Novidades

[News] Filmes para assistir no Dia Internacional da Mulher, no Curta! e no Curta!On

 

Mulheres presentes na programação do Curta! e Curta!On (Foto: Divulgação/Curta!)

O Canal Curta! e o Curta!On — o novo clube de documentários do Curta!, disponível no NOW da Claro/NET — se juntam às comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com uma programação especial que homenageia a força e o pioneirismo de grandes mulheres e que aborda questões sobre o movimento feminista.

No Curta!, dia 8 de março, a partir das 18h, serão exibidos episódios de séries dedicadas a elas e suas lutas: "Estados da Arte — episódio Feminismo",  "No Caminho do Bem — episódio O Feminino nas Religiões"; "Cale-se — episódio A Voz Feminina", e  "As Canções da Minha Vida — episódio Teresa Cristina". Fechando o dia, é a vez dos documentários "Clementina" — sobre a sambista Clementina de Jesus — e "My Name Is Now, Elza Soares", sobre a carioca, eleita pela rádio londrina BBC, em 1999, como a cantora brasileira do milênio. 

Já o Curta!On ganha uma pasta especial com cinebiografias de nove grandes mulheres. São elas: "Clementina"; "Cleo" — sobre a professora e imortal da Academia Brasileira de Letras Cleonice Berardinelli; "Nina Simone" — sobre a cantora, pianista e ativista dos direitos civis americanos; "Marie Curie, Além do Mito" — sobre a cientista vencedora de dois prêmios Nobel, um de química e outro de física; "Libertem Angela Davis" — sobre a filósofa e ativista norte-americana; "Zélia, Memórias do Amor" — sobre a escritora Zélia Gattai; "Movimentos do Invisível" — sobre a coreógrafa Angel Vianna; e "Maria, Não se Esqueça que Eu Venho dos Trópicos" — sobre a artista plástica Maria Martins. 

Na mesma pasta, também há dois documentários sobre questões relacionadas ao feminismo: "Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas", de Sandra Werneck, e "O Pessoal é Político", de Vanessa de Araújo Souza. Por se tratar de uma plataforma de streaming, todas as produções estarão disponíveis aos assinantes para serem vistas a qualquer momento, a partir de março.


Confira alguns destaques da programação especial do Curta!: 


Segunda-Feira – 08/03 – Programação Especial – Dia Internacional da Mulher


20h30 – "As Canções da Minha Vida" (Série) – Ep: "Teresa Cristina"


"As Canções da Minha Vida" é um grande painel da música brasileira, mostrando quais as músicas que influenciaram artistas importantes. Neste episódio, Teresa Cristina apresenta sua interpretação de "Minha História". Ela segue falando da sua relação com a música e ilustra o papo com a versão de "Travessia", famosa na voz de Milton Nascimento. Direção: Marcus Fernando. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de março, terça-feira, às 0h30 e às 14h30; 10 de março, quarta-feira, às 08h30; 13 de março, sábado, às 19h10; 14 de março, domingo, às 10h15.


21h – "My Name is Now, Elza Soares" (Documentário)


Um filme com a cantora Elza Soares, ícone da música brasileira, numa saga que ultrapassa o tempo, espaço, perdas e sucessos. Elza e seu espelho, cara a cara, nua e crua, ao mesmo tempo frágil e forte, real e sobrenatural, uma fênix, que com a força da natureza transcende e canta gloriosamente. Direção: Elizabete Martins Campos. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 09 de março, terça-feira, às 1h e às 15h; 10 de março, quarta-feira, às 09h; 13 de março, sábado, às 22h30; 15 de março, domingo, às 0h45.

22h30 – "Clementina" (Documentário)


O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço e os cantos religiosos vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro-brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas. Direção: Ana Rieper.  Duração: 75 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de março, terça-feira, às 2h30 e às 16h35; 10 de março, quarta-feira, às 10h30; 13 de março, sábado, às 13h05; 14 de março, domingo, às 20h05.


Confira alguns destaques da programação especial do Curta!On:      


"Marie Curie, Além do Mito" (Documentário)


A física polonesa Marie Skłodowska Curie foi um dos maiores nomes da ciência, sendo sobretudo pioneira entre as mulheres cientistas. Este documentário acompanha a sua vida, desde o nascimento, na Varsóvia de 1867, até a sua morte — por anemia aplástica, uma doença geralmente causada por exposição à radiação. Entre as suas conquistas estão a descoberta da radioatividade e os elementos químicos polônio e rádio, o que lhe rendeu dois prêmios Nobel — um de Física, em 1903, e outro de Química, em 1911. Ela foi a primeira mulher a ganhar esse prêmio, e, até hoje, é a única pessoa condecorada com o Nobel em dois campos distintos da ciência. Por trás dessa lenda da ciência, estava uma pessoa discreta, que precisou vencer barreiras em uma sociedade em que mulheres eram predestinadas a serem donas de casa. Direção: Michel Vuillermet.  Duração: 52 min. Classificação: 10 anos. 


"Cleo" (Documentário)

Cleonice Berardinelli é uma das maiores intelectuais brasileiras. Imortal da Academia Brasileira de Letras, ela foi a primeira brasileira a escrever uma tese sobre Fernando Pessoa e é uma das principais referências no estudo das obras desse autor, de Luís de Camões e de Gil Vicente. Dona Cleo, como gosta de ser chamada, deu aula de Literatura Portuguesa por mais de meio século, inclusive a alunos ilustres como Zuenir Ventura e Ana Maria Machado, hoje também imortais da ABL. A sua energia vital parece inesgotável, e, aos 103 anos, Dona Cleo ainda nos presenteia com poemas recitados de cor. Direção: Guilherme Begué.  Duração: 57 min. Classificação: Livre. 

"Libertem Angela Davis" (Documentário)


O documentário retrata a vida de Angela Davis, uma jovem professora universitária nascida no Alabama e conhecida pelo seu interesse na defesa dos direitos humanos. Ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970, ela entra para a lista das dez pessoas mais procuradas do FBI e se torna a mulher mais caçada dos Estados Unidos. Direção: Shola Lynch.  Duração: 101 min. Classificação: 12 anos. 


"Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas" (Documentário)

"Mexeu com uma, mexeu com todas" é um dos gritos de protesto das mulheres que tomaram conta das ruas no Brasil e se organizaram em redes sociais para fazer frente ao machismo e ao conservadorismo. Por meio de depoimentos de mulheres que passaram por situações de violência, o documentário revela que, apesar de conquistas legais, a mulher ainda permanece em situação de vulnerabilidade. Entre outras depoentes, estão Maria da Penha, Joanna Maranhão, Luiza Brunet e Clara Averbuck. Direção: Sandra Werneck.  Duração: 70 min. Classificação: 12 anos. 

"O Pessoal é Político" (Documentário)

O documentário "O pessoal é político" retrata a Segunda Onda Feminista no Brasil, com destaque para os anos de 1975 a 1985, período instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década Internacional da Mulher. No longa, são evocados fatos e acontecimentos como: a participação das mulheres na luta armada contra o regime militar; a participação brasileira na Primeira Conferência Mundial sobre as Mulheres, na Cidade do México; a publicação dos primeiros periódicos feministas; a militância de mães e esposas no Movimento Feminino pela Anistia; e, por fim, o legado que essas mulheres corajosas e precursoras deixaram para os dias atuais, como a Lei do Divórcio, o novo Código Civil e a reforma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Direção: Vanessa de Araújo Souza Duração: 53 min. Classificação: Livre.


Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 


O Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.




Nenhum comentário