Novidades

[News] As damas do cinema francês

Falar sobre Anna Karina, Jeanne Moreau, Catherine Deneuve e Isabelle Huppert é fundamental quando o assunto é cinema francês. As atrizes fazem parte da história do movimento cinematográfico na França, assim como os Irmãos Lumiére, a Nouvelle Vague e cineastas como Jean Renoir, René Clair, François Truffaut e Jean-Luc Godard. Elas tornaram-se símbolos da sétima arte francesa e foram além das fronteiras, colaborando com diretores como o alemão Wim Wenders, o dinamarquês Lars von Trier e o norte-americano Wes Anderson.

Catherine Deneuve começou a atuar quando tinha apenas 13 anos e continua até os dias de hoje. Os Guarda-Chuvas do Amor, filme de Jacques Demy que conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, foi responsável por alavancar de vez a sua carreira, tanto que a parceria com o diretor se repetiu em Duas Garotas Românticas. Outro diretor com quem colaborou mais de uma vez foi o espanhol Luis Buñuel, que assinou o roteiro e a direção de Tristana, Uma Paixão Mórbida.

Ícone não só do cinema, mas também do teatro e da moda, Jeanne Moreau trabalhou com nomes como Michelangelo Antonioni, Orson Welles e o cineasta brasileiro Cacá Diegues. Jeanne estrelou diversos filmes do movimento do cinema francês conhecido como Nouvelle Vague. Jules E Jim - Uma Mulher Para Dois, de François Truffaut, e Os Amantes, de Louis Malle, são alguns deles.

Apesar da origem dinamarquesa, Anna Karina ficou conhecida como símbolo da Nouvelle Vague e protagonizou filmes de Agês Varda, Roger Vadim e Jean-Luc Godard. Entre os filmes de Godard, diretor com quem inclusive foi casada, a atriz participou de Uma Mulher É Uma Mulher, filme foi indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim, e O Bando À Parte .

Detentora de prêmios César, Globo de Ouro e BAFTA, Isabelle Huppert figura na lista de uma das mehores atrizes do cinema francês. Com Godard, trabalhou em Salve-se Quem Puder (A Vida) e Paixão, ambos indicados à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Em Elle (2016), um dos seus últimos filmes lançados, seu papel lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, entre outras inúmeras indicações.

As damas do cinema francês estão no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filme são gratuitos para novos usuários.

Os Guarda-Chuvas do Amor

Geneviève Emery é uma jovem francesa que ajuda a mãe viúva a tocar o negócio de guarda-chuvas da família e que está apaixonada pelo humilde mecânico Guy Foucher. Mesmo sem o apoio da matriarca, ela segue na relação que fica abalada quando, por uma obra do destino, Guy é convocado pelo exército.

Direção: Jacques Demy
Elenco: Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo, Anne Vernom
Alemanha. França. 1964. Musical. 88 min.
Link do Telecine

Duas Garotas Românticas

As irmãs gêmeas Delphine e Solange vivem na pequena cidade litorânea Rochefort, onde dão aulas de dança e piano. Com o sonho de ir para Paris, elas acreditam que lá fariam sucesso e conheceriam o amor verdadeiro. Mas, uma sequência de encontros e desencontros transforma a vida das irmãs.

Direção: Jacques Demy
Elenco: Catherine Deneuve, Françoise Dorléac, George Chakiris
França. 1967. Comédia. 120 min.
Link do Telecine

Tristana, Uma Paixão Mórbida

A jovem órfã Tristana é entregue aos cuidados de Don Lope, um respeitado senhor de idade. Lope fica cada vez mais obcecado pela mulher, mas a chegada do jovem Horacio abala ainda mais a relação.

Direção: Luis Buñuel
Elenco: Catherine Deneuve, Fernando Rey, Franco Nero
Espanha. França. Itália. 1970. Drama. 99 min.
Link do Telecine

Jules E Jim - Uma Mulher Para Dois

Numa das mais cultuadas obras da Nouvelle Vague, Jules e Jim são amigos que se apaixonam pela mesma mulher, Catherine. De início, ela se casa com Jules, mas, depois da Primeira Guerra Mundial, Catherine começa a amar Jim.

Direção: François Truffaut
Elenco: Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre
França. 1962. Drama. 106 min.
Link do Telecine

Os Amantes

Jeanne está cansada da vida pacata de interior e do clima melancólico de seu casamento. Em suas visitas à casa de sua amiga Maggy em Paris, ela conhece Raul, por quem se apaixona novamente. Esse novo amor dá início a um processo que pode culminar numa revolução em sua vida.

Direção: Louis Malle
Elenco: Jeanne Moreau, Judith Magre, Jean-Marc Bory
França. 1958. Drama. 91 min.
Link do Telecine

A Baía Dos Anjos

O jovem Jean é iniciado no jogo através de um amigo. Em êxtase com suas vitórias, ele decide tirar férias em Nice e tentar a sorte no cassino de lá. É quando ele conhece e começa um romance com Jackie, uma parisiense que abdicou de tudo por sua paixão pelo jogo.

Direção: Jacques Demy
Elenco: Jeanne Moreau, Claude Mann, Paul Guers
França. 1963. Drama. 79 min.
Link do Telecine

Uma Mulher É Uma Mulher

A dançarina de cabaré Angela luta para convencer o namorado Émile a ter um filho, sem sucesso. Determinada, ela busca a ajuda de Alfred, amigo de Émile, para realizar seu desejo.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anna Karina, Jean-Claude Brialy, Jean-Paul Belmondo
França. Itália. 1961. Comédia. 84 min.
Link do Telecine

O Bando À Parte

O esperto Franz se aproxima da jovem Odile durante as aulas de inglês e ela acaba revelando ao rapaz que sua patroa mantém uma grande quantia de dinheiro em sua mansão. Franz então divide a história com o amigo Arthur, e os dois se juntam para convencer Odile a participar de um roubo à residência.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anna Karina, Claude Brasseur, Danièle Girard
França. 1964. Comédia. 95 min.
Link do Telecine

Salve-se Quem Puder (A Vida)

Paul é um produtor de televisão que tem como colaboradora a ex-namorada, Denise. Sabendo da vontade da mulher de sair da cidade, Paul a leva para conhecer a casa de campo que pretende alugar. Quando Isabelle, uma prostituta de quem Paul já foi cliente, surge no local sem saber quem é o dono, a história dos três se cruzam.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Isabelle Huppert,
Alemanha. Aústria. França. Suíça. 1980. Drama. 87 min.
Link do Telecine

Paixão

Pressionado pelos produtores, o cineasta polonês Jerzy tenta rodar um documentário sobre luz e imagens na Suíça, mas o projeto começa a dar errado. Ele, então, acaba se envolvendo com Hanna e Isabelle, duas jovens locais.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Isabelle Huppert, Hanna Schygulla, Michel Piccoli
França. Suíça. 1982. Comédia. 88 min.
Link do Telecine

Um Assunto de Mulheres

Durante a Segunda Guerra, a francesa Marie Latour realiza abortos clandestinos em sua casa para sustentar os filhos. Negligenciada no casamento, ela se envolve com um amante, o que faz o marido Paul denunciar suas atividades ilegais para os nazistas. Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Direção: Claude Chabrol
Elenco: Isabelle Huppert, François Cluzet, Marie Trintignant
França. 1988. Drama. 108 min.
Link do Telecine 
 
 

 

Nenhum comentário