[News]A designer carioca de moda, Gabrielle Leal, promove Workshop sobre tingimento natural e fala sobre moda sustentável.

A designer carioca de moda, Gabrielle Leal, promove Workshop sobre tingimento natural e fala sobre moda sustentável. 




Que tal repararmos mais no que a gente se alimenta? E assim, produzirmos moda com impacto mais positivo para a gente e para os outros?

Devido às demandas de crescimento excessivo das cadeias de fast fashion, dentre outros problemas na indústria da moda, processos de tingimento natural foram se perdendo ao longo da história por corantes sintéticos e meios de produção mais poluentes. 

Que tal resgatarmos um pouco da nossa ancestralidade e mesclar esses processos com outras grandes técnicas que civilizações antigas e orientais produziam, é que nós nem sabemos o quão simples e fácil é de se fazer? 

Pensando nisso, a designer de moda carioca Gabrielle Leal, da Nonna Vintage, passou a utilizar a técnica "shibori". Shibori  é uma técnica de tingimento manual japonesa que produz padrões no tecido. A técnica consiste em costurar, dobrar, amarrar ou prender o tecido para então mergulhá-lo em tintura; as partes amarradas ou presas não são tingidas. Gabrielle Leal faz uma moda sustentável, utilizando-se de frutos e frutas, que a própria natureza nos dá.

Há um número infinito de maneiras de se unir, costurar, dobrar, torcer ou comprimir o tecido para shibori, e cada maneira resulta em padrões muito diferentes. Cada método é usado para alcançar um determinado resultado e também para trabalhar em harmonia com o tipo de tecido usado. Portanto, a técnica usada em shibori depende não só do padrão desejado, mas das características do tecido a ser tingido. Além disso, diferentes técnicas podem ser usadas em conjunto para obter resultados ainda mais elaborados.




No dia 7 de novembro, haverá um workshop sobre Tingimento Natural, com a  designer de moda carioca @gabislealm , que pretende inserir mais conhecimento e menos impacto ambiental em nosso dia-a-dia e aplicando assim na moda, na casa e na vida das pessoas, o pouco do que esses processos tem a  oferecer. O encontro terá início às 14 horas da tarde, do dia 7 de novembro, com lanche incluído no valor. Haverá uma apresentação, seguida da parte prática da oficina, que finalizará as 17 horas. O material de uso também estará incluso . E o experimento que cada participante fizer poderá ser levado ao final do dia.

Gabrielle Leal tem muita preocupação em realizar uma moda sustentável para incentivar a preservação da natureza e melhor qualidade de vida. Além do tingimento natural, ela também pensou no "armário cápsula", onde podemos combinar as mesmas peças de roupa e ter vários "looks" diferentes, sem necessidade de comprar novas peças que, às vezes, nem são utilizadas e ficam esquecidas no fundo da gaveta.

Informações e inscrições:  (21)97011-0412
PR

Nenhum comentário