[News] Sesc RJ lança nesta quinta a primeira temporada da websérie Papo Ciência

 


RIO DE JANEIRO - O Sesc RJ lança nesta quinta-feira (20/5), às 17h, a websérie Papo Ciência em seu canal do YouTube (/portalsescrio). A primeira temporada tem como tema “Mulheres cientistas” e apresentará em cada um dos 10 episódios informações sobre a vida e o trabalho de mulheres que fizeram a diferença na ciência para o mundo. O primeiro capítulo falará sobre a médica britânica, naturalizada norte-americana, Elizabeth Blackwell (1821-1910), considerada a primeira mulher a ser formar em medicina nos Estados Unidos.  

O objetivo principal da série é disseminar e aproximar o público dos conhecimentos produzidos pela humanidade, diminuindo a distância entre a formação acadêmica formal e as práticas cotidianas. Nesta primeira temporada, a ideia foi apresentar ao grande público personagens com histórias ricas e interessantes, desde cientistas premiadas com o Nobel até pesquisadoras que tiveram papel fundamental na descoberta de uma vacina contra o novo coronavírus.

As personagens são especialistas em diversas áreas do conhecimento, como medicina, física, química, astronomia e biologia. Alguns nomes têm a ciência de berço, como é o caso da Bertha Lutz, filha do pioneiro na área da epidemiologia Adolfo Lutz. Outros nomes estrangeiros trazem o peso de dois prêmios Nobel, como Marie Curie. São todas mulheres que venceram as limitações impostas pela sociedade em seu tempo, desde o século XIX até os dias de hoje.

A websérie foi criada em parceria entre a Coordenação de Mídias Digitais e a Gerência de Educação do Sesc RJ, especificamente o eixo de Arte, Ciência e Tecnologia. Apresentada por Marcella Guimarães, analista de Projetos Sociais do Sesc RJ, a websérie tem como formato uma edição leve e com transições rápidas de imagens com o objetivo de tornar o conteúdo mais fácil de ser consumido por celular. Os capítulos vão ao ar semanalmente, às quintas-feiras, 17h, no perfil do Sesc RJ no YouTube.

SERVIÇO

Websérie Papo Ciência

Primeira temporada: Mulheres Cientistas

Primeiro episódio: 20/5/2021 – 17h

Exibição: YouTube do Sesc RJ (/portalsescrio)

Novos episódios: quintas-feiras, às 17h

Realização: Sesc RJ





Nenhum comentário