[News] Dorival Caymmi é tema de novo documentário repleto de poesia e religiosidade

 

A obra de Dorival Caymmi, um dos cantores e compositores mais icônicos da Bahia, se confunde com uma maneira muito própria de viver. O documentário experimental “Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar”, do diretor Henrique Dantas, estreia na TV pelo canal Curta! e pretende contemplar sua forma de existir e de pensar, como se o artista pudesse se transformar em um verbo: “dorivar”.

Caymmi, falecido em 2008, foi o primeiro a cantar os orixás do candomblé na música popular brasileira. Ele transportou para a música e para a pintura — outro de seus talentos — sua religiosidade, os misticismos de um povo e toda uma poética fortemente ligada à praia. O filme segue uma linha poética em que artista transcende a morte; Caymmi, portanto, não morreu. Virou mar.

O longa conta com imagens de arquivo em que o próprio Caymmi fala de suas percepções e filosofias de vida, além de depoimentos de artistas como Gilberto Gil, Tom Zé, Jussara Silveira, Adriana Calcanhotto, entre outros que desfrutaram da companhia do compositor ou que regravaram suas canções.

“Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar” é uma produção da Hamaca viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Segunda da Música, 16 de novembro, às 22h20.




Nenhum comentário