[News] Mês do Nordestino! Glauber Britto, do canal Champagne com Dendê, ensina receitas inspiradas na culinária da região

 

Sabor, tempero e muita memória afetiva. É isso que a culinária nordestina traz para a mesa, e foi pensando nisso, que Glauber Britto, criador do canal Champagne com Dendê, decidiu homenagear sua terra, no mês em que se comemoram as memórias e as tradições do Nordeste. O influencer, que tem a região no coração e na alma, já que nasceu em Vitória da Conquista (BA), ensina em seu canal receitas típicas repletas de memórias especiais: “Dia 2 de agosto é comemorado o dia do nordestino, que foi decretado desde 1989 com a morte de Luiz Gonzaga. Então, foi daí que veio minha ideia de fazer vídeos com pratos do nordeste, eles tem muito valor afetivo para mim”, conta.

Com um sabor inigualável e um cheiro que deixa rastros, tudo o que é feito na cozinha da região fica uma delícia e, para Glauber Britto, isso se deve a forma como as famílias nordestinas celebram os alimentos. “A culinária nordestina e a mineira são as mais celebradas porque são comidas que nascem em cozinhas familiares. Elas trazem a expressão do dia a dia desse povo. É uma cozinha que tem apelo sentimental e histórico, já que a comida foi pensada em ser algo para fazer um povo ter o que comer com pouco recursos, mas com muito sabor”, explica o influenciador que cita os elementos imprescindíveis de uma boa comida do Nordeste: “Carne do sol, queijo coalho e manteiga de garrafa são os elementos principais”. 

Maria Isabel

“O primeiro prato é o Maria Isabel, uma comida feita apenas com arroz, carne de sol, manteiga de garrafa, coentro e pimenta de cheiro. Um prato saborosíssimo e um dos prediletos do meu pai então, nem preciso falar do quanto ele representa para mim, né?”, fala Glauber sobre sua primeira receita. 

Cozido

O segundo prato da série é aquele que você alimenta o corpo e a alma: “Vamos ter o cozido de legumes com carnes e linguiça. Essa é a comida de domingo para reunir as famílias em torno da mesa e depois todos se jogarem em redes ou no chão para fazer a digestão tirando um cochilo”, brinca.


Arrumadinho de Feijão 

“Logo depois do Cozido, vou ensinar um Arrumadinho de feijão fradinho super tradicional para acompanhar bode assado ou carneiro cozido”, enumera o influencer deixando a todos com água na boca.

Cartola

Uma das sobremesas mais pedidas nos restaurantes do Nordeste não poderia faltar nessa lista: “Vou ensinar aquela sobremesa maravilhosa chamada Cartola que é super tradicional na Paraíba. Frita queijo manteiga com banana e canela! Incrível e super simples de fazer, mas vou mostrar na minha versão”, afirma Glauber. 

Para ajudar quem não tem acesso a todos os ingredientes, o influenciador vai dar opções de substituição, ou seja, todo mundo vai conseguir fazer essas verdadeiras obras de arte da culinária nordestina. A ideia é levar a essência da região e do seu povo para os lares de todos os brasileiros. “A comida nordestina congrega muito com o nosso dia a dia e traz as pessoas para sentarem a mesa e compartilhar a alegria de estarem juntos e comendo por igual”, finaliza.

As receitas completas e o passo a passo estão disponíveis aqui 

Saiba mais sobre Glauber Britto: 

Glauber, que recentemente entrou para o time da SR Digital, comandado por Karina Sato, nasceu em Vitória da Conquista (BA). Ele é arquiteto, jornalista e amante da gastronomia. Já visitou mais de 35 países, algo que o motivou a fazer um diário de bordo com todas as suas experiências e imagens de todos os cantos por onde passou. Em 2019, começou a compartilhar suas experiências escrevendo e relatando as histórias em colunas assinadas nos portais "Farol da Bahia" e "Viagem e Gastronomia". Atualmente, além de influenciador digital, comanda o canal "Champagne com Dendê" no Youtube, onde leva conteúdo por meio de entrevistas e dicas de gastronomia, moda, viagem e lifestyle e estuda gastronomia na tradicional escola Le Cordon Bleu.

www.youtube.com/channel/UCMBVmv3PnpG-XV8ZUJPk-NA

www.instagram.com/glauberbrittoo/





Nenhum comentário