Este ano, o Panorama traz uma seleção de curtas infantis, exibidos em diversos festivais internacionais.

O ÚLTIMO DIA DO OUTONO

Ficção | Suíça, Bélgica, França | 2019 | 7 min. | Livre

Título Original: LE DERNIER JOUR D'AUTOMNE

Direção: Marjolaine Perreten

Sinopse: Animais da floresta coletam secretamente pedaços de bicicletas abandonadas, para construírem seus próprios veículos. Uma grande corrida está sendo organizada. A corrida do último dia de outono.

——————————————————————

AS CORES DO CUCO

Ficção | Suíça | 2018 | 6 min. | Livre

Título Original: COUCOULEURS

Direção: Oana Lacroix

Sinopse: Era uma vez uma grande floresta habitada por pássaros coloridos e cantores, cada um encontra seu lugar numa árvore de sua mesma cor. Mas o que acontece com um pássaro de duas cores?

——————————————————————

BRANCO E PRETO

Ficção | Suíça, Alemanha | 2020 | 6 min. | 5 anos

Título Original: BLACK & WHITE

Direção: Gerd Gockell, Jesús Pérez

Sinopse: Uma animação para as crianças sobre tolerância. Só a ovelha negra, expulsa do rebanho, poderá protege-lo do inimigo.

——————————————————————

KUAP

Ficção | Suíça | 2018 | 8 min. | Livre

Título Original: KUAP

Direção: Nils Hedinger

Sinopse: Um girino é deixado sozinho. Mas há muito o que descobrir na lagoa e logo chegará a próxima primavera. Uma singela história sobre crescer.

——————————————————————

O PEQUENO PÁSSARO E AS ABELHAS

Ficção | Suíça | 2020 | 5 min. | 3 anos

Título Original: DER KLEINE VOGEL UND DIE BIENEN

Direção: Lena von Döhren

Sinopse: É primavera. No alto de sua árvore, o pequeno pássaro cuida das primeiras flores que nascem em frente à sua porta. Mas surgem as abelhas e a raposa vermelha, e a aventura começa.
 

Nenhum comentário