Novidades

[News]“Você Não É Um Soldado”, produção Elo Company, Mistika e Snack, no festival Hot Docs - maior do gênero na América do Norte

“Você Não É Um Soldado”, produção Elo Company, Mistika e Snack, 

no festival Hot Docs - maior do gênero na América do Norte

 

Dirigido por Maria Carolina Telles, o filme traz a tona o debate sobre luto, jornalismo e paternidade por meio das fortes imagens do fotógrafo de guerra André Liohn 

 

André Liohn em cena do documentário “Você Não É Um Soldado”

Crédito: Elo Company

 

O documentário “Você Não É Um Soldado”, produzido pela Elo Company e Rede Snack, com co-produção da Mistika, foi um dos títulos selecionados para a 28ª edição do Hot Docs, renomado festival internacional destinado ao gênero documentário que acontece anualmente no Canadá e um dos poucos que qualifica os vencedores ao Oscar. A estreia do filme no Brasil está prevista para o segundo semestre de 2021. 


O longa-metragem foi realizado principalmente com gravações e arquivos do fotógrafo André Liohn, brasileiro vencedor do prêmio mundial The Robert Capa Gold Medal Award 2011, que passou mais de 15 anos em coberturas de guerra. Profissional com créditos na imprensa global, como New York Times, Liohn sempre com a câmera nas mãos, registrou em vídeo diversos momentos da cobertura dos conflitos dos rebeldes contra o regime de Muamar Kadafi, na Líbia, e a ofensiva do exército iraquiano contra o ISIS em Mosul, no Iraque. 


Primeiro longa-metragem internacional da diretora Maria Carolina Telles, “Você Não É Um Soldado” se aprofunda na relação do fotógrafo com a perda de colegas e a possibilidade da própria morte para o exercício da profissão. O paralelo entre as imagens dos conflitos e os diálogos com os filhos, conduzem a reflexões sobre a transformação da função do correspondente de guerra no jornalismo atual e da própria relação com a família e os traumas vividos.


“O documentário é uma ode à sobrevivência e ao amor e é o meu suspiro anti-guerra. É também uma forma de falar sobre a superação do luto”, ressalta a diretora. 


Aleksei Abib, co-diretor e roteirista, completa: "É uma história de pai e filha. Um segredo de ressurreição no deserto da vida”. 


“‘Você Não É Um Soldado’ é um filme que carrega a coragem de André Liohn além do risco da proximidade do conflito. A coragem de abrir sua intimidade e permitir uma visita a obscuridades de alguém que convive com a morte”, explica André Antunes, produtor executivo do longa. 


"Parece um filme de guerra, mas é sobre um conflito interno. Parece um filme narrado em terceira pessoa, mas é contado em primeira. Parece um filme ficcional, mas é um documentário. Parece um filme de ação, mas é um convite à reflexão. ‘Você Não É Um Soldado’ é um filme único, não se parece com nada”, argumenta Vitor Knijnik, produtor do longa. 


Para Ruben Feffer, compositor, a música de “Você Não É Um Soldado”, assim como a linguagem narrativa, vai na contramão dos filmes tradicionais de guerra. “Não temos grandes marchas triunfais, nem uma orquestra grandiosa. Temos momentos de melancolia, de dor, de solidão, vários ‘climas sonoros’. Escolhemos elementos étnicos orientais para ajudar a nos transportar ao universo que estamos vendo. A linda voz da jovem e talentosíssima cantora e compositora Nina Maia (que também compôs a canção “The Lowest Point” especialmente para o filme) dialoga com o olhar da narradora e diretora do filme. A presença dessa energia feminina implícita e explícita contribui para que a trilha consiga ter uma identidade única e própria, assim como o próprio filme em si”, conta Feffer. 


“O projeto foi desenhado desde o início para um alcance global. O debate sobre o futuro do jornalismo é um dos grandes temas do século XXI, inclusive trazido à tona também por outra de nossas produções, o telefilme ‘A Verdade da Mentira’ sobre fake news. Além disso, André Liohn é um homem ‘sem terra’ e ‘sem raízes’, nascido no Brasil em situação difícil, cidadão norueguês e com filhos na Itália, sua casa é no Iraque e na guerra. Vivemos um momento da humanidade com mais de 80 milhões de deslocados (fonte UN) e com guerras, fome e pandemia os números só crescem. O mundo de André é cruel, porém o filme nos traz também uma visão poética e de esperança por meio de imagens de sua intimidade com os filhos e da lente feminina da diretora Carol Telles. O projeto foi apresentado no pitching do Sunny Side of the Doc, em 2020, e agora inicia sua carreira de visibilidade global. Já temos compradores interessados e estamos muito orgulhosos do resultado”, conta Sabrina Nudeliman Wagon, CEO da Elo Company.  


