[News]Fatma Said, artista egípcia, é a nova contratada da Warner Classics

CLIQUE AQUI E OUÇA AGORA "EL NOUR"!

 https://www.warnerclassics.com/br/release/el-nour

FATMA SAID, ARTISTA EGÍPCIA, É NOVA CONTRATADA DA WARNER CLASSICS
 
A jovem soprano, elogiada pela luminosidade e riqueza da voz, estreia com “El Nour”, disponível em toda as plataformas digitais nesta sexta-feira, dia 16 de outubro

 

 

Vencedora de várias competições de canto de alto nível, Fatma Said inicialmente estudou canto no Cairo, terra natal da artista, e depois treinou na Escola de Música Hanns Eisler, de Berlim, antes de ganhar uma bolsa de estudos na Accademia del Teatro Alla Scala. No lendário teatro milanês, passou a apresentar Pamina, na nova produção de “A Flauta Mágica”, de Mozart. A artista, é a nova contratada da Warner Classics e hoje lança o álbum “El Nour”, em todas as plataformas digitais.
 
Com “El Nour”, Fatma criou um programa em formato recital sedutor que atravessa culturas. Ela combinou temas clássicos de compositores franceses, espanhóis e egípcios com canções folclóricas egípcias e canções populares do Oriente Médio. Os parceiros no álbum são o pianista Malcolm Martineau, o jovem e inovador quarteto alemão vision string quartet (assim mesmo, em minúsculo), o guitarrista Rafael Aguirre e um grupo de jazz que inclui instrumentos tradicionais do Oriente Médio.

"'El Nour' em árabe [/
النور] significa ‘Luz’", explica Fatma Said. “Com este álbum, sinto que estou lançando luz sobre a música, que foi interpretada muitas vezes no passado, pode ser apresentada de diferentes maneiras - em outras palavras, pode ser percebida sob uma luz diferente. A ideia é conectar três culturas - árabe, francesa e espanhola - e mostrar o quanto, apesar das diferenças culturais, geográficas e históricas, elas têm em comum quando se trata de música”.

 

 

Créditos da imagem: Josef Fischnaller

 

“Trabalhamos por muito tempo para elaborar um programa que agradasse amplamente a muitos tipos diferentes de pessoas e também que estivesse de acordo com meus gostos e amores musicais”, continua Fatma. "Isso inclui especialmente explorar novas formas, ainda que conectadas, de abordar a música do passado, ocidental e oriental - não mudando as visões dos compositores, mas adicionando elementos que consideramos adequados". Sobre 'La flûte enchantée', a segunda música de Shéhérazade de Ravel, normalmente tocada com uma grande orquestra sinfônica, Fatma fala: “é maravilhoso ter a brilhante criação de Malcolm Martineau, com suas cores orquestrais representadas no piano, e senti que a adição de uma flauta ney, um instrumento do Oriente Médio, seria altamente apropriada para a cor e o caráter que Ravel estava imaginando. As frequências da ney e as pequenas variações de expressão são tão próximas das da voz humana. Fiquei encantada com o resultado, pois a interpretação de Burcu Karadağ evocou a cor exata que eu imaginava".

Ravel é um dos quatro compositores franceses cuja música aparece no álbum - os outros são Berlioz, Bizet e o pouco conhecido Philippe Gaubert (1879-1941), cuja música com tema bíblico “Le Repos en Égypte” recebe a primeira gravação mundial.

A parte espanhola do programa apresenta Falla, Obradors, José Serrano (um notável compositor de zarzuela no início do século XX) e Federico García Lorca. Mais conhecido, é claro, como dramaturgo e poeta, Lorca era amigo íntimo de Falla e colecionava canções folclóricas espanholas.

 

 

Créditos da imagem: Josef Fischnaller

 

El Nour também oferece ao público a rara oportunidade de ouvir uma obra do compositor egípcio Ğamāl Abd al-Rahīm (1924-1988), que, como Fatma Said, aprendeu seu ofício no Cairo e na Alemanha. O programa se completa com duas canções árabes populares, uma das quais com texto do célebre poeta libanês Gibran Khalil Gibran e duas canções folclóricas.

“Os laços entre as culturas representadas em El Nour nunca foram quebrados, porque cada um deles exerce uma influência na região do Mediterrâneo. A idéia principal deste álbum é transmitir uma mensagem transcultural a todos os públicos do mundo, para tentar tornar a música clássica alcançável e mais acessível a culturas que não estão familiarizadas com este estilo, e vice-versa”, Fatma Said.

Ouça agora ao tema de Georges Bizet, Adieux de l'hôtesse arabe.

 

Confira a tracklist completa de “El Nour”: 
 
1-3 Maurice Ravel | Shéhérazade, Three Songs on Poems of Tristan Klingsor

 

1. I. Asie

2. II. La flûte enchantée

3. III. L'indifférent
 

 4. Manuel de Falla | Tus ojillos negros 
5. José Serrano | La Cancion del Olvido - No. 2, Cancion de Marinela 
6. Fernando J. Obradors | Dos cantares populares – No. 2, Del cabello más sutil 
7.Hector Berlioz | Zaïde
8. Philippe Gaubert | Le Repos en Égypte

9-11 Federico Garcia Lorca | from: Trece Canciones Españolas Antiguas


9. No. 1, Anda jaleo
10. No. 6, Sevillanas del siglo XVIII
11. No. 8, Nana de Sevilla 

12. Ğamāl Abd al-Rahīm | Ana Bent es-Sultan (Daughter of the Sultan) 
13. Georges Bizet | Adieux de l'hôtesse arabe 
14. Aatini Al Naya Wa Ghanni 
15. El Helwa Di 
16. Sahar El Layali (Kan Enna Tahoun) 
17. Yamama Beida

 Redes Sociais:

Twitter: twitter.com/fatmasaid

Facebook: facebook.com/fatmasaidsoprano

Instagram: instagram.com/fatmasaid.sop

YouTube: youtube.com/fatmasaid

Site: www.fatmasaid.com

PR/WMB


CLIQUE AQUI E OUÇA AGORA "EL NOUR"!

https://www.warnerclassics.com/br/release/el-nour

Nenhum comentário