[News] Diretores Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, participam de sessão especial de ‘Tinta Bruta’ no Rio de Janeiro


Grande vencedor do Festival do Rio, filme estreia dia 6 de Dezembro em mais 20 cidades brasileiras
 “TINTA BRUTA”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, grande vencedor do Festival Internacional de Cinema do Rio, terá estreia especial com a presença dos diretores. A sessão seguida de debate com os diretores Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, acontece da 06 de dezembro, às 19h, no Espaço Itaú Botafogo. Os ingressos poderão ser adquiridos no na bilheteria do cinema.
Com produção da Avante Filmes, coprodução da Besouro Filmes e distribuição da Sessão Vitrine Petrobras, o filme conta a história de Pedro (Shico Menegat), um jovem que tenta sobreviver em meio a um processo criminal, à partida de irmã e única amiga e aos olhares que recebe sempre que sai na rua. Sob o codinome GarotoNeon, Pedro se apresenta no escuro do seu quarto para milhares de anônimos ao redor do mundo, pela internet. Com o corpo coberto de tinta, ele realiza performances eróticas na frente da webcam. Ao descobrir que outro rapaz (Bruno Fernandes) de sua cidade está copiando sua técnica, Pedro decide ir atrás do mesmo.
Segundo Filipe, o projeto foi inspirado em outra produção da dupla. “O filme surgiu de uma vontade de falar sobre despedidas, raiva e resistência. Inicialmente a narrativa veio de um curta-metragem nosso, ‘Quarto Vazio’, mas durante o processo de escrita muito se modificou”, afirma o diretor. 
Os diretores explicam como funciona a parceria, que já foi realizada em trabalhos anteriores, como “Beira-Mar”, na série “O Ninho” e diversos curtas-metragens: “Nosso processo é bastante coletivo. Fazemos tudo juntos, desde a escrita do roteiro, os ensaios, decupagem, até durante as gravações e no acompanhamento da pós-produção. Temos bagagens muito semelhantes (ambos somos também atores, por exemplo), mas alguns focos distintos que, quando combinados, acreditamos que contribuem para o nosso trabalho”, revela Filipe.
TINTA BRUTA” teve estreia no Festival de Berlim, onde levou o Teddy Awards, e passou por mais de 45 festivais mundo afora.

SINOPSE:

Enquanto responde a um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.

Trailer:

FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon
Produção: Avante Filmes
Coprodução: Besouro Filmes
Produtores: Filipe Matzembacher, Jessica Luz e Marcio Reolon
Produtora executiva: Jessica Luz
Diretor de fotografia: Glauco Firpo
Diretora de arte: Manuela Falcão
Montador: Germano de Oliveira
Desenho de som e mixagem: Tiago Bello e Marcos Lopes
Trilha Sonora original: Felipe Puperi
Elenco principal: Shico Menegat, Bruno Fernandes, Guega Peixoto, Sandra Dani e Frederico Vasques

LISTA DE FESTIVAIS:

World Premiere: Berlin IFF 2018 - Panorama
Guadalajara IFF 2018 - Premio Maguey
BFI Flare 2018
Wicked Queer: The Boston LGBT FF 2018
Queergestreift FF 2018
Skopje FF 2018
Lovers FF 2018
OUTshine FF Miami 2018
TEDDY Screenings, Paris 2018
Cinema Museum London 2018
Gay FF Freiburg 2018
Pink Apple FF 2018
Orlando Festival 2018
Mix Mexico 2018
Inside Out Toronto LGBT FF 2018
Transilvania IFF 2018
TLVFest 2018
Puerto Rico Queer FF 2018
Seattle IFF 2018
Molodist Kyiv IFF 2018
Sydney FF 2018
Frameline 2018
Ciclo Rosa FF 2018
Taipei FF 2018
Gay Filmdays Bielefeld 2018
International Queer Showcase Nuevo León 2018
Cinecitta’ Queer FF 2018
Bangkok LGBT+ FF 2018
Outfest Los Angeles 2018
Filmrauschpalast Berlin 2018
New Horizons IFF 2018
Gaze International LGBT FF 2018
Melbourne IFF 2018
Vancouver Queer FF 2018
Reel Affirmations Monthly LGBTQ Film Series 2018
Hong Kong Lesbian & Gay FF 2018
Athens IFF 2018
Shanghai Queer FF 2018
Bari International Gender FF 2018
Luststreifen FF 2018
Adelaide FF 2018
Vinokino LGBT FF 2018
QCinema IFF 2018
LesGaiCineMad 2018
MIX Copenhagen 2018
Chicago International Film Festival 2018
42a Mostra Internacional de Cinema
Festival Internacional de Cinema do Rio

PRÊMIOS:

