[News] O ator Pascoal da Conceição entrevista Pedro Fragelli, Renato Borghi, Renata Carvalho, Oswaldo de Camargo e Lincoln Antônio sobre Mário de Andrade

 O ator Pascoal da Conceição entrevista Pedro Fragelli, Renato Borghi, Renata Carvalho, Oswaldo de Camargo e Lincoln Antônio sobre Mário de Andrade

 

Lives semanais sobre a obra multifacetada do artista paulistano Mário de Andrade antecedem a estreia de MÁRIO DE ANDRADE DESCE AOS INFERNOS, no mês de aniversário do poeta.

 



Figura 1 Convidades das lives semanais com o ator Pascoal da Conceição


 

Pascoal da Conceição é um ator múltiplo, tendo interpretado muitos papéis marcantes em sua trajetória de quase 50 anos de teatro, tv e cinema, a serem comemorados em 2022. Ator, dublador, produtor teatral e diretor brasileiro, é bastante amado como Dr. Abobrinha da série "Castelo Rá-Tim-Bum", e é também reconhecido nas artes na interpretação do poeta e romancista Mário de Andrade tanto na televisão (como nas minisséries "Um Só Coração" e "JK") como em outras centenas de performances.

A partir de 10 de agosto (até 7 de setembro), sempre às terças-feiras, às 20h, o ator realiza várias conversas em torno desse personagem histórico, um dos criadores da Semana de Arte Moderna de 1922, marco do modernismo no país. Em lives semanais Pedro FragelliRenato Borghi, Renata Carvalho, Oswaldo de Camargo e Lincoln Antônio são entrevistados por Pascoal da Conceição para dentro da obra de Mário de Andrade, conversar sobre a produção artística, fofocas e curiosidades.

peça "Mário de Andrade Desce aos Infernos", protagonizada por Pascoal, estreia no dia de aniversário do poeta e romancista modernista - 9 de outubro, coincidentemente o mesmo dia do aniversário do ator. Nessa mesma data, tem início a webserie, feita a partir de episódios do espetáculo, com partes comentadas por Pascoal, exibidos, entre 10 e 22 de outubro, em duas sessões diárias, às 11h e às 22h.

Este projeto foi contemplado pela 12ª Edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e filmado no Teatro Oficina, pela TV Uzyna, com direção de Ciça Lucchesi, Igor Marotti e Pascoal da Conceição.

 

Pascoal da Conceição e Mário de Andrade


A data de estreia da temporada virtual não foi escolhida à toa. Mário de Andrade nasceu em 9 de outubro de 1893. Pascoal da Conceição nasceu também no mesmo dia, mas 60 anos depois (em 1953). O título da peça foi extraído do poema póstumo do amigo Carlos Drummond de Andrade, Mário de Andrade Desce aos Infernos, publicado no livro "A Rosa do Povo", de 1945.


"O meu amigo era tão | de tal modo extraordinário, | cabia numa só carta, | esperava-me na esquina, | e já um poste depois | ia descendo o Amazonas, | tinha coletes de música, | entre cantares de amigo | pairava na renda fina | dos Sete Saltos, | na serrania mineira, | no mangue , no seringal, | nos mais diversos brasis, | e para além dos brasis, | nas regiões inventadas, | países a que aspiramos, | fantásticos, | mas certos, inelutáveis, | terra de João invencível, | a rosa do povo aberta"

Na peça, Pascoal interpreta textos originais de Mário em poesia, prosa, conferência e crônica.

Pascoal traz para o público, sua experiência em 'incorporar' Mário - ele interpretou o escritor não só no teatro e na minissérie "Um só coração", da TV Globo (2004), mas esteve em manifestações (como ocupações e protestos em favor da cultura e em eventos, como aniversário de São Paulo e o Grande Cortejo do Patrimônio. Com as lives o artista traz para a conversa mais vozes, que ampliam os diversos aspectos do modernismo e seus desdobramentos.

 

Trabalho de Mesa


A Semana de Arte Moderna, que completa 100 anos em 2022, aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo, entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, e contou com apresentações musicais, conferências, exposições e performances de artistas como Heitor Villa-Lobos, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti e Menotti Del Picchia.

Toda dramaturgia antes de encenada é discutida pelxs criadores, o que é chamado de TRABALHO DE MESA. Um dos nortes de Mário de Andrade Desce aos Infernos é, através de uma mesa virtual, discutir a obra do poeta. Assim, o público vai poder acompanhar o processo que resulta no espetáculo.

