[News] Natal do SESC na Região Serrana celebra a Folia de Reis e a cultura popular com mais de 200 atrações


RIO DE JANEIRO – Inspirado nas mais tradicionais manifestações regionais, o Sesc RJ e o Senac RJ trazem para a Região Serrana do estado do Rio o Natal É A Gente Que Faz, uma grande viagem pelas nossas tradições, guiada pelos sonhos que marcam o Natal: amor, paz, confraternização, oportunidade, igualdade, esperança e muita solidariedade. O Sesc RJ vai celebrar a data com uma extensa programação cultural, de 8 de dezembro a 6 de janeiro, com atrações de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura, além de ações nas bibliotecas. A programação é toda gratuita ou com ingresso solidário trocado por alimentos não perecíveis que serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc.
Já o Senac RJ, desde o dia 6 de dezembro, participará com uma série de workshops para ensinar técnicas de decoração e gastronomia natalina. Entre eles estão montagem de mesa de Natal, bolo de reis, biscoitos decorados e cupcakes, panetone e chocotone, salada natalina, drinks com espumante, arranjos florais natalinos e guirlanda com suculentas.
Toda a linha curatorial norteadora da agenda é o resgate da cultura popular, com destaque para a tradição da Folia de Reis, que tem forte representatividade em diversas regiões do estado do Rio, incluindo a Região Serrana. Também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, esta celebração popular e tradicional é uma das mais emblemáticas do país, festejada em diversas regiões. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará,  Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.
“A proposta curatorial busca abarcar manifestações artísticas que vão além dos tradicionais símbolos natalinos, expandindo o sentido alegórico do evento, mas mantendo sua essência de comunhão, congraçamento e união entre os povos”, afirma o gerente de Cultura do Sesc RJ, Alemberg Quindins.
ESPECIAL FOLIA DE REIS
Folia de Reis, Folia de Reis, Reisado, Pastoril, entre outros são exemplos de festejos que celebram a viagem dos Reis Magos, através de cantorias e indumentárias específicas. São grupos que costumam visitar as casas de porta em porta, em diversos estados do Brasil, levando alegria a todos. De olho no fortalecimento dessas manifestações culturais, grupos que perpetuam essa tradição se apresentarão em Teresópolis, Nova Friburgo e, em uma parceria com a Prefeitura de Duas Barras, o Sesc RJ fortalecerá o Encontro de Folclore do município, região com fortes laços com celebrações de Folia de Reis. O Sesc RJ leva ao evento palestras, oficinas, cine-debates, lançamentos literários, cortejos, exposições, pesquisa e apresentações em praça pública.
A proposta é justamente abarcar manifestações artísticas que vão além dos tradicionais símbolos natalinos, expandindo o sentido alegórico do evento, mas mantendo sua essência de comunhão, congraçamento e união entre os povos, principalmente por meio da valorização de manifestações populares.
Pensando em reforçar essas tradições regionais, o Sesc RJ vai instalar, do dia 08 ao dia 06 de janeiro, um presépio bem brasileiro, no Sesc Quitandinha. A “Exposição Presépios: Um Natal Bem Brasileiro” reunirá presépios, do acervo do Museu Casa do Pontal, feitos por artistas populares de diversas partes do Brasil, apresentando a riqueza estética dos presépios - importante expressão da força criativa e da alegria da celebração do Natal. A exposição valoriza as criações artísticas produzidas por integrantes das camadas populares, contribuindo para o reconhecimento da arte. Neste sentido, é uma proposta poética, relacionando arte, festa e identidade.
Também de 8 de dezembro a 06 de janeiro, na fachada do Antigo Fórum de Nova Friburgo, de forma permanente e gratuita, haverá um Vídeo Mapping temático especial Folia de Reis. No mesmo período, moradores e turistas da cidade poderão conferir na Praça Dermeval Barbosa Moreira a árvore de Natal do Sesc RJ. Mas esta será diferente! Criada a partir de signos de referência das tradições populares, a árvore valoriza a cultura brasileira – em especial da Folia de Reis – tendo como características marcantes desta festividade as fitas, cores, estandartes, chitas e a flores sem perder a identidade natalina ressaltada pelas cores vermelha e verde.
Ainda em Nova Friburgo, no dia 15 de dezembro, às 11h, a Praça Dermeval Barbosa Moreira será palco da Folia do Divino Santo Reis. A apresentação da Cia. Carroça de Mamulengos é inspirada nos reisados do Cariri. Uma brincadeira itinerante, que transforma todo o espaço em um terreiro de brincantes. Durante o percurso, os cantam, dançam, tocam instrumentos e relembram histórias natalinas utilizando bonecos, convidando todo o público a participar. No dia 16 de dezembro, às 12h, a praça recebe o espetáculo “É Tempo de Reisado”. A obra de dança narra uma das artes mais ricas e apreciadas, principalmente no nordeste brasileiro, o Reisado.
