[News]Carolina Lumack: A mulher da Muma que impulsiona negócios de mais de 50 empreendedoras no Brasil

Carolina Lumack: A mulher da Muma que impulsiona negócios de mais de 50 empreendedoras no Brasil

As mulheres sempre foram vistas como mais delicadas e com um papel reduzido na sociedade. Há anos existem grandes movimentos para que essa visão mude,  desde 1909, data em que foi criado o Dia Internacional da Mulher - sugerido pelo Partido Socialista da América, nos Estados Unidos, com o objetivo de proporcionar a igualdade dos direitos civis e o exigir o voto feminino. 

Mas, foi só em 1975 que a data foi oficializada pela ONU e hoje é comemorada em mais de 100 países ao redor do globo. A batalha feminista por igualdade de direitos ainda está longe de ser encerrada, mas vemos mulheres assumindo cada vez mais papéis importantes nos negócios e atuando em meios antes exclusivamente masculinos.

É o caso da executiva Carolina Lumack, 35, sócia e COO da startup do setor moveleiro Muma, que nasceu com a proposta de mudar o conceito de móveis de design assinados e distribuir de forma sustentável trabalhos lindíssimos. Hoje, aproximadamente 160 designers compõem o portfólio de Muma e, desses, Carol luta diariamente para ampliar a representatividade do número de 50 negócios tocados por mulheres ou onde elas são sócias (pouco mais de 30%).



 

Apesar da baixa representatividade feminina no próprio mercado, fato é que Carol Lumack é uma pessoa de relacionamento e que faz a diferença na vida de cada uma dessas mais de 50 empreendedoras. Nascida no Recife (20/09/85), é graduada em duas universidades públicas, Design (UFPE) e Administração (UPE). Como diretora de operações da empresa, ela lidera o time de funcionários e a área de parcerias com prestadores de serviços.

E é Carolina que faz a parte mais difícil do business, a logística de entrega, o relacionamento e atendimento das demandas de  parceiros e dos clientes, pois coordena o time de SAC, e ainda a parte administrativo-financeira do negócio. Trabalhar como líder em um setor majoritariamente masculino não assusta Carolina, que com o seu bom humor lida de maneira delicada, porém assertiva, com o relacionamento com os clientes. Hoje ela é a inteligência por trás da operacionalização do transporte de todos os produtos da empresa, com o desafio de levar inclusive peças delicadas e feitas à mão por designers. 

Ela consegue levar uma escultura de leão, artesanato de barro que ganhou destaque regional e também no mundo, do pequeno município de Tracunhaém (interior do Pernambuco, a 60 km de Recife) até o sul do país, e fazê-la chegar intacta, em perfeito estado. Da mesma forma, o sofá Gael sai de Guaramirim, em Santa Catarina, para o Nordeste. Vindos de lugares remotos do Brasil ou de grandes centros, a executiva orquestra com maestria fornecedores, distribuidores e todo o ecossistema para promover a entrega de móveis de designers assinados em todo o Brasil.

Experiência é o que não falta. Anteriormente, ela foi gerente de atendimento de agência bancária (Citibank) e administrou fortunas familiares (Berkana Patrimônio). Há seis anos no quadro societário da Muma, ela é a primeira a literalmente arregaçar as mangas para resolver o que for preciso. Com 1,53m de altura e feições ainda de menina, Carolina Lumack se agiganta e movimenta negócios não só para si, mas para 160 outros empreendedores. 

Uma delas é a história da designer Maria do Carmo dos Santos, mas conhecida como Mestre Neguinha, que é filha, neta e bisneta de louceiras. Com a Muma, essa artista deu um novo rumo para expansão do trabalho de tradição familiar e agora pode vender seus produtos não só para a região de Pernambuco, onde nasceu, mas para todo o Brasil. 




Além de criar as tradicionais panelas de barro, a Mestre Neguinha produz peças inspiradoras e que contam um pouco da cultura regional. “A gente começou a se inspirar e, graças a Deus, está dando certo. Os Tamanduás e as Cabeças do homem e da mulher são as peças que eu mais faço, surgiu pela vontade mesmo”, afirma Mestre Neguinha.

“O trabalho da Muma é muito mais do que vender móveis. Buscamos conectar quem cria produtos incríveis com clientes e, também, levamos cultura de um lugar para outro do Brasil”, comenta a COO da Muma.

Outra história inspiradora e que traz muito de Brasil é a da designer Adriana de Capela. O símbolo da região de Capela, em Alagoas, é uma árvore, a jaqueira, que despertou Adriana para sua vocação como artesã. Irmã de Sil de Capela, uma das maiores artesãs do Brasil, Adriana começou a ajudar Sil em pequenas tarefas, peneirando e amassando o barro. Até que a irmã recebeu uma encomenda muito grande e precisou de Adriana para fazer pequenas jacas.

A partir daí Adriana se debruça todos os dias na produção das graciosas jacas no ateliê que divide com os artesãos de Capela, dentre eles, sua irmã e o Mestre João das Alagoas, outro expoente da arte popular brasileira. Sil, trabalhou desde muito cedo em canaviais da Zona da Mata alagoana para ajudar na criação dos 11 irmãos mais novos, dentre eles Adriana, no povoado onde morava. 

Aos 16 anos, quando decidiu fugir de casa em busca de uma vida mais digna, Sil adotou Capela como sua terra. Foi lá que nasceu sua primeira filha, Cristina, diagnosticada com autismo. Em busca de novas oportunidades para a família, a artesã participou de uma oficina para mães com filhos especiais, ministrada pelo ceramista João das Alagoas, mestre do Registro do Patrimônio Vivo do estado. Daquele em diante sua vida começou a mudar.



Hoje Sil e Adriana trabalham juntas e são duas das ceramistas mais importantes do país. Inspiradora, a trajetória de Sil foi registrada recentemente pela jornalista e escritora pernambucana Naide Nóbrega no livro: Do barro eu vim, do barro eu sou.

O que não falta na Muma são histórias para contar. O marketplace acaba viabilizando estilos de vida de mulheres mais nômades, como a brasiliense Raquel Chaves. Formada em desenho industrial pela Universidade de Brasília, a designer fez parte de seus estudos na Universitat de Barcelona e pós graduação na Bauhaus, na Alemanha. A paixão pelo design fez com que a designer fundasse em 2016 sua própria marca, a Moderno, uma produção independente e autoral, que propõe mobiliário e objetos com design leve inspirado no modernismo, traduzindo formas e cores em poesia.  

“A Muma acolhe muito bem a diversidade e nosso ecossistema abre muitas portas para novas frentes de trabalho de muitos artesãos.  Conectamos não só os consumidores com novos produtos, mas empreendedores”, declara Carolina Lumack.

A história de Suzanne Reboh é um bom exemplo disso. Formada com honra na Bezalel Academy of Arts & Design em Jerusalém, é uma das fundadoras da Reboh Design, que na Muma acabou fazendo parceria com a Iludi, o que resultou na cocriação da Coleção João-de-Barro, um conjunto da Luminária Ovo e do Jardim Oca, com suas formas inspiradas nas casinhas do João-de-barro. 




"Ressignificamos as histórias das pessoas do nosso ecossistema. Somos uma rede de parceiros que acabam se falando e isso gera novas possibilidades para nossos designers e empreendedores”, enfatiza Carolina Lumack.

Nenhum comentário