[News]Andréa del Fuego participa do projeto Cem anos de Clarice, do PUCRS Cultura

Andréa del Fuego participa do projeto Cem anos de Clarice, do PUCRS Cultura



Escritora compartilha com o público sua relação com a obra de Clarice Lispector 

No dia 06 de novembro, a escritora e jornalista Andréa del Fuego participa do projeto Cem anos de Clarice, promovido pela PUCRS Cultura em homenagem ao centenário de Clarice Lispector (Tchetchelnik, 10 de dezembro de 1920 – Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977).  Todas as quartas e sextas-feiras, por meio do Instagram e do Canal da PUCRS no YouTube, serão lançados vídeos onde personalidades da literatura brasileira falam sobre o impacto da obra de Clarice em suas leituras e produções. 

Com publicações que incluem romances, novelas, contos, literatura infantil e crônicas, com mais de duzentas traduções para mais de dez idiomas, Clarice Lispector é considerada um dos maiores nomes da literatura brasileira. Dona de um silêncio denso, que ganhou o adjetivo “lispectoriano”, tinha uma personalidade misteriosa. Em matéria disponível no Delfos Digital, Caio Fernando Abreu afirma: “Quem conheceu Clarice sabe: ela não era mesmo muito deste mundo”; acrescenta, ainda, que “Na obra, na vida, foram muitas as lendas e mistérios deixados por Clarice Lispector”. Partindo do olhar de diferentes escritoras e escritores, o projeto Cem Anos de Clarice monta uma cartografia apaixonada de sua obra enigmática e arrebatadora, encerrando com uma live no dia 10 de dezembro - data oficial do aniversário da escritora. 

Sobre a convidada 

Andréa del Fuego nasceu em São Paulo, em 1975. É escritora, formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Publicou a trilogia de contos Minto enquanto posso (2004), Engano seu (2007) e Nego fogo (2009), além dos livros infanto-juvenis Sociedade da Caveira de Cristal (2013), Quase caio (2008) e Irmãs de pelúcia (2010). Ganhou o prêmio Literatura Para Todos, do Ministério da Educação, com a novela Sofia, o cobrador e o motorista. Além disso, é autora dos romances Os Malaquias (2010), que ganhou o Prêmio Saramago de literatura, e As Miniaturas (2013). Tem livros traduzidos na Alemanha, Itália, França, Israel, Romênia, Suécia, Portugal e Argentina. Ministra oficinas de escrita criativa e, atualmente, pesquisa a obra de Raduan Nassar na área da Filosofia (USP). 

 

Serviço 

O quê? Cem anos de Clarice: a paixão segundo Andréa del Fuego 

Quando? 06 de novembro 

Que horas? às 12h 

Onde? Canal da PUCRS no YouTube e Instagram PUCRS Cultura. 

PR/Edu

Nenhum comentário