Em Teresópolis, do dia 28 de dezembro ao dia 06 de janeiro de 2019, às 19h, a Folia de Reis Estrela Marte do Oriente (Mottas) e a Folia de Reis Estrela Guia (Cruzeiro), ambas da própria cidade, se encontram para resgatar esta tradição popular. Dia 30/12, às 18h, o encontro das folias será no bairro Mottas. Dia 5/1, 20h, o encontro das folias será no bairro Cruzeiro, e no dia 6/1, 17h, o encontro das Folias na Praça Olímpica.
Já em Duas Barras, a programação busca trazer apresentações artísticas e culturais que traduzam o espírito natalino através do resgate das tradições regionais, dando visibilidade e valorizando a memória popular. Na região, a programação começa com oficinas no dia 18 de dezembro e termina com encontro de folias no dia 6 de janeiro. De 18 a 20 de dezembro, para dar os primeiros passos rumo às folias, o cenógrafo, figurinista e professor Carlos Alberto Nunes ministra a oficina de indumentárias. O objetivo é oferecer ferramentas para o desenvolvimento do processo criativo da indumentária dos grupos de Folia de Reis.
Também em Duas Barras, o artista mineiro Rubinho do Vale leva diversão, conhecimento e cultura para as crianças em duas datas: no dia 8/12, às 14h30, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. e no dia 04/01, às 20h, na Praça Governador Portela.
Nos dias 4 e 5 de janeiro, Patrick Nogueira, artista circense de Duas Barras, será o responsável pela oficina de palhaço, cujo foco é trabalhar corpo e cena do personagem mascarado da Folia de Reis. No dia 4 de janeiro, a “Trupe Família Clou – O magnífico circo de um homem só”, com humor, poesia, acidez e alegria, apresenta-se com cenas clássicas de palhaçaria, marionete, música, magia e um jogo constante entre artistas e o público.
ATRAÇÕES MUSICAIS
Em Teresópolis, a programação musical começa na Praça Olímpica, no dia 8 de dezembro, às 20h, com o show dos “Os filhos dos Caras”. Juntos, Wilson Simoninha, Max de Castro e Luciana Mello mostram um pouco do seu repertório e, acompanhados por um quinteto, interpretam os grandes clássicos que foram sucesso nas vozes dos seus pais Wilson Simonal e Jair Rodrigues.
Também na Praça Olímpica, no dia 9 de dezembro, às 20h, com entrada solidária de apenas 1 kg de alimento não perecível, é a vez de um dos espetáculos mais aclamados da música brasileira, “O Grande Encontro”. Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença esbanjam energia sem perder a ternura. No repertório, entre trios, duetos e momentos solos em cena, os clássicos que todo mundo quer ouvir: “Anunciação”, “Banho de Cheiro”, “Dia Branco”, “Tropicana”, “Moça Bonita”, “Caravana”, “Belle de Jour”, “Canção da Despedida”, “Coração Bobo”, “Táxi Lunar” e “Bicho de Sete Cabeças”, entre outros.
No dia 14 de dezembro, às 19h30, o teatro do Sesc Teresópolis recebe a cantora, compositora e Cátia de França. Em mais de 40 anos de carreira, gravou seis discos e se tornou uma lenda viva da música regional brasileira. Suas canções já foram gravadas por grandes nomes da MPB, como Elba Ramalho, Amelinha e Xangai, além de ter participado de festivais de música popular na década de 60.
No dia seguinte (15 de dezembro), às 19h30, a Orquestra Solistas do Rio de Janeiro se apresenta no mesmo palco. Composta por talentosos músicos atuantes no cenário da música de câmara do Rio de Janeiro. A OSRJ vem oferecendo em sua temporada anual de concertos um abrangente repertório camerístico para diversas formações instrumentais.
