[News]Universal Music Group torna-se a casa da obra de Frank Zappa

 UNIVERSAL MUSIC GROUP TORNA-SE A CASA DA OBRA DE FRANK ZAPPA

 

Empresa adquire gravações, catálogo de canções, imagens e conteúdo integral dos arquivos do legendário artista americano, ativista pela liberdade de expressão e ex-embaixador cultural da Checoslováquia,  reconhecido mundialmente como compositor e guitarrista genial

 

Rosto de homem visto de perto

Descrição gerada automaticamente

 

Universal Music Group (UMG), líder mundial em entretenimento baseado em música, anunciou um acordo com Moon, Dweezil, Ahmet e Diva Zappa (membros do Zappa Trust) para adquirir as obras de Frank Zappa, incluindo suas incontáveis gravações, o catálogo editorial de canções antológicas, o arquivo de filmes e o conteúdo integral do que está guardado em The Vault, depósito mítico que abriga suas gravações. Esse conteúdo abrange toda a prolífica carreira de quatro décadas do músico legendário, aclamado compositor, guitarrista virtuoso e ativista de destaque.

 

Com a aquisição, que inclui ainda o nome e a imagem de Frank Zappa, a Universal Music Enterprises (UMe), empresa de catálogo global da UMG, e o Universal Music Publishing Group (UMPG), principal editora de música da empresa, vão trabalhar juntas. Elas partem do bem sucedido histórico da empresa com o Zappa Trust para amplificar a projeção de Frank Zappa como pioneiro, iconoclasta, músico brilhante e artista destemido que desafiou a música e a cultura de seu tempo com visões anticonvencionais, sempre defendidas de forma intransigente.

 

Sob o novo acordo, o UMPG adquire o catálogo editorial completo de Zappa, incluindo “Watermelon In Easter Hay”, “Cosmik Debris”, “Peaches En Regalia”, “Uncle Remus”, “Joe’s Garage” e centenas de outros. Descrito pela revista “American Songwriter” como um “gênio da composição”, Zappa é conhecido por escrever canções com conselhos sábios (“Don't Eat The Yellow Snow”), críticas culturais astutas (“Valley Girl” e “Trouble Every Day”), sátiras da disco music (“Dancin' Fool”) e também composições orquestrais sérias (“The Perfect Stranger” e “Strictly Genteel”).

 

O Zappa Trust declarou: “Há dez anos, Gail Zappa fez uma parceria com a UMe para trazer a música de Frank Zappa para a era digital e ajudar a expandir os negócios de Frank Zappa mundo afora, colocando em movimento uma parceria frutífera que resultou em crescimento exponencial. Na última década, juntos, disponibilizamos o vasto catálogo de música de Frank para streaming e download, reeditamos muitos de seus álbuns em vinil, criamos uma série de lançamentos empolgantes e conjuntos de caixas expansivas, incluindo uma série comemorativa dos lendários concertos de Halloween da FZ, e fomos indicados para um GRAMMY® pelo álbum orquestral ‘200 Motels (The Suites)’. A UMG tem mais do que provado sua paixão pela arte de Frank. Por isso toda a família Zappa — Moon, Dweezil, Ahmet e Diva — está entusiasmada ao passar o bastão para os novos gestores definitivos de todas as coisas que envolvem Frank Zappa. Os velhos e novos fãs terão mais do que querem — mais música de Frank Zappa para os próximos anos! Frank lançou seu primeiro álbum em 1966 pela Verve Records, foi o álbum de estréia do Mothers Of Invention, ‘Freak Out!’. Então este é um momento muito completo: mais de cinco décadas depois, sabemos que sua música e seu legado estarão nas melhores mãos possíveis para as gerações vindouras”.

 

O presidente e CEO da UMe Bruce Resnikoff disse: “Foi um privilégio trabalhar com a família Zappa para lançar a música de Frank Zappa no mundo inteiro, aumentar seu público e proteger seu legado durante a última década. Zappa foi um artista pioneiro e visionário que criou um corpo incrível de trabalho e estamos incrivelmente orgulhosos de que Gail, e agora, seus filhos, nos confiaram seu importante legado. Continuaremos a desenvolver formas inovadoras de celebrar seu vasto e influente catálogo, tanto para os antigos fãs quanto para aqueles que acabam de descobrir sua genialidade. Como um artista prolífico bem à frente de seu tempo, Frank Zappa estava constantemente criando e gravando. Ele deixou em seu The Vault um tesouro extraordinário de músicas e vídeos ainda não lançados que nos ajudará a inaugurar a próxima era dos fãs de Frank Zappa”.

 

Marc Cimino, presidente do Universal Music Publishing Group, disse: “Uma voz poderosa na música e na cultura, Frank Zappa foi um dos artistas mais brilhantes de seu tempo. Temos a honra de receber o influente catálogo de canções de Zappa, depois que seus herdeiros escolheram a UMG para cuidar de sua arte e fazer crescer seu imenso legado em todo o mundo”.

