[News] Com alta nos materiais de obra, arquiteto Leandro Rhiaff dá alternativas para não deixar o orçamento do projeto tão caro

 

Sustentabilidade é a palavra chave da arquitetura moderna e, parece ser também, a da economia. “Aproveitar a luz natural, abrindo janelas e claraboias, vai baratear muito a conta de energia ao final de cada mês”, afirma o arquiteto, dando mais uma dica, um verdadeiro pulo do gato para a sua obra: “Utilizar sensores de presença também é um investimento que valerá a pena para o bolso e para o planeta”.

Estratégias que valem ouro

Beleza, economia e rapidez. É a tríade que todos querem quando desejam mudar algo em suas casas. Projetos longos e maçantes não tem mais vez em um mundo que está a todo momento em movimento. Leandro Rhiaff pontua algumas estratégias que ajudam nesse embate. “Na hora de aplicar o emboço sobre as paredes internas novas, que é aquela camada de acabamento feita em cimento, opte pelo gesso projetado, uma massa de gesso que é aplicada diretamente sobre a parede de tijolos e que é uma solução moderna, rápida, barata e que fica com o acabamento lindo”. 

Se o cimento está com um alto valor de custo, a ideia é diminuir o seu uso. “Paredes de tijolos maciços aparentes e a mescla entre a madeira e a alvenaria dão um charme muito especial às obras de retrofit. E com essa estratégia, diminui-se muito o uso de cimento na construção”, explica o profissional que dá mais um conselho: “Uma dica é optar pelo uso de gesso acartonado, o famoso drywall, nas paredes internas da casa. Mais barato e de execução super-rápida, fácil e limpa, o gesso acartonado permite até que a obra demore menos tempo”.

Ele ainda ressalta o quanto é menos custoso buscar soluções que já existem no mercado: “Uma boa opção pra economizar, também, é escolher esquadrias, janelas, portas, grades e basculantes de tamanho padrão, vendidos por grandes fabricantes. Lembre-se que todo produto sob medida é mais caro”. 

Conexão com o projeto

Soluções padrão, não significam que o resultado não possa ser do seu gosto pessoal. O Arquiteto ressalta que fazer um projeto que traga a alma do cliente é primordial. “É muito importante, contudo, que a construção ou reforma seja personalizada, cheia de itens de afeto, cores acolhedoras, materiais modernos, beleza em cada detalhe e conforto”, pontua Leandro Rhiaff que finaliza: “Um bom projeto arquitetônico sempre irá respeitar o planejamento orçamentário e os gostos do usuário. A escolha de materiais mais baratos não torna necessariamente impessoal e corriqueiro o projeto. Com criatividade, sem abrir mão da qualidade, a satisfação estará garantida".

Carioca de 37 anos, Leandro formou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro há 13 anos, mas sua paixão pela arquitetura vem desde a infância. Com apenas 10 anos, seus desenhos começaram a chamar a atenção de amigos e familiares. Hoje, com mais de 80 projetos concluídos, Rhiaff se destacou entre a classe A+ carioca e carrega em seu currículo a especialização em Arquitetura de Luxo, formação completa em Coaching, formação em Análise de Perfil Comportamental e palestrante.

www.instagram.com.br/leandrorhiaff





Nenhum comentário