[News]Projeto "Livros nas Praças" já emprestou mais de mil e quinhentos livros na pandemia

Projeto "Livros nas Praças" já emprestou mais de mil e quinhentos livros na pandemia
Patrocinado pela Americanas, projeto se tornou opção de entretenimento e cultura durante isolamento social



O empréstimo de livros via delivery do projeto "Livros nas Praças", patrocinado pela Americanas, teve uma demanda significativa durante o período de isolamento social. Na semana do Dia Nacional do Livro (29), o projeto comemora o empréstimo gratuito de mais de 1.500 títulos para leitores da cidade do Rio de Janeiro, entre julho e outubro deste ano. Com o sucesso do modelo de entrega, o "Livros nas Praças" continuará recebendo pedidos de empréstimo pelos cariocas durante a pandemia.

"O aumento gradual da procura pelo delivery reforça a importância do projeto neste momento em que grande parte das escolas e bibliotecas permanecem fechadas, e muitas pessoas buscam alternativas para o entretenimento e o cuidado com a saúde mental", esclarece Cristina Figueiredo, idealizadora e diretora do "Livros nas Praças".

As pessoas interessadas podem escolher a obra em um catálogo digital , enviar uma mensagem para o número de WhatsApp do projeto e informar dados como nome ou o código da obra, nome completo e endereço. Depois, basta aguardar para receber o título em casa dentro de alguns dias.

A entrega e a devolução dos livros são feitas pelos Correios. Após receber a obra em casa, há um período inicial de 30 dias para concluir a leitura, com a possibilidade de prorrogar o empréstimo, caso seja necessário. Ao terminar, o leitor liga para o telefone do projeto e tem o título coletado em casa. Após a devolução, as pessoas podem solicitar o envio de um novo livro. Atualmente, o projeto conta com um acervo de mais de 2 mil títulos para públicos de todas as idades.



Reforço na leitura

Mantenedora do projeto desde 2014, a Americanas tem a educação e a cultura como pilares de sua estratégia de sustentabilidade para a transformação de realidades. Para reforçar o acervo da biblioteca itinerante e estimular o interesse pela leitura, a companhia doou, neste mês, 300 novos títulos ao projeto e promoveu, por meio do "Vivenciar" - programa de voluntariado da companhia - uma ação de leitura voluntária entre seus funcionários. A contação de histórias será compartilhada na rede social do "Livros nas Praças". A companhia doou também mais 400 brinquedos para celebrar o Dia das Crianças.

Nenhum comentário