 

Durante a última década trabalhando em sintonia, o Zappa Trust e a UMe revitalizaram o catálogo de Frank Zappa através de um fluxo constante de emocionantes lançamentos de arquivos, reedições em vinil de álbuns clássicos e iniciativas de streaming. Isso acabou tornando sua música mais amplamente disponível em todo o mundo do que nunca. A UMG tem aumentado o fluxo de músicas de Zappa em porcentagens de dois dígitos a cada ano e recentemente grande parte do catálogo de Zappa foi disponibilizada em Hi-Res Audio (áudio de alta resolução) para download e streaming pela primeira vez. A partir dos esforços multifacetados da UMe e do Zappa Trust, e do aclamado documentário “Zappa”, de Alex Winter, lançado em 2020, Zappa e sua música experimentaram uma nova popularidade. Duas décadas após sua morte, ela só faz crescer. 

 

Em 2012, Zappa Records e o Zappa Trust — liderado por sua viúva, Gail Zappa  —   disponibilizaram digitalmente pela primeira vez todo o catálogo gravado de Zappa através de uma parceria com a UMe, com metade dos álbuns remasterizados a partir das fontes analógicas originais e os álbuns restantes retransferidos e preparados a partir das fitas digitais originais para CD, streaming e download. Muitos álbuns também foram remasterizados para reedição em vinil. Pouco tempo depois, o Zappa Trust assinou com a UMe um contrato global de licença e distribuição que proporcionou o lançamento de 60 das gravações do Zappa. Em 2015, eles firmaram um acordo de licenciamento global de longo prazo para todo o catálogo de gravações do Zappa, bem como a participação da administração de direitos em todo o restante do cânone criativo do artista. A parceria cresceu e tornou-se uma licença expandida com Resnikoff e UMe que também inclui novos lançamentos de produtos, licenciamento de marcas registradas, filmes e produções teatral.

 

Até o momento, houve 122 lançamentos oficiais de Zappa. Mas isso é apenas a ponta do iceberg que o futuro reserva, representa uma pequena fração das gravações do riquíssimo The Vault de Zappa. Um documentador obsessivo, ao longo da vida Zappa gravou quase todas as sessões, ensaios, apresentações ao vivo e mesmo as jams informais de que participou, usando uma variedade de formatos de áudio e vídeo. A UMG planeja mergulhar em The Vault para novos projetos de arquivo nas próximas décadas. Além disso, com o nome e a imagem de Zappa, a UMG envolverá fãs atuais e novos públicos globais com produtos de merchandising, filmes, experiências interativas, NFTS e outros projetos Web3 de próxima geração.

 

Dos primórdios psicodélicos no rock até as experiências de vanguarda, explorações jazz-rock, suítes sinfônicas e paródias debochadas, Zappa sempre esteve ligado a inovações conceituais, composicionais e tecnológicas. Em 1990, ele foi nomeado por Vaclav Havel, então presidente da Checoslováquia, Embaixador Especial para Comércio, Cultura e Turismo. Zappa quebrou as regras a cada passo do caminho: hoje sua influência e ethos continuam a reverberar fortes como sempre.

 

Em uma carreira sem precedentes, incrivelmente prolífica, Zappa lançou em vida mais de 60 álbuns inéditos como artista solo e com suas bandas, The Mothers of Invention e The Mothers. Do rock psicodélico do álbum de estréia de 1966, com The Mothers Of Invention, “Freak Out!” (um dos primeiros álbuns duplos no rock), à fusão jazz-rock de “Hot Rats”, de 1969, ao empurrão experimental e envolvente do “Uncle Meat” de 1969 e da trilha sonora surrealista de 1971, “200 Motels”, às composições orquestrais de seus últimos anos, o incansável impulso artístico de Zappa o empurrou para uma vertiginosa variedade de mundos musicais, nunca se contentando em ficar em uma região por muito tempo.

 

Além desses álbuns, alguns dos muitos destaques de sua volumosa discografia de estúdio e ao vivo incluem “We're Only in it for the Money” (1968), “Burnt Weeny Sandwich” (1970), “Chunga's Revenge” (1970), “Apostrophe (')” (1974), “Zoot Allures” (1976), “Zappa In New York” (1978), “Joe’s Garage” (1979), “Sheik Yerbouti” (1979), “Ship Arriving Too Late To Save A Drowning Witch” (1982), “Jazz From Hell” (1986) e “The Yellow Shark” (1993).

