[News]#ZiriguidumEmCasa festeja 70 anos de carreira de Dóris Monteiro


#ZiriguidumEmCasa festeja 70 anos de carreira de Dóris Monteiro


Festival, que começou na primeira semana de isolamento, é finalista em duas categorias do Prêmio Profissionais da Música


Cláudio Lins - Crédito Alexandre Moreira

 

A 20ª edição do Festival #ZiriguidumEmCasa festeja os 70 anos de carreira da cantora Dóris Monteiro. O festival vai ao ar nesse sábado, 27 de março, às 20h no canal de Ziriguidum no Youtube.


Dóris Monteiro - Crédito Leandro Arraes

 

Como de costume, Claudio Lins abre a noite, dessa vez dividindo cena com o pianista Roberto Bahal, e recebe um time plural. Passam pelo programa nomes como os de Joyce Moreno, Marcos Valle, Patrícia Alví, João Cavalcanti, Roberta Sá, Marcos Sacramento, Carol Saboya, Ricardo Silveira, Moyseis Marques, Oswaldo Gusmão, Dani Coimbra, Sargaço Nightclub, Sônia Delfino, Pilar e o Quarteto Linha representado por Alex Amorim e Stênio Carvalho. A festa também inclui depoimentos da cantora Claudette Soares, do jornalista Rodrigo Faour e da própria homenageada.



                       Marcos Sacramento

 

Pioneiro na organização de festivais de lives durante o isolamento social, #ZiriguidumEmCasa foi uma iniciativa de Claudio Lins com o jornalista Beto Feitosa e começou na primeira semana de pandemia, quando os teatros foram fechados. O Festival seguiu com adesão de Ana Paula Romeiro e Maria Braga na produção.



                            Dani Coimbra

 

#ZiriguidumEmCasa também foi pioneiro na preocupação de buscar uma remuneração para os artistas, abrindo uma conta para colaborações espontâneas do público durante as lives.  Nessa edição, por sugestão da própria Dóris, metade da verba arrecadada será destinada para o Retiro dos Artistas. As doações voluntárias podem ser feitas através do QR Code que vai estar no vídeo durante a exibição dos artistas ou pelo link https://pag.ae/7WZY1-N9t.


João Cavalcanti - crédito Flora Pimentel

 

O Festival já apresentou nomes como Leila Pinheiro, Baby do Brasil, Emanuelle Araújo, Biquíni Cavadão, Marcos Valle, George Israel, Benito di Paula, Pedro Luis, Roberta Campos, Roberta Sá, Zé Renato, Pedro Luis e Isabella Taviani. Artistas como Ivan Lins, Joyce Moreno, Lucinha Lins e Jane Duboc estrearam no formato live no festival que também se esforça em descobrir e valorizar novos nomes.

 

#ZiriguidumEmCasa está entre os finalistas em duas categorias do Prêmio Profissionais da Música: Festival de Música Independente e Festival de Música Online.

**

 

SOBRE DÓRIS MONTEIRO

 

Dóris começou a cantar ainda adolescente em programas de rádio e lançou seu primeiro disco em 1951. O sucesso levou Dóris para o cinema e TV e, em 1965, ela ganhou a disputada faixa de Rainha do Rádio.

 

Mas sua voz suave já era predestinada para as bossas que ganhariam o país anos depois. Sempre atenta, Dóris gravou compositores ainda iniciantes como Tom Jobim, Dolores Duran e Sidney Miller. Nos anos 1960, "com a técnica vocal mais amadurecida, Doris mergulhou de vez em um repertório moderno, cheio de charme e suingue", define o jornalista, produtor, historiador e crítico musical Rodrigo Faour.

 

Sem se prender a rótulos e sempre com um canto moderno e suingado, a década de 70 aproxima Dóris da turma do samba-rock e da pilantragem, com discos de grande sucesso. Além das gravações solo, nessa década Dóris também gravou uma série de quatro álbuns ao lado do cantor Miltinho. Essa fase é hoje cultuada por pesquisadores e colecionadores no Brasil e no exterior – que nas últimas décadas descobriram pérolas de sua discografia.

 

Dóris segue na ativa fazendo shows e gravando. Seu lançamento mais recente é um álbum gravado ao vivo ao lado das amigas Claudette Soares e Eliana Pittman: “As divas do sambalanço”, lançado em 2020.

 

**

20º Festival #ZiriguidumEmCasa – Dóris Monteiro

com Carol Saboya, Claudette Soares, Claudio Lins, Dani Coimbra, João Cavalcanti, Joyce Moreno, Marcos Sacramento, Marcos Valle, Moyseis Marques, Oswaldo Gusmão, Patrícia Alví, Pilar, Quarteto Linha, Ricardo Silveira, Roberta Sá, Roberto Bahal, Rodrigo Faour, Sargaço Nightclub e Sônia Delfino.

Sábado, 27/03 às 20h

No canal de Ziriguidum no Youtube: http://tinyurl.com/tvziriguidum


PR/Romeiro

Nenhum comentário