[News] "Thriller", de Michael Jackson, completa seu 35º aniversário

Dia 2 de dezembro, a primeira transmissão do clipe de “Thriller”, de Michael Jackson, na MTV, completou o seu 35º aniversário.

Nenhum outro curta-metragem musical gerou tanto entusiasmo e chamou tanta atenção; prova é que, após mais de três décadas e meia, todos ainda o compartilhamos como uma lembrança coletiva. Um historiador escreveu que “Thriller é o Cidadão Kane dos curtas”. Thriller, de Michael Jackson, continua a ser o único videoclipe a ser incluído na elite do National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos EUA. 

Após superar os recordes da MTV com "Billie Jean" e "Beat It", Michael revolucionou ainda mais a produção de vídeos musicais com este épico filme de 14 minutos em filme 35mm, legitimando como uma completa inovação artística e consolidando o lugar de Michael na história cultural como pioneiro de uma nova forma de arte.

O emblemático filme venceu três MTV Awards, dois AMAs e um Grammy.  Uma eterna favorita, a música “Thriller” voltou ao ranking Hot 100 em 20 de novembro de 2018, ocupando a posição 31, a mais alta desde 7 de abril de 1984.

Imagens disponíveis aqui - http://www.mjthriller.net/

FATOS SOBRE O THRILLER:

O curta-metragem Thriller foi escrito por John Landis e Michael Jackson e dirigido por Landis, tendo sido filmado em Los Angeles em outubro de 1983.  Amigos de Michael, como Marlon Brando, Fred Astaire, Rock Hudson e Jackie Kennedy Onassis fizeram questão de visitar o set.

A música faz parte do álbum Thriller, o mais vendido de todos os tempos, com performance de Michael Jackson e música e letra de Rod Temperton.   “Thriller” foi o 7º e último single do álbum, e o clipe fez com que o álbum estourasse as vendas.

Em uma exibição privada em novembro de 1983, a Vanity Fair escreveu “A classe mais alta compareceu... no histórico Crest Theatre, com capacidade para 500 pessoas: Diana Ross, Warren Beatty, Prince, Eddie Murphy. Catorze minutos após o início, o público estava de pé, aplaudindo e chorando, ‘Mais um! Mais um!’ e Eddie Murphy gritou “Mostre mais uma vez!” E eles mostraram.”

Michael Jackson’s THRILLER 3D estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2016 e tornou-se o primeiro clipe musical lançado em IMAX 3D em setembro deste ano.

722MM Visualizações Totais no Youtube
Primeiro clipe musical gravado em filme
Primeira estreia mundial de um clipe musical realizada pela MTV
Primeiro clipe musical a chegar às telonas
Primeiro (e único) clipe musical a ser introduzido no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso dos EUA
Primeiro clipe musical a inspirar uma coreografia de dança viral
Primeiro clipe musical a ser lançado em IMAX 3D
A música “Thriller” voltou ao ranking Hot 100 em 20 de novembro de 2018, ocupando a posição 31, a mais alta desde 7 de abril de 1984
## de visualizações do vídeo oficial no Youtube
Inspirou o maior flash mob (reconhecido pelo Guinness): 13.597 fãs realizaram a coreografia de Thriller na Cidade do México em agosto de 2009
“Thriller foi o Cidadão Kane dos curtas,” afirmou Joe Vogel, historiador da música.

Nenhum comentário