 

Após o falecimento de Zappa em 1993, houve mais de 60 lançamentos póstumos, começando com “Civilization Phaze III”, de 1994, e abrangendo o último álbum de Zappa concluído antes de sua morte, “Dance Me This”, lançado em 2015 como seu 100º álbum, para elaborar e expandir conjuntos de caixas incluindo álbuns como “200 Motels”, “Hot Rats”, “Orchestral Favorites” e “Zappa In New York”, bem como edições super deluxe de seus lendários concertos de Halloween, completos com fantasias, e outros favoritos ao vivo como “The Roxy Performances”. Lançamentos recentes incluem “Zappa '88: The Last U.S. Show”, um conjunto de caixas intitulado “The Mothers 1971”, que celebra a formação de Zappa 1971, e “Zappa/Erie”, uma coleção de seis discos que reúne um trio emocionante de concertos inéditos que o maestro realizou em Erie, Pensilvânia, e arredores, entre 1974-76.

 

Zappa morreu de câncer de próstata quando tinha 52 anos. Foi compositor, guitarrista virtuoso, compositor, defensor dos direitos dos artistas, provocador, inimigo incansável da censura, pioneiro musical e embaixador cultural da Tchecoslováquia. Ele foi admitido postumamente no Rock and Roll Hall of Fame em 1995 e em 1997 recebeu o prêmio GRAMMY® peo conjunto da obra, Lifetime Achievement.

 

 

Sobre Universal Music Group

Na Universal Music Group, existimos para moldar a cultura a partir do poder da arte. A UMG é líder mundial em entretenimento baseado em música, com uma ampla gama de negócios dedicados a música gravada, edição musical, merchandising e conteúdo audiovisual. Dona do catálogo mais abrangente de gravações e canções em todos os gêneros musicais, a UMG identifica e desenvolve artistas, produz e distribui a música comercialmente mais bem sucedida do mundo e a também a mais aclamada pela crítica. Comprometida com arte, inovação e empreendedorismo, a UMG fomenta o desenvolvimento de serviços, plataformas e modelos de negócios a fim de ampliar as oportunidades artísticas e comerciais para nossos artistas e criar novas experiências para os fãs. Para mais informações, visite www.universalmusic.com

 

 

Sobre Universal Music Publishing Group

Universal Music Publishing Group (UMPG) é a editora musical líder global de mercado, com  51 escritórios in 41 países. Com sede em Los Angeles, a UMPG representa obras musicais de todos os gêneros, envolvendo alguns dos mais importantes compositores do mundo e seus catálogos. Entre eles estão ABBA, Adele, Alabama Shakes, Bad Bunny, J Balvin, Bastille, Beach Boys, Beastie Boys, Bee Gees, Louis Bell, Irving Berlin, Leonard Bernstein, Jeff Bhasker, Justin Bieber, Benny Blanco, Nicholas Britell, Chris Brown, Tommy Brown, Mariah Carey, Brandi Carlile, Michael Chabon, Kenny Chesney, Desmond Child, Cirkut, The Clash, Coldplay, Luke Combs, Alexandre Desplat, Jason Derulo, Neil Diamond, Disclosure, Dua Lipa, Bob Dylan, Billie Eilish, Danny Elfman, Eminem, Gloria and Emilio Estefan, Omer Fedi, Florence + the Machine, Future, Martin Garrix, Fred Gibson, Selena Gomez, Ariana Grande, Al Green, Josh Groban, Halsey, Kid Harpoon, Emile Haynie, Jimi Hendrix, Don Henley, H.E.R., Hit-Boy, Sam Hunt, Imagine Dragons, Carly Rae Jepsen, Tobias Jesso Jr., Billy Joel, Elton John/Bernie Taupin, Joe Jonas, Nick Jonas, Alicia Keys, Kendrick Lamar, Lil Baby, Lil Yachty, Linkin Park, Logic, Demi Lovato, the Mamas & the Papas, Steve Mac, Maroon 5, Dave Matthews, Megan Thee Stallion, Shawn Mendes, Metallica, Metro Boomin, Julia Michaels, Miguel, Nicki Minaj, Maren Morris, Mumford & Sons, Nas, Randy Newman, New Order, Ne-Yo, Nija, Pearl Jam, Post Malone, Quavo, Otis Redding, R.E.M., Red Hot Chili Peppers, Rex Orange County, Lionel Richie, Rosalía, Carole Bayer Sager, Gustavo Santaolalla, Schoolboy Q, Sex Pistols, Carly Simon, Blake Slatkin, Britney Spears, Stax (East Memphis Music), Sting, Harry Styles, Swedish House Mafia, Taylor Swift, SZA, Shania Twain, Justin Timberlake, U2, Keith Urban, Jack White, Zedd e muitos outros.

 

Sobre Universal Music Enterprises

Universal Music Enterprises (UMe) é a divisão da Universal Music Group (UMG) dedicada a catálogo global e mercados especiais.  Trabalhando junto e afinadamente com os selos, filiais e demais empresas da UMG, a UMe oferece uma abordagem moderna de administração, com ênfase em iniciativas de marketing estratégico e criação de oportunidades com novas tecnologias.

Nenhum comentário