[News] Com Chay Suede, ¨Rasga, coração¨de Jorge Furtado, divulga trailer


"Rasga Coração", de Jorge Furtado ("Real Beleza", "Meu tio matou um cara"), já tem cartaz e trailer oficiais. O longa é uma adaptação da peça homônima escrita no início dos anos 1970 por Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), o Vianinha. O filme, com roteiro de Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, é uma produção Casa de Cinema de Porto Alegre em coprodução com Globo Filmes e Canal Brasil. A Sony Pictures assina a distribuição. O longa teve première na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, foi exibido no Festival do Rio, na mostra Première Brasil, e estreia dia 6 de dezembro nos cinemas.
“Rasga Coração” conta a história de Manguari Pistolão (Marco Ricca), militante anônimo, que depois de quarenta anos de lutas vê o filho Luca (Chay Suede) acusá-lo de conservador. Sem dinheiro para fechar o mês, sofrendo com as dores de uma artrite crônica, e num crescente conflito com Luca, Manguari passa em revista seu passado, e se vê repetindo as mesmas atitudes de seu pai. Intercalando fragmentos de vários momentos da vida de Manguari, o filme atravessa quarenta anos da vida política brasileira.
O elenco conta ainda com Luisa Arraes, Drica Moraes, George Sauma, João Pedro Zappa ("Gabriel e a Montanha", "Boa Sorte"), que faz a versão jovem do papel de Marco Ricca, além de Anderson Vieira, Nelson Diniz, Duda Meneghetti, Kiko Mascarenhas, Fábio Enriquez e Cinândrea Guterres.
Com o título emprestado de uma canção de Anacleto de Medeiros, "Rasga coração" é a última peça de Vianinha, que a concluiu em 1974, já debilitado por um câncer no pulmão. Ele nunca chegou a vê-la no teatro. Além de censurada, teve sua encenação e publicação proibidas e mesmo assim recebeu o primeiro prêmio no concurso do SNT, por unanimidade da banca, sendo liberada pela Censura apenas cinco anos depois.
"Rasga Coração" tem produção executiva de Nora Goulart, direção de fotografia de Glauco Firpo, direção de arte de Fiapo Barth e William Valduga, direção de produção de Bel Merel e Glauco Urbim, figurinos de Rô Cortinhas, caracterização de Britney, música original de Maurício Nader e montagem de Giba Assis Brasil. As filmagens ocorreram em Porto Alegre no final de 2017.

SINOPSE:
"Rasga Coração" é uma adaptação da peça de Oduvaldo Vianna Filho e conta a história de Manguari Pistolão (Marco Ricca), militante anônimo que depois de quarenta anos de luta pelo que considera novo e revolucionário, vê o filho Luca (Chay Suede) acusá-lo de conservador, antiquado e anacrônico. Contando o dinheiro para fechar o mês, sofrendo com as dores de uma artrite crônica e num crescente conflito com o filho, Manguari passa em revista seu passado e se vê repetindo as mesmas atitudes de seu pai. A partir de uma relação entre pai e filho, o filme conta a história de um país partido.

ELENCO:

Marco Ricca - Manguari

Drica Moraes - Nena

Chay Suede - Luca

George Sauma - Lorde Bundinha

João Pedro Zappa - Manguari jovem

Luisa Arraes - Mil

Anderson Vieira - Camargo Velho

Nelson Diniz - 666

Duda Meneghetti- Nena Jovem

Kiko Mascarenhas - Castro Cott

Fábio Enriquez - Castro Cott Jovem

Cinândrea Guterres – Talita


FICHA TÉCNICA:

