[Divulgação]Autor de Eles em nós participa de lives com grandes nomes da atualidade

 

 


Do dia 18 de maio a 15 de junho, o autor Idelber Avelar conversa com grandes nomes da atualidade sobre o seu novo livro Eles em nós: retórica e antagonismo político no Brasil do século XXI (Ed. Record). O encontro acontecerá sempre às terças-feiras, às 18h, no canal do Youtube do Grupo Editorial Record. Na abertura (18), a conversa começará, excepcionalmente, às 17h.

Com o tema “O Brasil do século XXI”, Idelber abre a série de encontros no dia 18 de maio, com a jornalista Mônica Waldvogel. Na semana seguinte (25/05), o autor recebe o cientista político Christian Lynch para uma conversa sobre a política nacional. Para debater a história econômica do Brasil, Marcos Lisboa, atual diretor-presidente do Insper, participa do evento no dia 1º de junho. O penúltimo encontro (08/06) terá a presença da escritora Maria Esther Maciel, em um papo sobre “Humanos/não humanos e o meio ambiente”. O encerramento será com o professor e historiador Rafael Saddi, no dia 15 de junho, com o tema “As lutas populares e o Brasil do século XXI: Uma conversa sobre Eles em nós”.

A curadoria dos nomes convidados buscou equilibrar as diferentes visões e posicionamentos políticos, priorizando a diversidade de opiniões. A transmissão dos debates será no canal do Grupo Editorial Record, no Youtube.

Sobre Eles em nós: retórica e antagonismo político no Brasil do século XXI:

Eles em nós é um estudo da interseção entre o funcionamento da linguagem e os processos políticos que o Brasil tem vivido nesse período, incluindo as manifestações de junho de 2013, a Lava Jato e o bolsonarismo. O livro vai das hipérboles com que o Executivo tem pensado o país ao lexicocídio, o assassinato de palavras, sofrido pelo português brasileiro neste século. Analisa o mascaramento de antagonismos no sistema político e os oximoros com que o pacto lulista os administrou. Discute a conversão de substantivos comuns em nomes próprios nos casos de junho de 2013 e da Lava Jato, e conclui com uma investigação das raízes históricas, antropológicas e discursivas do bolsonarismo na sociedade brasileira.

Sobre o autor Idelber Avelar:

Idelber Avelar é professor de estudos latino-americanos na Universidade Tulane, em Nova Orleans. Seus primeiros livros, Alegorias da derrota e Figuras da violência, foram lançados originalmente em inglês, circulam em espanhol e contribuíram à constituição dos estudos acadêmicos das literaturas e culturas pós-ditatoriais. Entre seus prêmios, contam-se o Kovacs, da Modern Language Association, e o primeiro lugar no concurso Itamaraty de ensaios sobre Machado de Assis. Seus livros mais recentes são Crônicas do estado de exceção e Transculturación en suspenso. De 2004 a 2012, editou o blog O Biscoito Fino e a Massa, sobre política, literatura, música e futebol. Desde então, publica seus escritos breves e cotidianos no Facebook (/idelber.avelar), no Twitter (@iavelar), no portal O Estado da Arte e ocasionalmente na imprensa.

Live Eles em nós:

Data: 18/05, 25/05, 01/06/ 08/06 e 15/06

Horário: 18/05 às 17h, os demais dias às 18h

AO VIVO no Youtube.com/GrupoEditorialRecord





Nenhum comentário