[News] Um ano sem Ingo Maurer


 Há exatamente um ano, no dia 21 de outubro de 2019, Ingo Maurer nos deixava aos 87 anos, no mesmo dia, 140 anos antes, em 1879, Thomas Alva Edison (1847-1931) fez o primeiro teste bem-sucedido de uma lâmpada, e foi justamente essa criação que transformou a vida de Maurer. Foi através dela que ele desenvolveu sua arte e assinou suas próprias invenções, tornando-se mundialmente conhecido como “Poeta da Luz” e ou “Papa da Luz”

Seu legado é um portfólio inimaginável de criações belas, ousadas e impactantes, desde pequenas luminárias de mesa a grandiosas luminárias suspensas em ambientes residenciais e comerciais como teatro, museus, estações de metro, hotéis, bares e restaurantes, assim como em muitos outros.

Pensando em Maurer, abraçando novos desafios e fazendo a luz, a equipe do designer alemão segue os passos de seu criador, mantendo viva não só sua memória, mas honrando todo o aprendizado deixado por ele com novas criações, como a B Bulb, Bulb Brass, Orbittu e Tubular, que devem chegar em breve ao Brasil.

A FAS Iluminação é a representante exclusiva no Brasil e único showroom oficial de Maurer na América Latina. O espaço projetado para receber as criações do designer foi concebido por ele pessoalmente. Confira uma seleção de peças emblemáticas que mudaram para sempre a forma como enxergamos a luz.

Porca Miseria! (1994) – Fascinado por gravações de explosão, especialmente em câmera lenta, e inspirado pelo filme “Zabriskie Point” de Michelangelo Antonioni, Maurer deu vida a uma de suas peças mais famosas, a Porca Miseria! Feita somente por encomenda, o grande lustre traz fragmentos de porcelana explodindo, desafiando a estética dos tradicionais candelabros, com graça e humor.

Golden Ribbon (1994) - A primeira Golden Ribbon foi um objeto de iluminação excepcional. Cada um dos poucos exemplares existentes possui um formato e expressão únicos. Feita com duas peças metálicas, banhadas a ouro e trabalhadas manualmente, traz em seu interior lâmpadas que emitem a luz através das aberturas na superfície, que refletem e fazem reluzir o dourada da fita esvoaçante.

Birdie (2002) – Mais uma vez o lighting designer se aventura no universo lúdico e surpreende com a criação da Birdie, uma luminária de teto feita em metal com 12 lâmpadas de baixa voltagem, que voam com suas asas de penas de ganso.

Broken Egg (2008) – Uma das peças mais especiais criadas por Maurer, o Broken Egg é feito sob medida. A forma em alumínio é martelada à mão e revestida com um material especial feito com cascas de ovo.

1000 Karat Blau (2009) - Um impressionante pendente com a aparência de um objeto de iluminação. As chapas, feitas de folhas de ouro e acrílico criam, com reflexões sucessivas da luz, uma extraordinária e calorosa atmosfera. Um item deslumbrante para lugares projetados para serem convidativos e relaxantes

Veramente Al Dente (2010) – Ingo Maurer e sua equipe desenvolveram uma luminária de mesa feita de porcelana, metal e plástico, que se tornaria única. Batizada de Veramente al Dente é uma edição limitada, onde cada peça tem uma forma única e expressão.


Flying lames (2012) – Mágicas velas LED combinadas com simples e funcionais Downlight Elements compõem um sistema de pendentes flexível, apresentado por Moritz Waldermeyer e Ingo Maurer. As peças são dispostas livremente com um imã na canopla, disponível em dois tamanhos. Seu desenho permite a composição de conjuntos variados, que pode ser personalizada, bem como a sua altura.

Flying Disc (2016) - Um objeto para iluminação indireta extremamente leve, Flying Disc é fixado com cabos finos e parece flutuar sob o teto. A suspensão feita com apenas três cabos lhe confere um ângulo com o propósito de dinamizar o espaço. O esbelto disco branco é iluminado por um anel de LED de alta qualidade, agindo como um difusor. Uma longa e delgada haste preta sustenta o anel de LED sob o disco.

FAS iluminação


www.fasiluminacao.com.br




Nenhum comentário