[News] Artista Plástico Wolnei Macena é a atração do Casarão CBTur em noite de inauguração.

 Artista Plástico Wolnei Macena é a atração do Casarão CBTur  em noite de inauguração.



 

Wolnei Macena é um artista plástico brasileiro, natural de São Paulo – SP, que iniciou  sua  carreira pelas artes cênicas em 1978, na Escola de Teatro Macunaíma e na dança na Escola Municipal de Bailados de SP, onde atuou como bailarino em várias Companhias de Dança, como: Cia Casa Forte, Cisne Negro, Ballet Teatro do Bexiga, Cia de Ópera Paulista,  Canvas Cia, Cia. Quasar, Vitor Costa Cia. de Tango, Elísio Pitta, Clyde Morgan,  entre outros.

Desde então , surgiram as primeiras reflexões e possibilidades criativas que viriam ser transcritas nos meus traços.

 

Em 1984, surgem, os primeiros traços, embora sentir-se imaturo,  mas já mostrando uma direção na forma de laboratórios, que vão dos papéis, as paredes, uma compulsão por registrar as impressões daquilo que vinha da percepção inconsciente e as vezes inconsequente das pessoas e do mundo a sua volta e no âmbito das artes visuais.

 

Experimentando as tintas, lápis, pincéis, misturando materiais de todos os tipos, volume e tamanhos, pesquisando o movimento no meu corpo-espaço surgiam as imagens que foram sendo registrada nas telas, refletindo personagens, as suas roupagens, seus cenários e paisagens. Como autodidata, desenvolveu uma técnica pessoal e única.

 

O artista plástico não parou por ai, foi fundador da marca "artnaesfera" Negócios com Arte, onde desenvolvo estampas, peças de decoração com traços temáticos.

 

Em  2000, expôs seus trabalhos em feiras, eventos de arte e como peças de decoração de ambientes, desenvolvendo trabalhos para espaços teatrais, como cenários e elementos cênicos para peças e espetáculos de dança.

Como  designer gráfico, criou logomarcas, desenvolvendo a identidade visual da plataforma de arte e cultura E-Fórum Artes e Ideias em 2020 e do projeto AFROSSÀ em 2021, além de temas para estilistas e para moda em geral.

No mesmo ano,  realizou a exposição virtual guiada “Entre Faces” no espaço expositório GARAGE Cênica dentro do Espaço Cultural Canto dos Reis através da plataforma digital E-Fórum Arte e Ideias.

 

Em 2021, expôs seus trabalhos na Feira de Artes – Shopping Center 3 e na Espaço Bem Augusta, ambos em São Paulo. Seu trabalho têm curadoria de Tânia Reis

 

“O movimento me impulsiona desde sempre, desde o meu surgimento nesse mundo, quando tive que optar entre o cordão umbilical em meu pescoço e dançar a vida. Minha existência brota do movimento. Observar os “moveres” variados, nas ruas, na vida, nas artes... Sigo registrando minhas percepções e minhas impressões de tudo que se move, e na vida tudo se move!” , diz Wolnei Macena.

 

Agora, em 2022, sua exposição “Habitat – Um lugar para se Viver!”, fará parte da inauguração do Casarão CBTUR, um projeto idealizado pela Câmara Brasileira do Turismo através da fundadora e presidente da Associação Ruthinea de Carvalho , que atua na área do turismo há 11 anos e dirigindo a CBTur, já alcançou mais de 10 mil homenagens e premiações agregando aos apoiadores selo de responsabilidade – Prêmio The Best CBTur aos melhores do ano, eleitos pelo um juri composto e pela opinião pública.

O projeto Casarão CBTur contará com um sala cultural em artes visuais . artesanato, escultores brasileiros pretendendo estender para um salão musical , sala de podcast, workshops, sarais e, programa de TV que promoverão o turismo brasileiro anualmente.

O artista Wolnei Macena é a atração do Casarão CBTur ocupando corredores e uma sala com suas obras, que ficarão expostas até o dia 28 de maio.

Na cerimônia de inauguração o evento contará com uma performance na qual Wolnei Macena dança: "Salsa chá, inspiracion!".

 

A performance também acontecerá em outras datas, a serem divulgadas oportunamente, ao longo do período em que suas obras ficarão expostas no Casarão CBTUR.

 

 

 

Ficha técnica

 

Título da Exposição: "Habitat – Um lugar para se Viver!” de Wolnei Macena

Curadoria e relacionamento: Tânia Reis

Textos: Wolnei Macena

Revisão de Textos: Renata Campos

Hair design: Jackson Araújo

Performance:"Salsa chá, inspiracion!"

Performer: Wolnei Macena

Assessor administrativo e jurídico: Paulo Orlando

Produção Executiva: Renata Campos / Com Arte Produções Artísticas

Nenhum comentário