[News] “A Peste”, ópera composta durante a pandemia de COVID-19 por Cyro Delvizio, chega ao YouTube

                                             



Frente à situação inusitada e desafiadora que o novo Corona Vírus impôs à humanidade, obrigando-a a isolar-se para contê-lo, foi necessário mudar desde pequenos hábitos pessoais a cadeias produtivas inteiras. Na área cultural, assim ocorre com a ópera brasileira, expressão artística reconhecida por sua alta qualidade e alto potencial reflexivo. Por iniciativa própria, seis músicos (três cantores e três instrumentistas) se uniram para buscar um novo caminho possível: o de fazer uma montagem completamente remota de uma ópera inédita, cantada em português, com linguagem musical extremamente comunicativa e completamente relacionada ao momento atual. Assim nasce “A Peste”, opereta com música e libreto de Cyro Delvizio - um dos mais destacados violonistas, compositores e pesquisadores de sua geração - composta durante a pandemia e sobre um tema a ela relacionado. Provavelmente, a obra é a primeira com tais características, revelando-se um registro musical singular do momento pelo qual estamos passando.


Com curta duração (cerca de 30 minutos) e poucos participantes (três cantores, três instrumentistas e equipe de produção), a primeira parte da opereta já está disponível no YouTube (https://youtu.be/0Gk3CCFwdFQ), um vídeo “com tela dividida” gravado por cada músico em sua própria residência. Além do próprio Cyro Delvizio no violão, participam da montagem a soprano Manuelai Camargo, o tenor Guilherme Moreira, Leonardo Thieze como narrador e baixo (voz), o flautista Lincoln Sena e o violoncelista Paulo Santoro. Os músicos estão em campanha de financiamento coletivo para lançarem, em outubro, a segunda parte (www.kickante.com.br/campanhas/peste-uma-opereta-line-sobre-pandemia).


A narrativa traça paralelos com o momento atual da humanidade, porém ambientada na Síria. Um Príncipe está retornando a Damasco após viagem diplomática, cantando sobre sua futura glória quando for coroado Sultão. Porém, logo enfrentará um grande dilema: após dar carona a uma velha senhora, ele descobre que ela é a Peste em pessoa justamente quando chegam aos portões de Damasco. A partir daí, o Príncipe se vê dividido entre seu instinto de autoproteção e seu sonho de ser o futuro Sultão, refletindo também sobre sua consideração por seu povo e sua cidade.


 


“A Peste” – Primeira Parte - https://youtu.be/0Gk3CCFwdFQ


Campanha de Financiamento Coletivo para Segunda Parte


www.kickante.com.br/campanhas/peste-uma-opereta-line-sobre-pandemia


 


FICHA TÉCNICA – A PESTE


Libreto/Composição Cyro Delvizio


 


Intérpretes


A Peste (soprano): Manuelai Camargo


Príncipe (tenor): Guilherme Moreira


Narrador: Leonardo Thieze


Sultão (baixo): Leonardo Thieze


Flauta: Lincoln Sena


Violoncelo: Paulo Santoro


Violão: Cyro Delvizio


 


Técnica


Captado por: cada um em sua casa


Edição de áudio e vídeo: Cyro Delvizio


Setembro de 2020

                               


 


Nenhum comentário