[News] Exposição ¨O ordinário Rafael Sica¨ lança catálogo oficial na Caixa Cultural do Rio de Janeiro


A exposição O ordinário Rafael Sica lançará catálogo oficial no próximo dia 21 de novembro (quarta-feira), às 18h30, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Estarão presentes no lançamento os curadores e artistas Weaver Lima e Fábio Zimbres. Após o lançamento os dois realizarão a palestra “A Curadoria de exposições de Histórias em Quadrinhos” em que falarão sobre o trabalho de Rafael Sica e as particularidades da curadoria para exposições de histórias em quadrinhos. Os catálogos serão distribuídos gratuitamente ao público presente. Entrada franca com distribuição de senhas uma hora antes, sujeito à lotação do cinema.
A mostra conta com mais de 200 obras e traçam um panorama da carreira de Rafael Sica, quadrinista e ilustrador gaúcho, considerado um dos principais nomes das histórias em quadrinhos da atualidade. A exposição fica em cartaz até 23 de dezembro de 2018. Rafael Sica é dono de um traço único, que preza a riqueza de detalhes em uma narrativa silenciosa, mas extremamente contundente. Grande parte de sua obra é composta por quadrinhos sem textos, característica encarada por muitos críticos como um dos grandes diferenciais de seu trabalho. A ausência dos diálogos se mostra como uma abertura à interpretação do leitor: “Existe uma narrativa, mas é gráfica, visual. Exige que o leitor complete o trabalho", explica Sica. "Fui tirando o texto das tiras, diminuindo o número de palavras, fui me dando conta de como isso potencializava as interpretações.”
A produção de Rafael Sica traz questionamentos sobre o modo de vida do indivíduo urbano. Suas tiras são minicontos que fogem do óbvio e da piada, e, com um diferenciado tom surrealista, trazem críticas às neuroses das grandes cidades e à massificação das pessoas afogadas na rotina pós-moderna.

Sobre os debatedores:
Weaver Lima (CE) 
Artista, curador e produtor cultural.
Coordena a MONSTRA uma produtora especializada em arte independente.
Iniciou sua produção artística publicando fanzines no “Seres Urbanos”, grupo que se tornou uma referência nacional. Em 2015, foi lançada a coletânea “Seres Urbanos – Antologia do Quadrinho Underground Cearense” eleita a melhor publicação de HQ 2015, no Prêmio Miolo(s) - Biblioteca Mário de Andrade (SP). Como artista participou de diversas mostras coletivas individuais no Brasil, Portugal e Itália. Desde 2011 realiza o “RASTRO” um projeto de arte itinerante que circula por cidades do interior do Ceará. Enquanto curador realizou diversas mostras ligadas a cultura dos quadrinhos e fanzines: “Luiz Sá - 100 anos”, Centro Cultural Banco do Nordeste (CE, 2007); “Mário Mendez - O Mestre da Caricatura”, Espaço Cultural Correios (CE, 2008); “Monstra Comix” - Um recorte da produção contemporânea independente de histórias em quadrinhos, Sobrado Dr. José Lourenço - SECULT (CE, 2009); “HQ-CE” exposição permanente que traça um panorama da produção de histórias em quadrinhos no Ceará de 1930 a 2010, Gibiteca de Fortaleza - SECULTFOR (CE, 2010); Produção e curadoria da exposição “O Ordinário Rafael Sica”, CAIXA Cultural Fortaleza e Rio de Janeiro (2018).

Fabio Zimbres

Quadrinista, editor, artista visual e curador

Trabalha como autor e editor de quadrinhos desde a década de 1980. Publicou seus trabalhos em veículos nacionais e no exterior - Jornal A Folha de São Paulo, revistas Chiclete com Banana, Strapazin (suíça), Now (EUA), entre outras. É autor dos livros Feliz, Música para Antropomorfos  e Vida Boa.

Foi editor da Animal – publicação cultuada como uma das mais importantes revistas de quadrinhos do Brasil.

Como artista participou de diversas mostras coletivas individuais no Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, China, Espanha, Itália e Suíca.

Enquanto curador realizou diversas mostras ligadas a cultura dos quadrinhos e fanzines, dente as quais destacamos: Flávio Colin (RS, 2002); Desenhos Nunca Vistos (RS e MG, 2002 ); Transfer  - arte urbana e cultura alternativa (RS, 2008 e SP, 2010); Desenhomatic LTDA (Japão, 2017); A Cidade em Quadrinhos na Bienal de Quadrinhos de Curitiba (PR, 2018). Assistência de curadoria para a exposição “O Ordinário Rafael Sica”, CAIXA Cultural Fortaleza e Rio de Janeiro (2018).


Incentivo à cultura

A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências


Serviço:
Lançamento do catálogo e palestra com o curador Weaver Lima e com o artista Fabio Zimbres

Entrada franca com distribuição de senhas uma hora antes

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2

Data: 21 de novembro de 2018 (quarta-feira)

Horário: das 18:30h às 20:30h

Classificação indicativa: 14 anos

Capacidade: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)


Exposição O ordinário Rafael Sica

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1 (Endereço:  Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro -Metrô e VLT: Estação Carioca)

Visitação: 23 de outubro a 23 de dezembro de 2018

Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Entrada franca

Classificação indicativa: 14 anos

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (21) 3980-3815

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal



Nenhum comentário