- Festival do Rio: Melhor Filme, Melhor Roteiro para Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, Melhor Ator para Shico Mengat, Melhor Ator Coadjuvante para Bruno Fernandes e Prêmio Petrobras de Cinema
- Teddy Award for Best Queer Feature Film - Berlin IFF 2018
- CICAE Prize - Berlin IFF 2018
- Premio Maguey for Best Film - Guadalajara IFF 2018
- Best Narrative Film - Wicked Queer: Boston LGBT FF 2018
- Best Feature Film; Ottavio Mai Award - Lovers FF 2018
- Young Jury Award - Lovers FF 2018
- Special Mention of Sunny Bunny Competition Jury - Molodist Kyiv IFF 2018
- Best International Narrative - Outfest Los Angeles 2018
- Special Mention - Queer Lisboa 2018 

SOBRE OS DIRETORES

Filipe Matzembacher (Porto Alegre, 1988) e Marcio Reolon (Porto Alegre, 1984) são roteirista e diretores. A dupla se conheceu quando cursava Produção Audiovisual na PUCRS, e desde então trabalham juntos. Em 2010 fundaram sua produtora, Avante Filmes. São ainda professores de atuação e curadores de dois festivais de cinema. Marcio também é ator, tendo participado de diversos filmes e peças de teatro. Em 2015 lançaram seu primeiro longa-metragem, "BEIRA-MAR", que estreou na mostra Forum do Festival de Berlim, e foi premiado melhor filme do Festival do Rio na mostra Novos Rumos. Em 2018 lançam seu segundo longa-metragem, "TINTA BRUTA", na mostra Panorama do Festival de Berlim. 

SOBRE AVANTE FILMES

Sediada em Porto Alegre, a Avante Filmes é uma produtora fundada em 2010, focada na produção de conteúdo para cinema e televisão. Após diversos curtas-metragens, em 2015 a produtora lançou seu primeiro longa-metragem, "Beira-Mar", na 65a Berlinale - Forum. O filme foi vencedor do prêmio de Melhor Filme - Novos Rumos no Festival do Rio, Prêmio Especial do Júri Maguey no Festival de Cinema de Guadalajara, dentre outros, e lançado comercialmente em diversos países. Em 2016 finalizou a minissérie "O Ninho", exibida em diversos países e, assim como Beira-Mar, também dirigida por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. Além do trabalho de produção de conteúdo, a produtora é responsável pelos eventos CLOSE - Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual e Diálogo de Cinema. Atualmente, além do lançamento de “Tinta Bruta” na Berlinale - Panorama, a Avante Filmes produz os longas-metragens “Barões Detrás do Morro”, de Germano de Oliveira e “Encontro no fim dos dias”, de Daniel de Bem e Daiane Marcon.

SOBRE BESOURO FILMES

Com base em Porto Alegre e foco na produção de conteúdo, a Besouro Filmes foi criada em 2006 e trabalha em parceria com outras empresas e diretores, buscando uma identidade única em suas obras. Entre seus trabalhos mais recentes, além do longa-metragem Tinta Bruta de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, lançou a série O Ninho dos mesmos realizadores e o longa de estreia de Ismael Caneppele, Música para quando luzes se apagam, premiado no 50° Festival de Cinema de Brasília. Ainda para 2018, prepara o documentário 5 Casas de Bruno Gularte Barreto, agraciado com o prêmio IDFA Bertha Fund. 

SOBRE A SESSÃO VITRINE PETROBRAS

Cada filme da Sessão Vitrine Petrobras tem pelo menos uma sessão diária com horário fixo, nos mesmos cinemas de mais de 20 cidades. Os filmes ficam em cartaz por no mínimo duas semanas em cada cidade. A intenção é que uma programação mensal e um horário fixo tornem-se um referencial e criem um público cativo.
Em 2018, a Sessão Vitrine Petrobras está nas seguintes cidades: Rio Branco (Cine Teatro Recreio), Maceió (Cine Arte Pajuçara), Fortaleza (Cinema do Dragão), Brasília (Cine Brasília e Espaço Itaú de Cinema Brasília), Vitória (Sesc Gloria), Goiânia (Cine Cultura Goiânia e Lumiere Bouganville 5), São Luís (Cine Lume), João Pessoa (Cine Bangue), Recife (Cine São Luíz, FUNDAJ Cinema do Museu), Teresina (Cine Teresina), Curitiba (Cineplex Batel e Cinemateca de Curitiba), Niterói (Cine Arte UFF), Rio de Janeiro (Espaço Itaú de Cinema Botafogo e Estação Net Rio), Manaus (Casarão de Ideias), Aracaju (Cine Vitória), São Paulo (Espaço Itaú de Cinema Augusta, Cinesystem Morumbi Town e CineArte), Palmas (Cine Cultura Palmas), Porto Alegre (Cine Bancários), Salvador (Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha), Belo Horizonte (Cine Belas Artes, Cine 104), Santos (Cinespaço Miramar), Belém (Cine Líbero Luxardo) entre outras.

Serviço Sessão Vitrine Petrobras:
Os ingressos são vendidos a preço reduzido, através da bilheteria ou “Cartão Fidelidade SESSÃO VITRINE PETROBRAS”, que pode ser adquirido no site do projeto. Valor máximo do ingresso: R$ 12(inteira) / R$ 6 (meia) – variando de acordo com a cidade.

Nenhum comentário