[News] Disputa pelo Oscar: Acompanhe o lançamento de Pureza, com Dira Paes

 

A distribuidora Downtown Filmes e as produtoras Gaya Filmes e Ligocki Entretenimento divulgam o trailer e anunciam que “Pureza” está entrando na disputa pela indicação à vaga brasileira ao Oscar de Melhor Filmes Estrangeiro. O filme, que estreia em dezembro, já coleciona sete prêmios internacionais, o que não é à toa. A história de Pureza, interpretada no filme por Dira Paes, é arrebatadora. Pureza se tornou símbolo da luta contra o trabalho escravo no Brasil e ganhou o Prêmio Antiescravidão, oferecido pela organização não-governamental britânica Anti-Slavery International. Os dados corroboram a importância do tema: somente no ano passado, 1.054 pessoas foram resgatadas em situações análogas à escravidão no país*.

Para além dos números, Dira Paes traz para a telona a emoção e a luta de uma mãe para livrar seu filho do trabalho escravo. Dirigido por Renato Barbieri, o filme foi quase todo rodado na Amazônia, em Marabá (PA), e traz no elenco Flávio Bauraqui, Matheus Abreu, Mariana Nunes, Claudio Barros e Sergio Sartório.

                            Trailer:


Prêmios

“Pureza” foi exibido no Festival do Rio de 2019 e, de lá para cá, vem sendo aplaudido em festivais pelo mundo. Veja a lista completa de prêmios abaixo:

- Melhor Filme, júri popular Mercosul no FAM 2020;

- Grande Prêmio do Público no 22º Rencontres du Cinema Sud-Américain em Marseille, France;

- Menção Honrosa no 22º Reencontres du Cinema Sud-Américain em Marseille, France;

- Menção Honrosa “Justice Matters” no FilmFestDC, 34th Washington, DC International Film Festival;

- Melhor Atriz para Dira Paes no 12th Seattle Latino Film Festival;

- Melhor Direção de Fotografia para Felipe Reinheimer no Inffinito Film Festival de Miami e NY;

- Melhor Atriz para Dira Paes no Inffinito Film Festival de Miami e NY.

 

*Dados divulgados pelo Radar da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia através do site da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Para ler a reportagem, clique aqui: https://bit.ly/361Y02f.

 

Sinopse

​Filme inspirado em episódios reais, conta a história de uma mãe, Pureza, que sai em busca de seu filho, Abel, desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Em sua busca, acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Pureza se emprega numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Escapa e denuncia os fatos às autoridades federais. Sem credibilidade e lutando contra um sistema forte e perverso, ela retorna à floresta para registrar provas.​

 

Elenco:

Dira Paes

Flávio Bauraqui

Matheus Abreu

Mariana Nunes

Claudio Barros

Sergio Sartório

 

Ficha técnica:

Direção/Direction: Renato Barbieri

Produção Executiva: Paulo Morelli

Produção/Production: Marcus Ligocki Jr

Roteiro/Screenplay: Renato Barbieri, Marcus Ligocki Jr

Ideia Original: Hugo Santarém

Fotografia/Photography: Felipe Reinheimer

Montagem/Editing: Marcelo Moraes

Música/Music: Kevin Riepl

Empresa Produtora/Production Company: Gaya Filmes, Ligocki Entretenimento

 

Sobre Renato Barbieri, diretor

Renato Barbieri é cineasta e diretor de criação da GAYA Filmes, produtora sediada em Brasília. É diretor, produtor e roteirista. Começou a dirigir em 1983, na produtora Olhar Eletrônico, em São Paulo, ao lado de Fernando Meirelles, Paulo Morelli, Marcelo Tas, Toniko Mello e Marcelo Machado, dentre outros. Foi diretor do Jornal de Vanguarda, na TV Band (1988/89). Realizou mais de 60 obras audiovisuais de relevância social e ambiental, com títulos reconhecidos e premiados, como Do Outro Lado da Sua Casa (1985); Atlântico Negro - na Rota dos Orixás (1998); A Invenção de Brasília (2001); Malagrida (2001); As Vidas de Maria (2005); Araraquara – Memórias de uma Cidade (2013); A Revolta dos Cabanos (2014); Cora Coralina - Todas as Vidas (2016); Lendas Animadas (2017); Consciencia³ (2019); Servidão (2019) e Pureza (2019), ambos sobre o trabalho escravo contemporâneo na Amazônia.

Sobre a Downtown Filmes

Fundada em 2006, a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até janeiro de 2020, a Downtown Filmes lançou 147 longas nacionais, que acumularam mais de 157 milhões de ingressos vendidos e contando...

Entre os maiores sucessos da distribuidora estão “Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3”, estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”, com Ingrid Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, “Os Farofeiros” com Mauricio Manfrini e Cacau Protásio, “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Monica Martelli, “Cine Holliúdy 1 e 2” e “Simonal”.




Nenhum comentário