[News] Leandro Bertolo lança videoclipe em parceria com cantora de jazz de Los Angeles

 Leandro Bertolo lança videoclipe em parceria com cantora de jazz de Los Angeles


Crédito Rossoni Fotografia e Filmagem

 

Compositor e cantor gaúcho lança nova versão do videoclipe “Canto Forte” em duo com Karina Corradini, uma das vozes argentinas de maior prestígio na cena jazzística americana

 

 

            Vôos musicais do sul do Brasil chegam aos Estados Unidos com conexões pela América Latina. Assim é o videoclipe “Canto Forte”, do compositor e cantor gaúcho Leandro Bertolo, música de seu último disco “A Flor do Som”, é lançada, agora, em nova versão, com a participação internacional de Karina Corradini. Já disponível no YouTube a partir do dia 30 de junho, gravado em Porto Alegre e em Los Angeles, o videoclipe realça os timbres sofisticados da cantora de Buenos Aires, onde começou a cantar profissionalmente aos 18 anos, liderando seu próprio sexteto de jazz.

            De longa carreira musical nas noites gaúchas e influenciado por compositores/cantores consagrados nos anos 1970, o gaúcho Leandro Bertolo investe também em reconhecimento internacional, convidando a tarimbada cantora, atualmente radicada nos EUA e que já tocou com nomes como Mike Shapiro, Mahesh Balasooriya, Zane Musa, Roy Mc Curdy, dentre muitos outros.

            Ainda nova, conheceu a música brasileira, ouvindo LPs do Tropicalismo da MPB, como Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Djavan, etc, e depois aos grandes mestres da bossa nova como João Gilberto e Tom Jobim. Porém seu maior fascínio foi descobrir a diva Elis Regina.“A música brasileira incendiou meu coração desde cedo e foi assim que aprendi a língua e visitei o Brasil muitas vezes por longos períodos de tempo, me apaixonando ainda mais por seu povo e sua cultura”, revela.

Passando longe da imitação e alçando seus próprios voos com leveza, ginga e sutileza, Leandro Bertolo percorreu, nos anos 80, duas ou três dezenas de casas noturnas de Porto Alegre que contemplam a história cultural e boemia da cidade. Integrou a banda Conexão, viajando por todo o Rio Grande do Sul, apresentando-se em bailes e casas noturnas. Montou o grupo Estação Hits, cujo tema eram os sucessos da música pop de todos os tempos nas emissoras de rádio. Integrou também o projeto Coisas do Brasil, numa proposta de homenagear os grandes compositores da música popular brasileira, ao lado do baixista Nuno Prestes, do guitarrista Alex Vieira e do baterista Rafa Marques. O álbum “Clareza” marca a estreia profissional de Bertolo no cenário da MPB com elegante apresentação do escritor e jornalista Juremir Machado da Silva. O disco foi destaque no ano de 2016 e a aceitação da crítica foi unânime: recebeu quatro indicações para o Prêmio Açorianos de Música 2017 (Melhor Intérprete e Compositor para Leandro Bertolo; Melhor Compositor para Elias Barboza; Disco do Ano).Em 2021, lançou “A Flor do Som” com grande repercussão nacional, tanto da imprensa quanto do público.

Já Karina Corradini percorreu por duas vezes o sul do Brasil (1994/1995) com seu próprio quinteto, com grande sucesso. Mudou-se, em 1999, para Los Angeles para estudar música, onde vem desenvolvendo uma carreira de sucesso no mundo do jazz e do jazz latino desde então. Em Los Angeles tocou em alguns dos mais renomados e requintados clubes de jazz da cidade, além de dividir o palco com grandes mestres do estilo. Em 2019, lançou seu álbum de estreia “Bridge to Infinity, Tribute to Zane Musa” com o renomado contrabaixista de jazz Christian McBride (vencedor de 8 Grammys) que atua como produtor musical, arranjador e baixista na gravadora. “Bridge to Infinity” inclui alguns dos melhores músicos de jazz do mundo, bem como Munyungo Jackson, Nolan Shaheed, Marvin “Smitty” Smith, Mahesh Balasooriya e Zane Musa, entre outros. O álbum ganhou 3 estrelas e meia na revista Down Beat com uma excelente crítica por seu trabalho e obteve grande reconhecimento pela imprensa especializada americana

 

Videoclipe “Canto Forte” – Leandro Bertolo com Karina Corradini

https://www.youtube.com/watch?v=9LGPoSu-yNE




Nenhum comentário