Novidades

[Divulgação] Dica de leitura para o Dia de Portugal | Infâncias - aqui e além-mar | SESI-SP Editora


Uma viagem pelas lembranças de meninice de um poeta português e de outro brasileiro. Assim, é o livro Infâncias: aqui e além-mar, dos autores José Jorge Letria e José Santos, contemplado com o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2018, como Melhor Livro na categoria Literatura em Língua Portuguesa e o Selo Altamente Recomendável da instituição. Esta é, portanto, a indicação de leitura da SESI-SP Editora para o Dia de Portugal, celebrado no próximo dia 10 de junho.

Além da língua portuguesa, os autores têm em comum o desejo de contar em versos os encantos vividos na infância. O livro é marcado pelo diálogo da poesia entre eles: o José de cá construía um poema sob o tema de um poema enviado pelo José de lá e vice-versa. A única regra era que os poemas fossem construídos em quatro quadras e tivessem rimas no segundo e no quarto versos.

Ao todo, 22 temas estão presentes no livro Infâncias: aqui e além-mar – entre eles: amigos, brinquedos, sonhos, filmes, medos, doce e salgado, viagens e músicas. Os poemas são permeados por belas e sensíveis ilustrações que também atravessam o oceano Atlântico, feitas pelos grandes ilustradores Catia Vidinhas, de Portugal, e Guazelli, do Brasil, que dão vida e cores aos versos.


O projeto gráfico, desenvolvido pela premiada designer Raquel Mastushita, é outro diferencial, pois apresenta ao leitor um José em cada página, aproximando autores que nasceram na década de 1950, um no Velho e outro no Novo Mundo, mas que neste livro unem-se pelo espírito da língua, pelas ancestralidades e pelo sabor da infância.

Em breve, Infâncias: aqui e além-mar também estará disponível na versão em e-book. Acesse o link e confira trechos da obra: https://bit.ly/3gAZghq

SOBRE O DIA DE PORTUGAL

No dia 10 de junho é comemorado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Nesta data, homenageia-se o grande poeta Luís Vaz de Camões, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal, que faleceu no dia 10 de junho de 1580. Este é considerado também o Dia da Língua Portuguesa.

LANÇAMENTO

COLEÇÃO MONTEIRO LOBATO

Os ilustradores Guazelli e Cátia Vidinhas e a designer Raquel Mastushita, participantes do livro Infâncias: aqui e além-mar, também integram a Coleção Monteiro Lobato lançada pela SESI-SP Editora, neste mês, na versão em e-book.

Multiplicidade de leituras possíveis e tratamento estético são os diferenciais desta Coleção. Outro ponto de destaque são as ilustrações feitas por grandes artistas, que contribuem para a leitura infantojuvenil e que apresentam um novo olhar para personagens de Monteiro Lobato que continuam a encantar e surpreender os leitores brasileiros de diversas gerações. Além de Guazelli e Cátia Vidinhas, outros ilustradores do Brasil, de Portugal e da Argentina participam desta Coleção.

Os primeiros títulos que chegam ao mercado, por meio de uma parceria com a Amazon Brasil, e que já estão em pré-venda, são: Aventuras de Hans Staden, O poço do Visconde, A reforma da natureza, Reinações de Narizinho (vol.1 e vol.2), Viagem ao céu, O saci e Dom Quixote das crianças.

Confira a matéria completa no site da SESI-SP Editora: https://www.sesispeditora.com.br/sesi-sp-editora-lanca-colecao-monteiro-lobato-com-exclusividade-na-versao-em-e-book/

SERVIÇO:

FICHA TÉCNICA


Título: Infâncias: aqui e além-mar

Autores: José Jorge Letria e José Santos

Ilustradores: Cátia Vidinhas e Guazzelli

Editora: SESI-SP Editora

Ano: 2017

Páginas: 56

SOBRE OS AUTORES

Poeta e jornalista, José Jorge Letria nasceu em Cascais, Portugal, em 1951. Iniciou sua carreira literária no suplemento “Juvenil”, do Diário de Lisboa. Colaborador em diversos jornais, é também autor de programas de rádio e televisão. Um dos autores portugueses mais publicados no Brasil, seus mais de 200 livros são conhecidos mundo afora, traduzidos para várias línguas. Entre os prêmios que já recebeu, destacam-se: dois Prêmios Eça de Queirós – Município de Lisboa, Prêmio Internacional Unesco, Prêmio Aula de Poesia de Barcelona e Prix Internacional des Arts et des Lettres (Paris). Pela SESI-SP Editora também publicou Domingo vamos à luz.

José Santos nasceu em 1959, na pequena Santana do Deserto, interior de Minas Gerais. As famílias do pai e da mãe são de origem portuguesa, então desde pequeno conheceu os costumes, palavras e expressões lusitanas. Sempre foi fascinado pelo mundo da literatura. Publicou mais de 50 obras de poesia e de prosa, com temas bem variados. Em 2009 fez uma longa viagem a Portugal, com a participação de Miguel, seu filho caçula, para pesquisar temas para novos livros. Já publicou oito deles, com temática da cultura popular portuguesa, inclusive a adaptação de uma novela de cavalaria quinhentista em cordel e um divertido glossário do português europeu e brasileiro, tendo Mauricio de Sousa como parceiro. Premiado na categoria Livro Infantil no Prêmio Jabuti em 2016, José Santos já teve vários livros selecionados para o catálogo da Feira do Livro de Bolonha. Pela SESI-SP Editora também publicou Matinta Pereira e Uma escola em jogo.

SOBRE OS ILUSTRADORES E A DESIGNER

Cátia Vidinhas nasceu em 1989, em Carrazeda de Ansiães, Portugal. Licenciada em design gráfico pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com pós-graduação em design da imagem pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e mestrado em multimídia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), trabalha como designer, ilustradora, animadora e professora.

Guazelli é ilustrador, quadrinista e diretor de arte para animação. Bacharel em desenho e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), reside em São Paulo. Foi premiado em mostras de artes gráficas e festivais de cinema de Brasília, Bueno Aires, Cintra, Lisboa, Piracicaba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Teerã e Tóquio. Participou de exposições e mostras na Argentina, Alemanha, Bélgica, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, México, Portugal, Porto Rico, Turquia e Uruguai. Obteve o 1º e o 2º lugares no Jabuti 2015 na categoria Adaptação.


Raquel Matsushita é designer gráfico e ilustradora, sócia do escritório Entrelinha Design. Graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e especializou-se nos cursos de Design Gráfico, cor e tipografia na School of Visual Arts, em Nova York. Suas obras foram contempladas com o Prêmio Jabuti, o XII International Contest – Image of the book | Bolonha book fair, o Cátedra Unesco de Literatura, o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), da Biblioteca Nacional, da ADG Brasil, Prêmio João de Barro, Prêmio Miolo(s) e Troféu HQ Mix.

SESI-SP EDITORA

A SESI-SP Editora tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com mais de mil títulos em seu catálogo, tornou-se referência na edição de livros educacionais, infantojuvenis, de alimentação, de HQs nacionais e europeias, e de obras de interesse geral. Acumula mais de 60 prêmios das mais renomadas instituições: são onze Jabutis, quatro HQ Mix, três Selos Cátedra 10 da Unesco, entre outros. Em 2019, as obras Se eu abrir esta porta agora..., Romeu e Julieta e Fractais tropicais foram vencedoras do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), que, durante os últimos anos, também concedeu a mais de 40 livros do catálogo da SESI-SP Editora o Selo Altamente Recomendável. Conheça nossas publicações: www.sesispeditora.com.br.


Nenhum comentário