Da obra de Oduvaldo Vianna Filho

Direção: Jorge Furtado

Roteiro: Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno

Produção Executiva: Nora Goulart

Produtor Associado: Guel Arraes

Diretor de Fotografia: Glauco Firpo

Diretor de Arte: Fiapo Barth e William Valduga

Figurinos: Rosângela Cortinhas

Diretor de Produção: Bel Merel e Glauco Urbim

Montagem: Giba Assis Brasil

Técnico de Som: Rafael Rodrigues

Música Original: Maurício Nader

Desenho de Som: Kiko Ferraz

Produção: Casa de Cinema de Porto Alegre

Coprodução: Globo Filmes, Canal Brasil

Distribuição: Sony Pictures

Gênero: Drama

Duração: 115 Minutos

DIRETOR: JORGE FURTADO
Diretor e roteirista dos longas "Houve Uma Vez Dois Verões" (2002), "O Homem Que Copiava" (2003), "Meu Tio Matou Um Cara" (2005), "Saneamento Básico, O Filme" (2007), "O Mercado De Notícias" (2014), "Real Beleza" (2015) e "Quem É Primavera Das Neves" (2017). Dirigiu também vários curtas metragens premiados no Brasil e no exterior, como "O Dia Em Que Dorival Encarou A Guarda" (1986), "Barbosa" (1988), "Ilha Das Flores" (1989), "Esta Não É A Sua Vida" (1991), "Ângelo Anda Sumido" (1997), e "O Sanduíche" (2000). Para a TV Globo, dirigiu a série "Cena Aberta" (2003), a minissérie "Luna Caliente" (1998), "Decamerão" (2010), as três temporadas de "História Do Amor" (2011/ 2012/2013), e os telefilmes "Homens De Bem" (2011) e "Doce De Mãe" (2012). Este último originou a série em 14 episódios "Doce De Mãe" (2014) e rendeu dois prêmios Emmy Internacional: Melhor atriz, para Fernanda Montenegro, em 2013, e Melhor Série de Comédia, em 2015. Seus últimos trabalhos para televisão são as séries "Mister Brau" e "Sob Pressão", ambas da TV Globo. Jorge Furtado é um dos sócios fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre.

PRODUÇÃO: CASA DE CINEMA DE PORTO ALEGRE
A Casa de Cinema de Porto Alegre ganhou em 2015 o Emmy Internacional de Melhor Comédia pela série Doce de Mãe. A Casa de Cinema de Porto Alegre foi criada em 1987 por um grupo de cineastas do sul do Brasil. Em 30 anos, a Casa já produziu mais de uma centena de filmes, vídeos, programas de TV e séries. Nossos parceiros e clientes incluem empresas como TV Globo, Globosat, RBS TV, Canal Futura, Canal Brasil, Canal Curta!, a britânica Channel 4, a alemã ZDF, HBO Latin America, as fundações norte-americanas Rockefeller e Macarthur, as distribuidoras Columbia, Elo Company, Imagem Filmes, Espaço Filmes, Fox e a produtora argentina 100 Bares.  A estratégia da Casa de Cinema de Porto Alegre é produzir conteúdo exclusivo com relevância social, com foco no desenvolvimento artístico e cultural.Produções selecionadas: Ilha das Flores (curta, 1989), 3 Minutos (curta, 1999), O Homem que Copiava (longa, 2003), Antes que o Mundo Acabe (longa, 2009), Doce de Mãe (série de televisão, 2014), O Mercado de Notícias (documentário, 2014). Cidades Fantasmas (documentário, 2017 – vencedor É Tudo Verdade).

COPRODUÇÃO: GLOBO FILMES
Desde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 250 filmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a filmografia contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, documentários, dramas e aventuras, apostando na diversidade e em obras que valorizam a cultura brasileira. A Globo Filmes participou de alguns dos
maiores sucessos de público e de crítica como, ‘Tropa de Elite 2’, ‘Minha Mãe é uma Peça 2’ – com mais de 9 milhões de espectadores -, ‘Se Eu Fosse Você 2’, ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’, ‘Getúlio’, ‘Carandiru’ e ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.

COPRODUÇÃO: CANAL BRASIL
O Canal Brasil tem um papel fundamental na produção e coprodução de longas-metragens, história que começou em 2008 com “Lóki – Arnaldo Baptista”, de Paulo Henrique Fontenelle, que mostrou a vida do eterno mutante. Em 2018, o canal ultrapassou a marca de 300 coproduções realizadas. Sair do campo da exibição e partir também para feitura fez com que o Canal Brasil atingisse em poucos anos uma importância imensurável dentro do cenário do cinema brasileiro recente. Entre os longas recém coproduzidos estão “Animal Cordial” de Gabriela Almeida; “Aos Teus Olhos”, de Carolina Jabor; “Canastra Suja” de Caio Soh; “Tungstênio” de Heitor Dhalia; “Berenice Procura” de Allan Fiterman; “Ferrugem” de Aly Muritiba; “Benzinho” de Gustavo Pizzi e “10 Segundos para Vencer” de José Alvarenga Jr.

DISTRIBUIÇÃO: SONY PICTURES
Com presença marcante no mercado nacional,  a Sony Pictures distribuiu  e/ou coproduziu no Brasil, 22 dos 25 filmes nacionais lançados na década de 90, momento da retomada. Em 2018, através do investimento em inúmeras produções, apostando em novos talentos e diferentes gêneros ao longo dos últimos anos, a Sony chega à marca de mais de 60 filmes nacionais distribuídos e/ou coproduzidos, entre eles: "Deus é Brasileiro", "O Auto da Compadecida", "Carandiru", "Cazuza", "2 Filhos de Francisco", "Saneamento Básico", "Meu Nome Não é Johnny", "Chico Xavier", "Xingu", "Tainá", "Confissões de Adolescente" e "Um Tio Quase Perfeito".


Nenhum comentário