[News] Poemúsica - Festival de Bolso de Música Brasileira

 
Imagine o perfeito encaixe entre palavra e som. Imagine o encontro das composições oferecidas pelo canto de Áurea Martins, pelo violão de Joyce Moreno, pela voz de Zé Renato e pela criação inconfundível de Guinga com as palavras de alguns dos maiores poetas da literatura brasileira, como Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade e Manual Bandeira. Esse lugar, idílico, porém verdadeiro, é o "POEMÚSICA - Festival de Bolso de Música Brasileira" que, a partir do início de abril estará disponível na rede / na internet. O evento, aprovado em edital promovido pela SECEC RJ, conta com patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

"POEMÚSICA - Festival de Bolso de Música Brasileira", como antecipa o nome, é um pequeno festival de música brasileira e poesia a ser realizado pela Planetário Produções Culturais, tendo como palco o Teatro Sonora, um precioso espaço para as artes no interior do Estado, no bucólico distrito de Conservatória (Valença/RJ), que é conhecida como a "cidade das serestas".

Composto por oito atrações - quatro shows musicais e quatro performances poéticas - cujas apresentações serão gravadas, sem público presente, em áudio e vídeo e posteriormente disponibilizadas gratuitamente no YouTube, no canal da Planetário Produções. O projeto tem à frente a produtora cultural, jornalista, poeta e podcaster Flávia Souza Lima. Como legado, além dos oito vídeos referentes às apresentações musicais e poéticas, o POEMÚSICA apresenta também dois conteúdos extras, em formato de mini-documentário, com depoimentos dos participantes: um dedicado à música e o outro à poesia, com cerca de 20 minutos cada.

PROJETO - Esse pequeno festival de música brasileira tem como viés um olhar sobre a fundamental produção musical do Século XX, especialmente a bossa nova (anos 1950/60), -- que é o estilo musical brasileiro mais internacionalmente difundido e historicamente relevante --, as canções surgidas entre os anos 1970/80 e a virada para o Século XXI, através de seus próprios criadores: é esse o mote do projeto "POEMÚSICA - Festival de Bolso de Música Brasileira".

MÚSICA - O projeto tem foco principal nas apresentações em formato intimista (voz e instrumento, em formato solo ou de duo), de nomes com relevância histórica, que contribuíram para que o Brasil e, mais especificamente o Rio de Janeiro, através da bossa nova, entrassem no mapa da música mundial: Áurea Martins, Joyce Moreno e, mais recentemente, Zé Renato, um mestre da tradição da canção brasileira, assim como Guinga, o genial compositor e instrumentista. Valle, legítimo representante e criador da bossa nova, em vibrante fase de produção ainda hoje. Joyce e Guinga, herdeiros diretos da bossa e Zé Renato, um descendente musical de todos eles, seja por seu trabalho como integrante do grupo Boca Livre, seja por sua carreira solo.

POESIA - Dentre as obras poéticas abordadas a serem apresentadas, estão as de Manuel Bandeira; Ferreira Gullar; Carlos Drummond de Andrade; Cecilia Meireles, que serão trazidas por performances de poetas contemporâneos, como Christovam de Chevalier (Gullar) e Paulo Sabino (Drummond), além de Patricia Palumbo (jornalista e radialista, cujo podcast Peixe Voador divulga literatura e poesia), além de Juliana Maia, cantora, compositora, escritora e agente cultural com forte atuação na cena local de Conservatória, que vai interpretar algumas obras criadas a partir de poesias, com melodias de Fagner, Dolores Duran e Maysa. Todos eles conversam ao final de suas performances com Flávia Souza Lima (coordenadora do projeto e poeta natural de Volta Redonda/RJ).

Serviço

POEMÚSICA: PEQUENO FESTIVAL DE MÚSICA BRASILEIRA


Período de gravação*: de 02 a 06 de março (*não haverá público presente)

Local: Teatro Sonora, Conservatória/RJ

Artistas participantes: Áurea Martins (com o violonista Lucas Porto), Joyce Moreno (voz e violão, com participação de

Tutty Moreno), Guinga (voz e violão, com participação da cantora Cíntia Graton), Zé Renato (voz e violão).

Poetas participantes: Christovam de Chevalier (Ferreira Gullar), Paulo Sabino (Carlos Drummond de Andrade), Patricia

Palumbo (Manuel Bandeira), Juliana Maia (Cecilia Meireles) - entrevistas à Flávia Souza Lima

Transmissão: YouTube - a partir de 01 de abril

Canal: Planetário Produções [ http://bit.ly/PoemusicaFestival ]

Acesso gratuito

Duração de cada apresentação musical: 70 minutos cada (aproximadamente)

Duração de cada performance poética: 30 minutos cada (aproximadamente)

Mini-documentários: música (20 minutos aproximadamente); poesia (20 minutos aproximadamente)




Nenhum comentário