[News] Série documental “Amores Cubanos” estreia no Canal Brasil


Alice de Andrade reencontra casais entrevistados no casting do curta “Luna de Miel” (1992), para contar suas histórias de amor, em um período turbulento da história de Cuba

Em 1992, na seleção de personagens para seu primeiro curta documentário, Alice de Andrade entrevistou 40 casais prestes a se casar. 80 rapazes e moças apaixonados falaram à cineasta de seus amores, sonhos e esperanças, com uma franqueza extraordinária. Na época, pouco depois da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), apesar do implacável racionamento, o governo permitia que os noivos comprassem bebidas e comida para suas festas de casamento. A eles também era concedido o direito de passar 72 horas em lua de mel em hotéis de luxo, que na época reservados somente aos turistas. Quase três décadas depois, “Amores Cubanos” reencontra alguns desses casais, juntos ou separados, em Havana ou mundo afora, para contar suas histórias de amor, tendo como pano de fundo as transformações que a sociedade cubana atravessa. A atração estreia no Canal Brasil na segunda, dia 09/11, às 17h30.

A série narra a busca da diretora por seus personagens ao redor do planeta, e cada episódio se concentra na história de vida e amor de um casal, compondo um mosaico de destinos que revela a história recente da ilha. Confrontados com suas imagens e palavras da época, em vídeos gravados às vésperas de seus casamentos, 27 anos atrás, os personagens irão navegar entre risos e emoções, revelando histórias de vida surpreendentes, em um país que não se parece com nenhum outro, num contraponto instigante com o globalizado mundo contemporâneo.

Amores cubanos mostra o que ficou, o que ruiu e o que brotou da Cuba revolucionária, atravessando a névoa do preconceito, desarmando rachas entre ‘direita’ e ‘esquerda’, mirando no coração do espectador.


Amores Cubanos (2020) (13 x 25’)
 
INÉDITO e EXCLUSIVO
 
Direção: Alice de Andrade
Classificação: 10 anos
Estreia: Segunda, dia 09/11, às 17h30.
Horário: Segunda, às 17h30.
Alternativos: quinta, às 13h30 e sexta, às 07h. 
 
 

 


Nenhum comentário