[News]“Temos que lembrar que existem LGBTQs cristãos”, diz autor nacional sobre fala de Papa Francisco

“Temos que lembrar que existem LGBTQs cristãos”, diz autor nacional sobre fala de Papa Francisco

Andrew Oliveira, de “Vazio em Forma”, comenta sobre a comunidade LGBTQ enquanto, no Vaticano, o Papa defende o casamento gay




Pela primeira vez desde que se tornou líder da Igreja Católica, o Papa Francisco se manifestou sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo. “Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus”, disse em documentário. A fala da figura cristã mais conhecida do mundo dividiu opiniões. Para Andrew Oliveira, autor de literatura Queer com “Vazio em Forma” (Skull Editora), esse é um sinal de otimismo para “o período atual, que está tão cheio de obscuridades medievais”. 



“Temos que lembrar que existem LGBTQs católicos, evangélicos, ou mesmo cristãos que não se vinculam a instituições específicas”, aponta o escritor, reiterando que as pessoas da comunidade Queer escutam como devem agir a todo momento. Para Andrew, discursos de ódio que partem da igreja incitam a violência estrutural. 


O Brasil é o país que mais mata LGBTQs no mundo, em contrapartida, em junho deste ano foi realizada uma pesquisa mundial pela Universidade da Pensilvânia, nos EUA. O estudo aponta a porcentagem de aceitação que a sociedade sente em relação a comunidade LGBTQ. O Brasil está ocupando o ranking em 16° lugar, com 67% da população. 


“É irônico observar que as instituições cristãs fazem absolutamente tudo o que Jesus Cristo seria contra”, Andrew se manifesta, indicando que a igreja católica tem um longo histórico de perseguição a minorias que reitera um patriarcado cis-heteronormativo. O autor de “Vazio em forma” continua: “O mínimo que a igreja deveria fazer é pedir perdão à nossa comunidade por todo sangue que já derramaram em nome do próprio poder”. 


“Vazio em Forma” se tornou ícone referencial entre a comunidade literária Queer, que — tão pouco representada — finalmente conseguiu voz para se manifestar sobre todos os preconceitos que sofre. 


Sobre o livro: 

Na história acompanhamos Frey, um pintor homossexual atormentado por uma entidade chamada A Sombra, e que precisa encarar o desaparecimento de sua filha Lírio, lhe catapultando numa imersão de memórias enquanto tenta manter as rédeas do seu casamento com Jacinto, seu marido, e iniciando além da busca pela filha perdida, uma maneira de recuperar a sua fé nas Três Irmãs, as deusas matriarcais de sua terra natal.


Sobre o autor:

Andrew Oliveira é escritor, tem 26 anos, e é natural de Macapá (AP), onde morou até concluir o ensino médio. Fez faculdade de Cinema e Audiovisual em Belo Horizonte (MG), no Centro Universitário UNA. Em 2016, se mudou para São Paulo, para trabalhar com fotografia e com seus outros projetos pessoais. É autor dos livros Santuário e Vazio da Forma.


Redes sociais:

@cherry_mayfair no Twitter

@deirdremayfair no Instagram PR/Carol

Nenhum comentário