Novidades

[News]Projeto “Reconto cada qual no seu Recanto” realiza segunda edição especial de Dia das Bruxas

Projeto “Reconto cada qual no seu Recanto” realiza segunda edição especial de Dia das Bruxas

Mostra internacional traz histórias de feiticeiras, cucas, sacis e outras lendas do folclore

O dia 31 de outubro, mais conhecido como o Dia das Bruxas, serviu de inspiração para a segunda edição do projeto “Reconto”. Serão três horas de transmissão, começando às 15h até às 18h. Cada convidado contará três histórias intercaladas entre canções, parlendas e poemas. Ao final, acontece um bate-papo com o público.

Com a intenção de fazer a economia criativa girar e promover encontros antes impossíveis presencialmente, a mostra internacional de contadores de histórias é destinada para crianças de todas as idades e acontece 100% online e ao vivo. As rodas de histórias temáticas recebem três convidados nacionais de estados diferentes e um convidado internacional, e, como diz o título, “cada qual no seu recanto”.

A idealização e direção artística são de José Mauro Brant, premiado ator, autor teatral, com quase trinta anos dedicados ao ofício de narrar histórias, que divide a curadoria com Benita Prieto, experiente contadora de histórias e produtora de eventos na área da leitura e literatura. 

Os convidados da segunda edição:



PAVÍS  PAVÓS, contadores de histórias - Espanha

Direto da Espanha, o grupo de contadores de história foca o seu trabalho na recuperação da oralidade e na forma tradicional de contar histórias. Desde 1999, coordenam o projeto de animação de leitura "A hora do conto", atividade promovida pela Câmara Municipal do município de Pontevedra, dirigida a crianças dos 4 aos 12 anos. O grupo também realiza sessões de histórias em escolas para todos os níveis de ensino, em bibliotecas, casas de cultura, casas paroquiais e feiras do livro em toda a região da Galiza, na Espanha.

Rosana Mont'Alverne – Belo Horizonte - MG

Contadora de histórias profissional desde 1995, Rosana é criadora e coordenadora dos projetos Conto Sete em Ponto – espetáculos mensais de narração de histórias (desde 1998); Feira de Histórias – espetáculos semanais de narração de histórias em praças públicas (desde 2007) e Encantadores de Histórias – oficinas literárias em presídios (desde 2004). É membro da Arcádia Academia de Letras com assento na cadeira nº 11, cujo patrono é o escritor João Guimarães Rosa.  A escritora também é cidadã honorária do município de Belo Horizonte, Minas Gerais.



Tâmara Bezerra – Fortaleza – CE

Há mais 25 anos dedica-se à narração oral de histórias, traçando sua trajetória e repertório sob forte influência da poética do sertão brasileiro. Além de ser professora do ensino superior, Tâmara também atua como consultora educacional, formadora de educadores e de narradores orais. É membro do grupo de estudos, pesquisas e partilhas com narrativas: Costureiras de Histórias e da Rede de Contadores de Histórias do Ceará, no Brasil; e associada da Ações & Conexões Associação Cultural, em Portugal. Entre suas obras publicadas estão títulos de literatura para crianças e jovens, além de textos teóricos sobre narração oral de histórias e mediação de leitura literária.



José Bocca – Votorantim - SP

Além de contador de histórias e, agora, escritor, José também é ator. Em 2007, foi vencedor do Festival de Humor de Sorocaba, na categoria Causos e Mentiras. E, de 2002 a 2012, coordenou e apresentou o projeto Violas, Causos e Crendices em sua cidade Natal.



José Mauro Brant – Rio de Janeiro – RJ

Ator, cantor, autor e diretor de teatral com mais de 80 espetáculos no currículo, José Mauro Brant se define com uma só expressão: “Sou um contador de Histórias”. Atuando no teatro profissional desde 1988, José Mauro trabalhou como ator com diretores como: Gerald Thomas, Ítalo Rossi, Werner Herzog, Aderbal Freire Filho, Naum Alves de Souza. Desde 1989, trabalha ininterruptamente em criações dedicadas à infância e juventude. Seu primeiro livro pela ed. Rocco foi duas vezes selecionado pelo PNBE e distribuído para escolas públicas de todo o país. Hoje, Brant concilia seus espetáculos de narração com a criação e direção de espetáculos musicais: “Era uma vez... Grimm” e “O Pequeno Zacarias – uma ópera irresponsável”, parcerias com o maestro Tim Rescala. Ambos ganharam o prêmio APTR de melhor música. Em 2018, “Makuru um Musical de Ninar”, também lançado em CD em todas as plataformas digitais, ganhou 15 prêmios e 30 indicações nas principais premiações do teatro carioca, incluindo melhor texto e melhor espetáculo infantojuvenil.

Benita Prieto – Alhandra – PT

Nascida no Rio de Janeiro, filha de galegos, é curadora, consultora, produtora e mediadora de projetos de leitura. Escritora e Contadora de Histórias do Grupo Morandubetá, criou o Simpósio Internacional de Contadores de Histórias do Rio de Janeiro. Desde 2012, pesquisa e ministra cursos sobre promoção de Leitura e Literatura Digital. É Coordenadora da Red Internacional de Cuentacuentos e integra a Ações & Conexões Associação Cultural de Portugal. Atualmente, reside em Portugal, onde tem participado em ações de promoção de leitura e narração de histórias no Caminhos de Leitura, Palavras Andarilhas, Folio, Rio de Contos, Rede de Bibliotecas Escolares e diversos eventos e espaços culturais. Benita completa 28 anos de narração oral, tendo atuado em 22 estados do Brasil e mais de 10 países, realizando conferências, palestras, oficinas, cursos, eventos, apresentações e espetáculos.

Para adquirir os ingressos, acesse o site Go Free .

Mais informações e descontos para professores, grupos e alunos da rede pública, mande um e-mail para: recontocadaqualnoseurecanto@gmail.com

PR

Nenhum comentário