[News] Com patrocínio da Petrobras, Feira do Livro de Porto Alegre terá mais de 50 atrações infanto-juvenis

 

Contação de histórias, oficinas, sessões de autógrafos e conversas com autores e ilustradores são algumas das mais de 50 atrações para crianças e adolescentes na 66ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A programação infantil do evento, que começa nesta sexta-feira (30/10) e vai até 15/11, conta com o patrocínio da Petrobras. As atividades da feira, tradicionalmente realizadas na Praça da Alfândega, serão totalmente on-line e gratuitas. A programação completa pode ser conferida no site feiradolivropoa.com.br.

Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam da feira, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades.

A Petrobras tem focado seus patrocínios culturais na primeira infância, que vai de zero até os 6 anos. Diversas pesquisas reforçam que nesta fase se desenvolvem as habilidades cognitivas fundamentais que vão durar para toda a vida. Além disso, o cérebro da criança tem um enorme poder de absorção, sendo território fértil e aberto para as práticas artísticas, educativas e culturais. Assim, investir na Primeira Infância é possibilitar a evolução de competências essenciais para uma criança, tendo em vista que nessa fase são vividas experiências e descobertas que são levadas para o resto da vida e podem transformar realidades.

O diretor de Relacionamento Institucional da Petrobras, Roberto Ardenghy, participará da abertura de mesa redonda com o presidente da Câmara Rio Grandense do Livro, Isatir Bottin. Na sequência, serão debatidos desafios da produção de eventos literários com a participação da diretora de cultura e educação da FLIP, Izabel Costa Crimelli e Cassio Felipe Immig, representante da 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul.

Participação da Orquestra Petrobras Sinfônica

Música e literatura estarão unidas no dia 08/11, às 11h, quando a Orquestra Petrobras Sinfônica lançará o livro "Maestro Batutinha e seus amigos da Orquestra Petrobras Sinfônica", voltado para a musicalização infantil e que inova trazendo imagens em QR Code que acionam os sons dos instrumentos musicais. Serão autografados 30 exemplares pelos autores, Ricardo Petracca (texto) e Maurizio Manzo (ilustrações).

A Orquestra, que transita pelo clássico, mas também pelo pop, rock e mundo infantil, realizará um concerto especial para Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 14/11, às 11h, quando tocará "A Arca Sinfônica", em que revisita "A Arca de Noé", de Vinicius de Moraes. A apresentação será transmitida ao vivo.

A Orquestra Petrobras Sinfônica é composta por mais de 70 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. Reconhecida como uma das principais orquestras do Brasil e da América Latina, tem a característica de ser administrada por seus próprios músicos e de buscar sempre inovar em seus concertos. O projeto conta com o apoio da Petrobras, que incentiva projetos de cultura nas áreas de Música, Artes Cênicas, Audiovisual e Múltiplas Expressões.




Nenhum comentário