[Divulgação] Sobral, 1919: literatura histórica protagonizada por eclipse solar


6 minutos e 51 segundos. Foi esse o tempo que durou o famoso eclipse solar de Sobral, em 29 de maio de 1919. O evento, que comprovou a Teoria da Relatividade do cientista Albert Einstein, é o ponto central da obra De Sobral à Índia, do engenheiro e escritor Fabrício Surya.

Protagonizado por José, o livro aborda a trajetória desde que os pais dele se conheceram à pré-adolescência do garoto. A palavra família ganha um novo conceito quando chega a Sobral um coronel inglês, William Trent Johan, para “observar” o eclipse.

A bagagem do estrangeiro não chegou ao interior cearense somente com roupas: traz uma missão discreta e as experiências vividas na Índia, quando foi obrigado a servir em Calcutá – algo que o transformou para sempre. Ao encontrar o pequeno José, o destino também traz decisões difíceis e novos rumos para a vida do coronel William e sua esposa brasileira.

Por fim, desembarcando por último, vinha um homem branco, alto e com cabelos grisalhos. Vestia uma farda discreta, quase um terno comum.  Seu bigode era proeminente, como o broche de sua patente militar presa no peito. Antes de deixar o último degrau, colocou seu chapéu. Seu nome era William Trent Johan, coronel inglês, casado com uma brasileira, Susete Barbosa, enfermeira por vocação. Ambos se conheceram em meados do passado ano de 1918, durante os trabalhos realizados no hospital brasileiro na França, por conta da 1ª Grande Guerra, quando o Brasil apoiou a tríplice entente. Sua esposa apareceu na porta de descida logo após ele pisar no solo sobralense. (De Sobral à Índia, pág. 199)

Além do fenômeno astrológico, a obra conta com outra característica celestial: o narrador. Quem conta a história é São Paulo, diretamente do Paraíso. Ao caminhar pelo Éden, o santo encontra Félix, um rapaz desanimado ao se deparar com o dia cinza. O prólogo e epílogo do livro registram o momento em que o santo inicia e finaliza a história ao recém-conhecido.

De Sobral à Índia reúne história, ciência e cultura em uma narrativa cativante destinada aos admiradores de um belo e emocionante romance histórico que parece não findar-se por aqui...  

“– Tá... O senhor parece andar muito e talvez não me encontre mais por aqui...
Gostaria de agradecer por me contar essa história. Consegui abstrair-me de meus
problemas por alguns momentos. Infelizmente acabou...
– Ora! Quem disse ter tudo terminado aqui?”  (De Sobral à Índia, pág. 357)

Ficha técnica
Título: De Sobral à Índia
Autora: Fabrício Surya
Páginas: 360
Formato: 21x14 cm
ISBN: 978-85-62539-56-5
Link para compra: https://amzn.to/2K4D9kq  

Sinopse do livro: O que aconteceria se um menino com uma natureza insólita e doce, nascido de um romance inocente como o sono dos anjos, mas encerrado com um cego golpe do destino, estivesse num evento cósmico no qual se tornaria irmanado às estrelas e, ao mesmo tempo, encontrasse um tutor que preencheria um vazio em seu peito? Essa é a história de José. Um aventureiro e sonhador desde o ventre de sua mãe, uma doce flor do Nordeste. Juntos precisaram se desvencilhar dos espinhos e aridez de homens sem alma, que tentaram lhes tirar tudo, mas graças a pessoas únicas conseguiram suportar tais abrolhos e recomeçar uma nova vida.

Sobre o autor: Fabrício Surya (Fabrício Cavalcanti Gomes da Vinha) nasceu no Rio de Janeiro, tem raízes cearenses e portuguesas, mas cresceu em Brasília. É formado em Engenharia Florestal, pós-graduado em Ciência das Religiões e estudante de Yoga há mais de 20 anos. Encontrou-se com homens e mulheres no Brasil e no mundo em seu caminhar de “eterno aprendiz.” Começou a escrever muito cedo, mas nunca em grande quantidade. Atualmente é servidor público federal do Poder Judiciário e ensina meditação, tanto no ambiente corporativo quanto fora dele. Tem dois filhos com os quais aprende a arte do bem viver.

Redes Sociais:  
Facebook  - https://www.facebook.com/fabricio.surya.98
Instagram  - @fabriciosurya_mindfulness
YouTube - https://bit.ly/2VzYSWO
Site: http://fabriciosurya.com.br/


Nenhum comentário