[News] Natal no CCBB


Uma aventura natalina contada e cantada ao som de sanfona e rabeca e que narra a saga de um grupo de pastores a caminho de Belém para comemorar o nascimento de Jesus é o tema de “Uma árvore para o Natal”. A história abre a programação do “Natal Brasileiro” no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro nos dias 8 e 9 (sábado e domingo), às 18 horas, e será contada de forma lúdica, com bonecos, adereços e jogos interativos.  Até 23 de dezembro, além de contações de histórias, haverá apresentação do Coral do Centro de Música Jim Capaldi e da peça “Noite Feliz” da Cia Pequod.

Em “Uma árvore para o Natal” o contador de histórias Joaquim de Paula conta em 50 minutos a saga de um grupo de pastores que, ao saber do nascimento de Jesus, resolve peregrinar até o local para lhe homenagear. A viagem vira uma aventura, pois se perdem no caminho. Quando chegam em uma pequena gruta em Belém, constroem uma torre no formato de árvore e depositam os muitos presentes arrecadados em oferecimento ao nascimento de Jesus. O evento acontecerá na sala 26, no 4o andar do CCBB.

Nos dias 15 e 16, às 18 horas, Ilana Pogrebinschi apresenta “Contos de Paz” , histórias com o espírito natalino e que de maneira lúdica falam da fraternidade entre os seres humanos, os reinos da natureza e a esperança de um mundo melhor. A contadora utiliza bonecos, música e a participação do público que, no último conto, será personagem da história. Canções natalinas tradicionais serão tocadas ao violão e flauta transversa. O evento terá duração de 50 minutos e será realizado na sala 26/4º andar.

Entre os dias 17 e 21 de dezembro, o CCBB realiza o Bazar #CompartilheCultura e Ação da Cidadania que vai trocar catálogos de exposições que fizeram parte da sua programação nos últimos anos por um quilo de alimento (arroz, feijão, açúcar, óleo, macarrão ou farinha). A iniciativa acontece em colaboração com o Natal Sem Fome da ONG Ação da Cidadania, projeto que já beneficiou 15 milhões de pessoas em todo o Brasil. Entre os catálogos disponíveis, estão os das exposições Entre Nós, India!,  Siron Franco, Picasso e a Modernidade Espanhola, Movie-se, Impressionismo: Paris e a Modernidade, Queremos Miles, Pasolini, Cai Guo-Qiang, Lusa Matriz Portuguesa, Mondrian e outros. As trocas serão feitas no hall da biblioteca, no 5º andar, das 10h às 20h.

Continuando a programação do projeto “Natal Brasileiro” O coral Centro de Música Jim Capaldi, formado por crianças e adolescentes moradores de comunidades cariocas e integrantes do projeto social da Fundação São Martinho apresentará canções natalinas populares na rotunda do CCBB, às 14 horas nos dias 22 e 23 (sábado e domingo). O grupo se apresentou recentemente no show do Roger Waters, quando fez coro em "Another brick in the wall", sucesso do Pink Floyd.

A peça “Noite Feliz”, um musical que usa o teatro de bonecos para contar a história do nascimento de Jesus, será apresentada pela Cia Pequod, às 16 horas, nos dias 22 e 23 (sábado e domingo), no Teatro I.  Músicos e cantores interpretam canções criadas especialmente para o espetáculo que narra os fatos desde o casamento de Maria e José até a fuga da Sagrada Família para o Egito, sempre com graça e leveza. Nesta remontagem específica para a programação no CCBB, o humor é o elo entre as referências culturais da época e alguns aspectos atuais de cultura pop.

Já a Cia do Solo apresenta nos dias 22 e 23 (sábado e domingo), às 18 horas, duas histórias: “Pastoril Brincantes” e “A menina da Caixa de Fósforos”. A primeira narra o nascimento do menino Jesus inspirada no pastoril, folguedo popular de origem portuguesa e bastante difundido no nordeste brasileiro. Utiliza instrumentos musicais como violão, cavaquinho, acordeon e percussões diversas enquanto dois contadores dividem a narrativa por meio da palavra, do canto e de belíssimas imagens em nanquim da ilustradora Fran Junqueira.

A segunda história apresenta o conto do escritor Hans Christian Andersen sobre uma menina que tenta vender fósforos na noite de Natal, mas só recebe desprezo e indiferença dos transeuntes até que decide usar o calor da imaginação para conseguir tudo que deseja. A encenação tem duração de 50 minutos e ocorrerá no 4º andar – sala 26.



Serviço:
Natal Brasileiro e Bazar #CompartilheCultura e Ação da Cidadania
De 08 a 23/12 (sábados e domingos) - Contação de histórias: Em Cantos e Contos de Natal - Sala 26 - 4º andar - 18h

De 17 a 21/12 (segunda, quarta, quinta e sexta) - Bazar #CompartilheCultura e Ação da Cidadania - Biblioteca - 9h às 21h

Dias 22 e 23/12 (sábado e domingo) - Coral Centro de Música Jim Capaldi - Rotunda - 2º andar - 14h

Dias 22 e 23/12 (sábado e domingo) - Espetáculo "Noite Feliz" (Cia Pequod) - Teatro I - térreo - 16h

Local: CCBB Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)

Ingressos Espetáculo "Noite Feliz" e Contações de Histórias: Entrada franca – distribuição de senhas 1 hora antes na bilheteria do CCBB.

Bazar: 1kg de alimento (arroz, feijão, açúcar, óleo, macarrão ou farinha) por 1 catálogo.

Classificação indicativa: Livre



Nenhum comentário