[News]Escritora aborda inteligência emocional entre crianças em livro infantil

 Escritora aborda inteligência emocional entre crianças em livro infantil




‘As Incríveis Aventuras de Nirobe na Terra do Não' de Janine Rodrigues fala sobre os sentimentos e as emoções das crianças e suas relações com o não

Se para os adultos lidar com os sentimentos e emoções é um desafio, imagine como as crianças se sentem ao perceberem as primeiras sensações de raiva, tristeza, ansiedade e, além de tudo, a relação com o temido ''não''?  ‘As incríveis Aventuras de Nirobe na Terra do Não’, escrito por Janine Rodrigues e publicado pela Piraporiando traz afeto e criatividade ao abordar a inteligência emocional,que é a capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com os próprios sentimentos e os dos outros, habilidade muito importante para o desenvolvimento socioemocional principalmente na infância. 

Com ilustrações de Bruna Assis Brasil, o livro conta a história de Nirobe, um garoto esperto e atrevido, que convive com todos os sentimentos – felicidade, tristeza, medo, coragem, respeito e a inteligência –, porém resiste compreender e se relacionar com o “Não” que, não é um sentimento, mas que tinha o poder de fazer sentir muitas coisas. 

``Há muito tempo, num lugar muito, mas muito perto daqui, era possível enxergar os sentimentos. Eles andavam por aí, para cima e pra baixo. A Felicidade era risonha e magricela. A Tristeza andava sempre calada e adorava ficar escondida. O Medo vivia fugindo da Coragem, que insistia em ser sua amiga. O Respeito e a Inteligência viviam grudados. Companheiros inseparáveis. E no meio de todos os sentimentos, um deles era o mais incompreendido. Era o Não. Que nem era exatamente um sentimento. Mas tinha o poder de fazer as pessoas sentirem muitas coisas. Nirobe, um garoto esperto e atrevido, convive com todos os sentimentos. Curioso e afoito, ele tenta driblar o Não e assim fazer tudo o que quer mas, acaba descobrindo que o Não nem sempre é o que lhe parece.''

Janine Rodrigues, autora do livro e fundadora da Piraporiando, começou a escrever a história ainda na infância e concluiu durante a pandemia. Ela percebeu que nesse período de isolamento social as crianças também passaram a sofrer mais com frustrações, tristeza, ansiedade, perdas, entre outros sentimentos. Janine tem uma dinâmica de relacionamento direto com as crianças, resultante do trabalho em escolas, espaços de cultura e famílias, percebe que contar e ler histórias é de fato algo poderoso para uma comunicação mais afetuosa com os pequenos. 

“Investir no desenvolvimento da inteligência emocional na infância pode contribuir para termos adultos mais confiantes e uma sociedade melhor”, destaca a autora que chega à sétima obra publicada, com livros em 16 países.

Nenhum comentário