A Rua Lopes Chaves, 546, na Barra Funda, era aberta para receber principalmente a juventude para apresentar seus trabalhos, sempre às terças feiras. Da mesma forma, a cada terça-feira, entre 10 de agosto e 7 de setembro, às 20h, acontecerão os encontros virtuais, em que Pascoal conversa com os convidados sobre os diversos aspectos da obra, vida e tempo de Mário e as reverberações nos dias de hoje.

 

ENTREVISTADES


O pesquisador Pedro Fragelli, que fez de Mário de Andrade seu objeto de estudo para sua tese de doutorado, ajuda a compreender a importância e utilidade do escritor para a defesa da cultura brasileira.

Renato Borghi, um dos principais nomes do Teatro Oficina, conta como foi apresentar para a companhia Teatro Oficina o Rei da Vela de Oswald de Andrade. Da ditadura, da censura, da luta para continuar a produzir mesmo em períodos sombrios, com amor sem perder o humor, dosando crítica social, irreverência, qualidade e sarcasmo.

A atriz, diretora, dramaturga e transpóloga Renata Carvalho conversa com Pascoal sobre seu trabalho e sobre a forma de lidar com um público muitas vezes hostil. Ela é graduanda em Ciências Sociais e fundadora do MONART (Movimento Nacional de Artistas Trans), do "Manifesto Representatividade Trans" e do COLETIVO T.

Poeta, ficcionista, crítico, historiador da literatura e um dos mais destacados escritores negros das últimas décadas, Oswaldo de Camargo conversa sobre o embranquecimento de figuras negras. Ele é autor de "Negro Drama: a cor duvidosa de Mário de Andrade".

O músico Lincoln Antônio fala sobre o trabalho do grupo A Barca, que inspirado nas viagens e na pesquisa sobre a cultura popular de Mário, viajou pelos sertões do Brasil para registrar fundamentos invisibilizados da cultura brasileira.

 

"EU SOU UM DEPARTAMENTO DE CULTURA" M.A.


A obra de Mário de Andrade é bastante vasta e plural. Inclui cartas, crônicas, poemas, críticas, trabalhos sobre música folclórica brasileira e teoria musical, entre outros tantos escritos, um grande acervo hoje sob os cuidados do IEB, Instituto de Estudos Brasileiros. Além disso, atuou no governo de São Paulo, fundando equipamentos culturais e grupos artísticos e foi diretor fundador do primeiro Departamento de Cultura de São Paulo.

Seu livro de poemas inspirado pela cidade de São Paulo, "Paulicéia Desvairada", inaugurou o gênero de poesia moderna no Brasil, com uso de versos livres e expressões tipicamente paulistas. Escandalosamente declamado nas escadarias do Theatro Municipal de São Paulo, causando reações inflamadas na tradicional burguesia paulistana.

Na rapsódia "Macunaíma, O herói sem nenhum caráter" - em que o índio preto saído do mato virgem para o mundo de bichos da cidade de São Paulo e entre fábulas, dialetos, costumes e trejeitos, busca seu amuleto de sorte, seu muiraquitã, - Mário esgarçou com toda liberdade o experimento formal e linguístico, incorporando elementos de realismo fantástico e de seus conhecimentos adquiridos viajando pelo país.

Em Mário de Andrade Desce aos Infernos um pouco destas obras aparecem. Caso do poema "Meditação sobre o Tietê", de 330 versos, o último escrito pelo poeta. Um texto denso, amado e criticado, que é um marco da carreira de Mário, com referências ao meio ambiente, à política, ao seu tempo, uma 'lágrima apenas', como ele diz, uma comovente declaração de amor às águas do rio Tietê e a cidade que o rio atravessa.

 

SEMANA DE 22 - CEM ANOS: A CONFERÊNCIA


O projeto Mário de Andrade Desce aos Infernos participa das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 22.

O encerramento desta etapa será na última semana de outubro com realização de uma oficina sobre a conferência que Mário de Andrade apresentou em 1942, no Salão da Biblioteca do Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores.

Serão 5 (cinco) oficinas nos dias 24, 25, 26, 27 e 28 de outubro, de segunda a sexta feira coordenadas por Pascoal da Conceição, atores e convidados.

 

Serviço:

"Mário de Andrade Desce aos Infernos"

Trabalho de Mesa - Lives semanais, às terças-feiras, às 20h

em https://www.youtube.com/pascoaldaconceicao1

Com Pascoal da Conceição e convidados

 

Agenda:

10/8 - Pedro Fragelli

17/8 - Renato Borghi

24/8 - Renata Carvalho

31/8 - Oswaldo de Camargo

07/09 - Lincoln Antônio

Nenhum comentário