A programação também será quente em Nogueira. No dia 8 de dezembro, às 20h, se apresenta no Rink de Patinação o cantor Geraldo Azevedo.  Ele presentará seus sucessos que ultrapassaram gerações, como "Dia Branco", "Bicho de Sete Cabeças", "Táxi Lunar", "Moça Bonita", "Canta Coração", "Caravana", e outros
Na sequência, o Parque de Itaipava recebe, às 20h do dia 9 de dezembro, o cantor Junú. Cantor, compositor, instrumentista e brincante, Junú leva aos palcos uma pulsante celebração da vida. O show confunde-se com um ritual. Força e delicadeza evidenciando as referências a sua terra natal, o Cariri Cearense. No dia 14 de dezembro, no mesmo horário e local, é a vez da cantora Paula Lima apresentar seus novos singles o balanço “Fiu Fiu” e a romântica “Mil Estrelas”, músicas que já vêm sendo executadas em todo Brasil e que estão disponíveis em todas as plataformas digitais.
No dia 21 de dezembro, às 20h, o Parque de Itaipava recebe show do cantor Lenine. No dia seguinte, às 21h, é a vez do cantor Diogo Nogueira se apresentar no local. Por sua vez, no dia 23 de dezembro, o cantor Alceu Valença sobe ao palco do parque. A entrada de todos estes shows será 3 kgs de alimentos não perecível.
No teatro do Sesc Quitandinha, nos dias 8 e 9 de dezembro será apresentada, às 20h, a Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB. O concerto de Natal da Orquestra terá a regência do maestro Lee Mills e trará a suíte Quebra Nozes de Tchaikvisky, Danubio Azul de Johann Strauss, Sergei Prokofiev e Leroy Anderson, entre outros.  Excluir todo o texto referente ao Natakl Espetacular. No dia 8 de dezembro, na Praça da Liberdade, terá apresentação gratuita da Orquestra De Câmara Do Palácio Itaboraí. Em funcionamento desde 2013, a Orquestra é um projeto sociocultural direcionado a jovens estudantes da rede pública de ensino residentes no município de Petrópolis e arredores.
O Sesc Quitandinha receberá a artista Roberta Sá, no dia 16 de dezembro, em um show com grandes sucessos, com um repertório que contempla canções de compositores renomados como Chico Buarque, Martinho da Vila, entre outros. A apresentação, no Café Concerto, terá entrada solidária de 1 kg de alimento não perecível.
A Praça da Liberdade ganha ares nordestinos com a apresentação da Orquestra Sanfônica, no dia 22 de dezembro, às 16h. O espetáculo inédito reúne canções clássicas de sucessos natalinos, traduzidos dentro de uma linguagem orquestral com o timbre brasileiro e interiorano da sanfona. No repertório, destacam-se sucessos do samba e da MPB como “Boas Festas”, de Assis Valente, “Estrela”, de Gilberto Gil e “Ele vinha sem muita conversa”, de Chico Buarque, entre outras, além de clássicas como “Jesus, alegria dos homens”, de Bach, e temas folclóricos pastoris. O espetáculo resgata ainda sucessos de Sivuca, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, ao lado de músicas autorais.
Em Nova Friburgo, dia 14 de dezembro será a apresentação da cantora Elba Ramalho. Ás 21h, na quadra da unidade do Sesc Nova Friburgo, o público poderá conferir em aproximadamente uma hora e meia de show uma das cantoras mais premiadas do Brasil. Tanto para um show dançante quanto para uma versão acústica os grandes sucessos não ficam de fora. Gostoso Demais, Aconchego, Dia Branco, Chão de Giz, Bate Coração, Sabiá, Banho de Cheiro e Frevo Mulher; são músicas que não podem deixar de fazer parte do show. O evento contará com entrada solidária, de 3 kgs de alimentos.
No dia seguinte (15 de dezembro), às 19h30, o Palco das Artes receberá o Versátil Duo. O grupo possui um repertório que percorre os vários caminhos da música popular, com um olhar único mesclado pela vivência de seus membros, que foram aos poucos, acrescentando seu conhecimento aos arranjos, surgindo dessa diversidade o seu nome. No mesmo dia, a banda 14 Bis se apresenta na quadra da unidade, às 21h. O repertório traz sucessos do grupo, além de surpresas escolhidas a partir de clássicos ouvidos durante os 35 anos de carreira. Para entrar, basta o público adquirir o ingresso solidário por 3 kgs de alimento não perecível.
Por sua vez, no dia 23 de dezembro, a Orquestra Sanfônica se apresenta às 12h, gratuitamente, na Praça Dermeval Barbosa Moreira e às 15h, no Teatro Sesc, seguido de bate papo com os artistas. Para saber a programação completa em todas as regiões, acesse o site http://www.natalsescsenac.com.br/]

Natal é a gente que faz
Compartilhe alegria, esperança e solidariedade em um encontro que vai resgatar a nossa cultura e inspirar o seu Natal. Prepare-se para iluminar seus sonhos com a gente!

Nenhum comentário