[News]ONG Cinema Nosso lança jogo que reforça a cultura afro-brasileira e o protagonismo feminino negro

ONG Cinema Nosso lança jogo que reforça a cultura afro-brasileira e o protagonismo feminino negro

 




“NIA - A Jornada de uma Jovem Negra” foi desenvolvido por turma de mulheres negras

 

No dia 26 de maio, às 19h, durante a programação online e gratuita da Super Semana Hacka Kids, o Cinema Nosso irá lançar “NIA - A Jornada de uma Jovem Negra”, um jogo de tabuleiro educativo totalmente desenvolvido por jovens negras, alunas do curso de Produção de Jogos, formação do projeto Empoderamento e Cinema - Jovens Negras no Audiovisual, com patrocínio da Amil, através da Lei do ISS, via Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.

 

A proposta é mostrar de forma lúdica a luta antirracista, a história e cultura afro-brasileira. Através de mecânicas de cartas e tabuleiro, o objetivo é fazer com que Nia, garota periférica de 15 anos, supere os desafios, como o racismo, para chegar até a escola. Para isso, até quatro jogadores devem, de forma colaborativa, responder questões e percorrer o caminho até o final. “O jogo é como se fosse uma reparação histórica. Descobri muita coisa enquanto fazia as cartas, fatos que não foram comentados na escola e mudaram o rumo do Brasil”, define a estudante Clara Santos, uma das responsáveis pelo conteúdo do jogo.

 

As vendas de NIA- A Jornada de uma Jovem Negra começam a partir do dia 26 de maio pelo site do Cinema Nosso, mas a instituição procura parceiros para veicular a venda em grande escala e disponibilizar para escolas municipais da cidade. “Entendemos a importância que o jogo tem para contribuir com a potencialização das narrativas de jovens negras, bem como fomentar a cultura afro-brasileira nas crianças, seus responsáveis, escola e educadores”, diz Natália Capano, gestora institucional do Cinema Nosso.
               

Super Semana Hacka Kids

O projeto, que acontece entre 21 e 26 de maio, propõe que crianças e adolescentes se empoderem a partir do movimento “faça você mesmo”, envolvendo a prática de prototipação pela tecnologia através de temas relacionados a problemas reais da sociedade. Investigar, descobrir, criar e refletir são a base metodológica deste projeto, que através da aprendizagem criativa proposta pelos educadores, crianças e adolescentes, com seus olhares para o entorno, integram de forma inovadora a reflexão sobre afeto, novas narrativas e cultura. 

 

Sobre o Cinema Nosso

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural que, há 20 anos, trabalha para proporcionar experiências de tecnologia e inclusão para a produção de narrativas juvenis, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual no Rio de Janeiro. Foi constituído informalmente em 2000 – então sob o nome Nós do Cinema –, a partir do processo de seleção de elenco para o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Hoje, o Cinema Nosso é reconhecido como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 5000 jovens formados em seus cursos, metodologia Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 e premiada pelo Itaú social 2017; recebeu o prêmio Economia Criativa, Ministério da Cultura 2012  e o prêmio Rio Sociocultural, 2010. Em 2020, foi uma das organizações contempladas pelo edital Criança Esperança em parceria com a UNESCO.

Serviço:

 

Lançamento NIA – A jornada de uma jovem negra

Dia: 26 de maio

Horário: 19h

 

Confira a programação completa e como se inscrever para a Super Semana Hacka Kids: https://forms.gle/mtwZrJJKrR6ZpFEB6

*As oficinas possuem número de vagas limitado; 

*Professores da rede pública municipal de ensino do RJ terão preferência, caso as inscrições excedam o número de vagas disponíveis. 


PR/Rosa

Nenhum comentário