Novidades

[News] Três documentários de Silvio Tendler são exibidos no Curta! na semana de 19 a 25

 

É vasta a produção cinematográfica do diretor Silvio Tendler e três de seus filmes integram a programação do canal Curta! na mesma semana: “Os Anos JK” (1980), sobre o presidente Juscelino Kubitschek e seus feitos enquanto chefe do executivo, como a construção de Brasília; “Jango”, sobre a trajetória política de João Goulart, presidente brasileiro deposto pelo golpe militar de 1964; e, saindo da política e entrando nas artes, “Glauber O Filme, Labirintos do Brasil”, sobre a vida e morte do cineasta Glauber Rocha. Confira os horários:

“Os Anos JK - Uma Trajetória Política”” - 19/10 – às 16h


O filme conta a trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, da sua estreia na política até a perda dos direitos políticos em decorrência do golpe militar de 1964, passando pela construção de Brasília. Diretor: Silvio Tendler. Duração: 110 min. Classificação: 10 anos. Horário Alternativo: dia 20 de outubro, terça-feira, às 10h

“Glauber o Filme, Labirinto do Brasil” – 21/10 – às 21h40

"Glauber o Filme, Labirinto do Brasil" é um documentário sobre a vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens do enterro, depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória, seu pensamento e ideias, explodem na tela num filme tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário. Diretor: Silvio Tendler. Duração: 98 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 22 de outubro, quinta-feira, às 01h40 e 15h40; dia 23 de outubro, sexta-feira, às 09h40; dia 24 de outubro, sábado, às 15h10; dia 25 de outubro, domingo, 22h10.


“Jango” - 25/10 – às 18h45

O filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. A reconstituição da trajetória de Goulart é feita através da utilização de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto, entre outros. O documentário captura a efervescência da política brasileira durante a década de 1960 sob o contexto histórico da Guerra Fria. Jango narra os detalhes do golpe e se estende até os movimentos de resistência à ditadura, terminando com a morte do presidente no exílio e imagens de seu funeral, cuja divulgação foi censurada pelo regime militar. Lançado em março de 1984, o filme teve seu roteiro escrito por Maurício Dias e Sílvio Tendler, enquanto a trilha sonora foi desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso. Diretor: Silvio Tendler. Duração: 120 min. Classificação: 12 anos.


Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.


Nenhum comentário