[News] Blaxploitation e Spike Lee ganham destaque no Festival 125 Anos de Cinema

 
Nascido na década de 1970 para dar espaço à diretores e atores negros, o movimento cinematográfico norte-americano conhecido como Blaxploitation ganhou popularidade com tramas policiais, de terror e comédias, embaladas por músicos consagrados da black music como James Brown, Barry White e Marvin Gaye. Anos depois, um jovem cineasta chamado Spike Lee passou a abordar a temática racial em suas obras, sendo um dos responsáveis por introduzir questões como discriminação e consciência social na indústria do cinema. No sábado (22) e domingo (23), o Festival 125 Anos de Cinema dedica sua programação ao gênero e a Lee, que ganhou um Oscar Honorário em 2016.

No sábado, o Telecine Cult exibe Blácula, O Vampiro Negro, filme que reinterpretou a história de Bram Stoker, e Coffy: Em Busca da Vingança, com direção de Jack Hill e Pam Grier como protagonista, atriz norte-americana que ganhou fama por estrelar filmes desse gênero. Já no domingo, destaque para Mais e Melhores Blues, com Denzel Washington, Wesley Snipes e Samuel L. Jackson no elenco, indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza, e Faça A Coisa Certa, que rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado a Lee.

Os títulos podem ser acessados a qualquer momento na cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.

SÁBADO (22)

Festival 125 Anos de Cinema: Blaxploitation

Blácula, O Vampiro Negro
No Telecine Cult, dia 22, às 14h55

Após uma negociação dar errado, Conde Drácula transforma o príncipe africano Manuwalde em um vampiro e o aprisiona em um caixão, amaldiçoando-o com o nome de Blácula. Quando Blácula finalmente acorda séculos depois, ele parte em uma busca sangrenta por uma mulher que ele acredita ser a reencarnação do seu grande amor.

Direção: William Crain
Elenco: William Marshall, Denise Nicholas, Vonetta McGee
EUA. 1972. Terror. 93 min.
Link do Telecine

Os Gritos de Blácula
No Telecine Cult, dia 22, às 16h40

Em busca de vingança, um praticante de vodu ressuscita Blácula, mas acaba virando seu escravo. Enquanto forma um exército sedento por sangue, Blácula começa a ser perseguido por Justin Carter, um policial obcecado por ocultismo que pretende dar fim ao reinado do vampiro de uma vez por todas.

Direção: Bob Kelljan
Elenco: William Marshall, Pam Grier, Don Mitchell
EUA. 1973. Terror. 95 min.
Link do T elecine

A Máfia Nunca Perdoa
No Telecine Cult, dia 22, às 18h25

Quando três homens negros vestidos como policiais roubam uma grande quantia de um local controlado pela máfia, a cidade é mergulhada em uma guerra entre grupos rivais. Agora, o policial Mattelli, junto com o novato Pope, corre contra o tempo para encontrar os culpados antes que eles sejam executados.

Direção: Barry Shear
Elenco: Anthony Quinn, Yaphet Kotto, Paul Benjamin
EUA. 1972. Ação. 101 min.
Link do Telecine

O Chefão de Nova York
No Telecine Cult, dia 22, às 20h15

Nos anos 1960, em Nova York, Tommy Gibbs é um garoto que cresce em meio à pobreza e à criminalidade das áreas menos abastadas do Harlem. Em um período de muita violência, Gibbs se torna um rei do crime e cria uma série de poderosos inimigos, tais como a Máfia italiana.

Direção: Larry Cohen
Elenco: Fred Williamson, Gloria Hendry, Art Lund
EUA. 1973. Ação. 94 min.
Link do Te lecine

Coffy: Em Busca da Vingança
No Telecine Cult, dia 22, às 22h

Após perder a irmã viciada em heroína, a enfermeira Coffy se revolta e decide fazer justiça com as próprias mãos. Ela então tem a ideia de se passar por prostituta para se aproximar do mundo do crime e alcançar os poderosos chefes do tráfico.

Direção: Jack Hill
Elenco: Pam Grier , Booker Bradshaw, Robert Doqui
EUA. 1973. Ação. 90 min.
Link do Telecine

DOMINGO (23)

Festival 125 Anos de Cinema: Spike Lee

Mais E Melhores Blues

No Telecine Cult, dia 23, às 19h45

Bleek Gilliam construiu uma carreira de sucesso como trompetista e agita as noites do Harlem com sua banda. Shadow Henderson, um dos músicos da banda, começa a roubar a atenção durante os shows, o que faz uma rivalidade surgir. Sem saber lidar com a situação, Bleek deixa sua personalidade difícil e os problemas com mulheres o levarem ao ostracismo.

Direção: Spike Lee
Elenco: Denzel Washington, Wesley Snipes , Spike Lee , Joie Lee , Cynda Williams , John Turturro, Samuel L. Jackson, Giancarlo Esposito , Robin Harris
EUA. 1990. Musical. 126 min.
Link do Telecine

Faça A Coisa Certa
No Telecine Cult, dia 23, às 22h

Numa pizzaria em um bairro do Brooklyn onde a maioria da população é negra, há uma parede com fotos de ídolos ítalo-americanos. Quando o ativista Buggin' Out pede ao dono do lugar que a parede tenha ídolos negros e ele nega, inicia-se um boicote à pizzaria que desencadeia uma série de incidentes.

Direção: Spike Lee
Elenco: Danny Aiello , Spike Lee, Ruby Dee , Giancarlo Esposito, Richard Edson , John Turturro , Bill Nunn , Samuel L. Jackson , Martin Lawrence
EUA. 1989. Drama. 116 min
Link do Telecine

O Plano Perfeito
No Telecine Cult, dia 23, à 00h05

Um assalto cuidadosamente planejado a um grande banco em Nova York faz com que o detetive Keith Frazier entre em ação e negocie com Dalton Russell, chefe da quadrilha. Porém, as intenções do ladrão vão além de roubar o dinheiro e fugir, o que torna a situação mais complexa e perigosa.

Direção: Spike Lee
Elenco: Denzel Washington , Clive Owen , Jodie Foster
EUA. 2006. Suspense. 127 min
Link do Tele cine 
 
 

 


Nenhum comentário