[News]No dia do cirurgião dentista, Dra. Danielly Moura fala sobre saúde bucal e harmonização facial na odontologia.

No dia do cirurgião dentista, Dra. Danielly Moura fala sobre saúde bucal e harmonização facial na odontologia.




O dia 25 de outubro é uma data histórica, quando é celebrado o “Dia do Cirurgião-Dentista”. Foi quando houve o lançamento dos primeiros cursos superiores voltados para o estudo da saúde bucal no Brasil, até então ministrados nas Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e de Salvador. Motivo que marcou a importância e reconhecimento da profissão que também cuida da saúde como um todo.

Segundo a Dra. Danielly Moura, "a saúde bucal é fundamental para a saúde de todo o corpo, pois a boca funciona como porta de entrada para o organismo. Motivo pelo qual usamos máscara na prevenção do coronavírus e outras doenças. Mas uma boca saudável mantém a saúde física e mental, pois permite melhor qualidade de vida e autoestima. Além dos tratamentos dentários, ao contrário do que se pensa, o cirurgião-dentista também está apto a realizar procedimentos de harmonização orofacial, pois precisa inclusive de pós-graduação para tal, conforme reza o Conselho da área.A Resolução 198/2019  do Conselho Federal de Odontologia reconhece a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica, estipulando os requisitos necessários para o exercício da função." 

A Harmonização Orofacial pode ser definida como o  conjunto de procedimentos que visa contribuir para estética e funcionalidade à face. O objetivo da técnica é oferecer um sorriso “correto” e saudável ao paciente, mas combinando-o com a estrutura da face, valorizando traços e anatomia do rosto, elevando sua autoestima, sensação de bem-estar e qualidade de vida. 

"O procedimento é indicado para quem busca correção de estética e funcionalidade de dentes, gengiva, lábios, mandíbula, maxilar, entre outros, sempre considerando a estrutura facial de cada indivíduo, de maneira minimamente invasiva", explica Dra. Danielly Moura, cirurgiã-dentista e especialista em Harmonização Orofacial pela FAIPE-RJ, pós-graduada em HOF, implante e prótese pela UEMC, Dra. New Age Barcelona UIC e treinada pela MARC Institute de Miami.

Entre os tratamentos que podem ser utilizados para a Harmonização Orofacial, podemos citar: aplicação de toxina botulínica (botox), ácido hialurônico, ácido deoxicólico, bioestimuladores de colágeno , bichectomia , fios de sustentação entre outros. Para atuar nesta especialidade, o CFO exige a realização de uma pós-graduação, que só existe para a Odontologia.  A própria resolução estabelece os requisitos que o curso de especialização em Harmonização Orofacial deve seguir, para que o dentista possa obter o título de especialista, após o registro e a inscrição no Conselho. A formação básica dos dentistas, aliada à pós-graduação na área, torna o profissional mais do que qualificado para realizar os procedimentos que envolvem a Harmonização Orofacial, pois  já é treinado para trabalhar com a complexidade cirúrgica, estética e funcional.

Dra. Danielly Moura ministra o Curso Harmony Face, mensalmente, com aulas teóricas e práticas, dentro das medidas exigidas pela OMS e CFO. Informações: (21) 98116-6668  ou Instagram: @dradaniellymoura 

PR

Nenhum comentário