[News Clássicos: Ingmar Bergman e o cinema sueco


Considerado um dos cineastas mais influentes de todos os tempos, Ingmar Bergman foi um dos responsáveis por disseminar o cinema sueco no mundo. Para quem deseja entender melhor sua contribuição para a evolução do cinema mundial, o streaming do Telecine reúne algumas das principais obras do diretor em seu catálogo.

Quando Duas Mulheres Pecam, longa que mistura drama e terror psicológico, rendeu a Bibi Andersson uma indicação ao BAFTA de Melhor Atriz Estrangeira por sua atuação como a  jovem enfermeira Alma. Já Gritos E Sussurros foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, e não para Melhor Filme Estrangeiro, feito incomum para a época, além de Melhor Figurino, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original. Mas levou o de Melhor Fotografia para casa.

Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz para Ingrid Bergman, Sonata de Ouro marcou pelo trabalho entre o diretor e a atriz também de origem sueca. Lançado em 1974, Cenas De Um Casamento – cuja história original foi lançada na televisão um ano antes – foi premiado com o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e Liv Ullmann recebeu uma indicação à categoria de Melhor Atriz.

Com direção e roteiro assinados por Bergman, Fanny & Alexander foi consagrado com quatro estatuetas do Oscar: Filme Estrangeiro, Fotografia, Figurino e Direção de Arte. Em 2018, ano em que completaria 100 anos, Ingmar Bergman ganhou um documentário sobre sua trajetória em Bergman – 100 Anos.

Fanny & Alexander
(Fanny Och Alexander)

Após um alegre Natal da família Ekdahl, o pai de Alexander e Fanny vem a falecer. Pouco tempo depois, a mãe se casa com um homem rígido e religioso, mudando radicalmente a vida das duas crianças que se veem obrigadas a viver com o cruel padrasto.

Direção: Ingman Bergman
Elenco: Bertil Guve, Pernilla Allwin, Ewa Fröling
Alemanha. França. Suécia. 1982. Drama. 188 min.
Link no Telecine

Sonata de Outono
(Höstsonaten)

Charlotte é uma renomada musicista que vai visitar sua filha Eva no interior. Afastadas durante anos, elas terão um reencontro tenso, com a revelação de grandes segredos e a exposição de antigos rancores.

Direção: Ingman Bergman
Elenco: Max Von Sydow, Bengt Ekerot, Gunnar Björnstrand
Alemanha. França. Inglaterra. Suécia. 1978. Drama. 97 min.
Link no Telecine

Quando Duas Mulheres Pecam
(Persona)

Elisabeth é uma atriz que está sofrendo de mudez, e seu tratamento se dá numa ilha isolada, sob os cuidados da enfermeira Alma. Com o passar do tempo, Alma confidencia cada vez mais seus segredos a Elisabeth. Aos poucos, a enfermeira percebe que sua personalidade está se confundindo com a da atriz.

Direção: Ingman Bergman
Elenco: Bibi Andersson, Liv Ullmann, Margaretha Krook
Suécia. 1966. Drama. 83 min.
Link no Telecine

Cenas De Um Casamento
(Scener Ur Ett Äktenskap)

Ambos bem-sucedidos em suas respectivas carreiras, Johan e Marianne são casados há dez anos e aparentam ter uma vida perfeita. Mas Johan pede o divórcio para ficar com outra e, com isso, a dupla embarca em um período de reflexões sobre seus reais sentimentos e o tipo de relação que devem manter.

Direção: Ingman Bergman
Elenco: Liv Ullmann, Bibi Andersson, Erland Josephson
Suécia. 1973. Drama. 163 min.
Link no Telecine

Gritos E Sussurros
(Viskningar Och Rop)

No século 19, as irmãs Karin, Maria e Agnes vivem em uma grande casa de campo na Suécia. Com a ajuda da funcionária Anna, Agnes passa seus momentos finais devido a um câncer. Somado a isso, o trio enfrenta dificuldades em manter uma boa relação, graças a acontecimentos do passado que vêm à tona. Indicado a 4 Oscars e vencedor de Melhor Fotografia.

Direção: Ingman Bergman
Elenco: Harriet Andersson, Liv Ullmann, Kari Sylwan
Suécia. 1972. Drama. 91 min.
Link no Telecine

Bergman – 100 Anos
(Bergman: Ett År - Ett Liv)

Em 2018, o diretor sueco Ingmar Bergman, autor de filmes como O Sétimo Selo e Morangos Silvestres, teria completado 100 anos. Conversando com atores, críticos e historiadores, o documentário retrata um homem extremamente difícil de lidar, mas, ao mesmo tempo, um dos maiores artistas da história do cinema.

Direção: Jane Magnusson
Elenco: Ingmar Bergman, Lena Endre, Elliott Gould, Barbra Streisand, Liv Ullmann, Lars Von Trier, Jane Magnusson
Noruega. Suécia. 2018. Documentário. 117 min.
Link no Telecine



Nenhum comentário