[News] Alceu Valença, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo comentam a influência de Robertinho de Recife na popularização da música nordestina

 

Outubro de 2020 – Quando, na década de 1970, a música nordestina ganhou destaque na paisagem cultural brasileira, com vozes como a de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Fagner e muitos outros, uma influência permeava a produção cultural do Nordeste e promovia um salto técnico qualitativo sem precedentes na região: Robertinho de Recife. Recém regressado dos EUA, onde atuou ao lado de lendas do blues, o músico emprestava seu talento ímpar como guitarrista, produtor e arranjador musical aos colegas. Esse é o foco do terceiro episódio da série documental “Robertinho de Recife? Robertinho do Mundo!”, do canal Music Box Brazil.

Com virtuosismo e erudição musical ímpares, o artista teve importância fundamental na consolidação de projetos culturais tão distintos quanto o Movimento Armorial e a Tropicália. E é justamente como Robertinho do Recife serviu de referência e influenciou gerações de músicos nordestinos o tema central do terceiro episódio da série, que vai ao ar nesta segunda-feira, 19, às 22h30.

Com depoimentos de lendas da música brasileira, como Alceu Valença, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo, o episódio é uma verdadeira aula de história sobre um dos períodos mais prolíficos e relevantes da música brasileira.


 


“Robertinho de Recife? Robertinho do Mundo!” é uma produção assinada pela Mil Artes, com direção de Claudia André, que também é empresária de Robertinho. A série, cuja estreia ocorreu no início de outubro no Music Box Brazil, tem dez episódios, cada um com meia hora de duração, e que vão ao ar sempre às segundas-feiras, às 22:30.


 


 


SERVIÇO


SÉRIE DOCUMENTAL “ROBERTINHO DE RECIFE? ROBERTINHO DO MUNDO!”


Canal de TV por assinatura Music Box Brazil


Estreia do terceiro episódio: 19 de outubro


Exibições de episódios inéditos: todas as segundas-feiras, às 22h30


Reprises: terças-feiras às 10h45, quintas-feiras às 19h30 e domingos às 14h


Temporada: 10 episódios de 30 minutos


Classificação indicativa: Livre


SOBRE O MUSIC BOX BRAZIL


O canal de TV por assinatura Music Box Brazil dedica 24 horas de programação voltada ao melhor da música brasileira. Exibe shows, videoclipes, documentários, entrevistas e programas exclusivos com promessas e consagrados nomes dos variados estilos da música nacional. Integra a Box Brazil, maior a programadora independente de canais brasileiros na TV paga, que alcança cerca de 36 milhões de pessoas diariamente. Também fazem parte desse grupo no território brasileiro: Prime Box Brazil (dedicado a conteúdos ficcionais), Travel Box Brazil (viagens) e FashionTV (moda). O Boom TV transmite filmes e séries dos grandes estúdios para Angola e Moçambique. O Music Box Brazil é distribuído por NET/Claro e Oi, entre outras operadoras do país, e na plataforma TeleUP no mercado internacional.


Nenhum comentário