[News] Jorge Furtado lança o segundo módulo do seu curso de roteiro, dedicado às séries de TV!

Curso online oferecido pela plataforma b_arco on já ultrapassou 2 mil estudantes e ganha segundo módulo especialmente dedicado ao roteiro de séries

O diretor e roteirista Jorge Furtado (“Todas as mulheres do mundo”, “Sob Pressão”) se une ao Centro Cultural b_arco, Casa de Cinema de Porto Alegre e Projeto Paradiso para promover o segundo módulo de seu curso sobre o roteiro audiovisual. Depois do enorme sucesso de público no primeiro módulo, que já conta com mais de 2 mil inscritos na plataforma b_arco on, o curso “Roteiro: do começo ao fim, passando pelo meio” ganha uma extensão inteiramente dedicada às séries, algo que muitas pessoas pediram a partir do primeiro curso. Este módulo será lançado, também no formato gravado e com 28 aulas. (Informações site do b_arco>> https://barco.art.br/curso-jorge-furtado-series/). A pré-venda (com 50% de desconto) acontecerá de 30/06 a 12/07 com uma aula gratuita disponível.

Jorge Furtado explora o formato que revolucionou o mercado audiovisual e a maneira com que consumimos as narrativas, em 28 aulas gravadas que abordam todos os aspectos na criação de um roteiro para Séries de TV ou streaming. Seguindo com sua didática baseada em experiências pessoais e referências diversas que um roteirista deve ter, Jorge aborda a estrutura narrativa, diferentes gêneros de séries, e outros aspectos da arte de contar boas histórias. “Eu fiz este curso pensando em quem quer contar histórias e também em quem gosta de ouvir e ver histórias. Todo ser humano tem necessidade de ouvir histórias, são a aeróbica da alma: educam, divertem, informam, emocionam, fazem pensar. Contar e ouvir histórias é fundamental para a saúde. Pelas histórias nós compartilhamos nossos medos e desejos e nos tornamos mais próximos. Nosso senso moral, traços de nossa humanidade comum estão menos representados nas notícias dos jornais, em nossas leis ou nossos preceitos religiosos do que em nossa produção ficcional. Contamos e ouvimos histórias para entender quem somos. ”, declara Jorge Furtado.

Assim como no primeiro módulo, centenas de vagas serão destinadas para instituições e ONGs parceiras do Projeto Paradiso como uma forma de ampliar e democratizar o acesso ao conteúdo. A realização é do Centro Cultural b_arco, Casa de Cinema de Porto Alegre e do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual nacional, mantido pelo Instituto Olga Rabinovich.

Resumo: Duração: 9 horas de conteúdo exclusivo
Aulas: 28 aulas gravadas
Interação: fórum com a turma e Jorge Furtado
Acesso: 1 ano para assistir quando quiser
Certificado: curso com certificação b_arco
Promoção: condições especiais para quem já fez o módulo I

Sobre o diretor:

Jorge Furtado é um cineasta brasileiro com extenso trabalho na televisão e no cinema, sendo um dos mais importantes e premiados roteiristas e diretores do país. Dirigiu e escreveu roteiros como “Ilha das Flores”, “O Homem Que Copiava”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “Meu Tio Matou um Cara”, “Saneamento Básico” e “Rasga Coração”. Também escreveu roteiros e dirigiu muitas séries, minisséries e especiais para a televisão, entre elas “Agosto”, “Memorial de Maria Moura”, “Comédias da Vida Privada”, “A Invenção do Brasil”, “Cidade dos Homens”, "Ó Paí Ó", “Cena Aberta”, “Decamerão”, “Doce de Mãe”, “Mister Brau”, “Sob Pressão”, “Todas as mulheres do mundo” e “Amor e Sorte”.

Seus filmes foram premiados em importantes festivais nacionais e internacionais. Mostras e retrospectivas do seu trabalho foram apresentadas em Hamburgo, Rotterdam, Tóquio, São Paulo, Rio de Janeiro, Montevidéu, Paris, Londres, Bruxelas, Lisboa e Harvard. Suas séries de televisão receberam 4 indicações para o Emmy internacional. “Doce de Mãe” ganhou o Emmy internacional de Melhor Comédia e deu a Fernanda Montenegro o Emmy de Melhor Atriz, a primeira latino-americana a receber o prêmio.

Foi professor em cursos de extensão de universidades federais do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais; no curso de Pós-Graduação em Cinema da Universidade Tuiuti, Curitiba; professor convidado do curso de roteiro da Escuela Internacional de Cine Y Television, Havana, Cuba. Atualmente, concilia sua atuação como roteirista e diretor com palestras sobre cinema, seminários, oficinas e cursos em espaços como o Centro Cultural b_arco.

Sobre o Centro Cultural b_arco

O b_arco é um espaço que une educação e arte criado para transmitir e aprofundar conhecimento, desenvolvendo pesquisas e produzindo conteúdo nas mais diversas formas de expressão cultural. Um lugar de debate, reflexão e criação que há mais de 14 anos fomenta o intercâmbio permanente entre público, artistas e agentes culturais.

Desde 2020, está realizando sua programação de cursos inteiramente online através de videoconferências. Com o sucesso dos cursos ao vivo online, em 2021, o b_arco lançou a plataforma de cursos b_arco on, com as aulas gravadas e disponibilidade de 1 ano para aproveitar o conteúdo!

Sobre a Casa de Cinema de Porto Alegre

A Casa de Cinema de Porto Alegre foi criada em dezembro de 1987, por um grupo de cineastas gaúchos que já trabalhavam em conjunto desde o início dos anos 80. A partir de 1991, a Casa de Cinema de Porto Alegre se tornou uma produtora independente, tendo produzido dezenas de filmes e vídeos, além de programas de televisão (especiais e séries), cursos de roteiro e de introdução à realização cinematográfica, fóruns de debates e programas eleitorais para TV.

A Casa de Cinema já teve como parceiros e clientes: Chanell 4 (Inglaterra), ZDF (Alemanha), HBO (América Latina), Fox Film do Brasil, Columbia Tristar, Sony, Fundação MacArthur, TV Globo, RBS TV, Canal Futura, Canal Brasil, Canal Curta, entre outros. A capacidade dos profissionais associados, atestada pelos prêmios em festivais nacionais e internacionais, transformou a Casa de Cinema de Porto Alegre numa referência de cinema brasileiro contemporâneo. Neste projeto com Jorge Furtado, um dos quatro sócios da Casa de Cinema, a instituição contribuiu com a produção audiovisual e realização do curso.



Nenhum comentário