A 28ª edição do Hot Docs acontece entre os dias 29 de abril e 09 de maio, de forma virtual, assim como a última edição, em 2020.


Sinopse

Prestes a perder o pai, a diretora Maria Carolina Telles faz um retrato do premiado fotógrafo de guerra André Liohn. Um homem dividido entre seu trabalho nas zonas de combate e a tentativa incansável de ser um pai presente. Através das suas lentes, uma história de sobrevivência e luto, vida e morte.


Sobre a Diretora

Maria Carolina Telles é showrunner, diretora, roteirista e jornalista. Liderou as produções da Elo Company, onde criou e dirigiu a série docureality “Desafio Impossível” para Natgeo, a série documental Brasil de Imigrantes para History Channel, e o documentário A Verdade da Mentira. Na Discovery Networks supervisionou mais de 40 produções. Dirigiu e formatou programas para Disney, FOX, Turner, Rede Globo, Rede Record, Tv Bandeirantes e SBT, como Big Brother Brasil, Rio Ink e Aeroporto - Área Restrita.


Elo Company

A Elo Company desenvolve e produz conteúdo de qualidade, histórias únicas e poderosas voltadas para o mercado global. Com atuação no mercado audiovisual internacional desde 2005, dedicou-se à comercialização de mais de 500 filmes e séries brasileiras. Desde 2017 ampliou seu escopo para o desenvolvimento e produção. Em 2019, desenvolveu e produziu o reality show Desafio Impossível em coprodução com a NatGeo; a docussérie Brasil de Imigrantes para o History Channel; e o programa de variedade Trace Trends sobre diversidade e cultura afro urbana, da rede multimídia francesa Trace, veiculado nos canais Rede TV e Trace Brazuca. Em 2020 estreou o documentário A Verdade da Mentira em plataformas de VOD e no History Channel, e desenvolveu uma série documental para o Discovery Channel. Atualmente desenvolve um longa-metragem de ficção com a Warner Bros., 2 longas-metragens autorais para festivais internacionais e 2 séries ficcionais.


Rede Snack

A Snack é a maior rede brasileira de social video. Ela cria, produz, desenvolve e distribui conteúdo original multiplataforma (YouTube, Facebook, Instagram, Tik Tok, Linkedin, SVODs), e possui 3 unidades de negócio. Snack Originals - Divisão de canais e perfis próprios com conteúdos bem diversificados: cultura, fofocas, futebol, teen, comportamento, etc. Essa divisão tem mais de 7 mil vídeos publicados e já capturou mais de 15 milhões de inscritos. Canais em destaque: Ok!OK!, Futebol Raiz, Ilha de Barbados, Nosso Canal e Casa do Saber.  Amazing Pixel - Uma rede de canais de parceiros multivertical. A  Amazing oferece suporte de produção, comercialização e interlocução com as plataformas. Atualmente são mais de 35 canais nesta divisão, que faz mais de 260 milhões de minutos assistidos por mês. Snack Brands -  Serviços de criação, produção, mídia e inteligência de dados para marcas. Tem como missão fazer as marcas pensarem e agirem como creators nas redes sociais. Responsável pelo canal Coisa Nossa (Guaraná Antarctica) , o mais influente do Brasil e terceiro no mundo, Pra Fazer Mais (Banco Pan), B King (Budweiser), Tá Explicado (Estácio de Sá), Canal da Lu (Magalu) entre outros.


Místika

Fundada em 2011 e administrada pelos irmãos Marcelo Siqueira e Ariadne Mazzetti, a MISTIKA assina mais de 100 projetos para cinema e TV ao longo de sua existência. Os sócios contam com a experiência de duas décadas dedicadas a projetos audiovisuais e lideram uma equipe de talentos altamente qualificados que fazem da MISTIKA uma das mais respeitadas finalizadoras do país. Anualmente, apoia dezenas de festivais / LABs de cinema no Brasil, estimulando a difusão e a alta qualidade técnica das produções nacionais.Estruturada na paixão dos sócios pelo audiovisual, a MISTIKA tem como principal objetivo a magia da Transformação: Transformação de Idéias em Projetos; de Material Bruto em Premiadas Produções; de Clientes em Amigos.



Ultrassom Music Ideas

A Ultrassom Music Ideas foi fundada por nosso diretor musical Ruben Feffer, pianista e arranjador de formação com uma larga experiência em trilhas para conteúdo e cinema, produtor musical e compositor premiado e reconhecido internacionalmente, com destaque para a trilha sonora do longa metragem “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar de Melhor Animação, filme praticamente sem diálogos, cuja narrativa é contada totalmente pela música. 

Nossa equipe e parceiros inclui engenheiros de gravação e de mixagem, produtores musicais, instrumentistas, artistas de foley e cantores de grande destaque no mercado musical audiovisual, além de uma equipe completa e experiente de atendimento e coordenação. PR/RobertaPerri

Nenhum comentário