[News] Filme inédito de Betse de Paula mostra a vida e a obra de Mario Carneiro

 

Mário Carneiro, diretor de fotografia e cineasta  (Foto: Divulgação/Canal Curta!)

O sétimo longa-metragem da cineasta Betse de Paula (“Celeste & Estrela”, 2005; “Vendo ou Alugo”, 2013) mostra quem foi um dos grandes nomes do Cinema Novo, o diretor de fotografia, pintor e cineasta Mário Carneiro, morto em 2007. Ganhador do Prêmio Especial de Montagem (para Marta Luz) no Festival de Brasília 2020, o documentário “A Luz de Mário Carneiro” estreia na TV com exclusividade no canal Curta!. O filme também está disponível no Curta!On, streaming do Curta! no NOW, da Claro/NET.

O filme mergulha na história do cinema nacional a partir da obra de Carneiro, que deixou um vasto material de arquivo — até então inédito — que conta com entrevistas, pequenas experiências em 16mm, pinturas, gravuras e desenhos. O filme é estruturado por uma entrevista que o diretor de fotografia concedeu a um programa de TV. Ele próprio se define, sempre de forma sarcástica, como uma pessoa desajeitada, sobretudo por conta de sua gagueira, apesar de sua origem abastada — era filho de diplomata. Ao longo do depoimento, fala de sua trajetória de vida, de sua produção cinematográfica e conta histórias anedóticas.

Em uma produção que exalta a metalinguagem — aqui, o cinema “fala” de si mesmo através do depoimento de Carneiro —, o espectador se vê diante de um modo de fazer cinema movido a paixão e criatividade, em tempos de poucos recursos e muitas provações para a tão sonhada exibição de um filme. “Para mim, fazer um filme é como se eu estivesse trabalhando em um mural em movimento”, conta o artista, que assinou a fotografia de filmes de Domingos Oliveira, Paulo César Saraceni, Joaquim Pedro de Andrade e Glauber Rocha.

“A Luz de Mario Carneiro” é um documentário da BPP Produções Audiovisuais viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. Estreia na Quarta do Cinema, 10 de março, às 22h.




Nenhum comentário