Novidades

[News]“Classix Remix vol 2”, por Roberto de Carvalho

Classix Remix vol 2”, por Roberto de Carvalho




 

Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

Ouça e baixe aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/ClassixRemixVolIIPR

 

Depois da incomensurável surpresa que foi o lançamento do primeiro volume do “Rita Lee e Roberto - Classix Remix”, às vésperas do lançamento do segundo volume, fico até inibido de escrever algo que esteja à altura deste projeto maravilhoso que envolve parte tão substancial e importante do repertório de gravações e composições que Rita e eu realizamos ao longo de tantos anos.

 

Mas o essencial para mim é fazer uma declaração de admiração e de amor a nosso filho, João Lee, que é a força criadora, produtora, logística deste projeto incrível. O empenho e dedicação do João ao longo dos vários anos em que esteve envolvido em questões trabalhosas e complicadas para que o projeto viesse à luz não foi brincadeira. Agradeço imensamente por este trabalho tão caprichoso, delicado, inspirado, de bom gosto, que proporcionou um renascimento dessas músicas, algumas vezes até superando a gravação original e carimbando uma característica de modernidade, diria, até, de atemporalidade à nossa obra. João, você arrasou! E ainda por cima concebeu e realizou uma das melhores capas que já tivemos. Sei que poderia esperar tudo isto de você, porque conheço e reconheço seu talento, sua tenacidade, sua capacidade de administrar e resolver questões muitas vezes difíceis, que exigem diplomacia, paciência e empenho. Mas você se superou!

 

E é com enorme prazer que passamos a compartilhar nossa obra musical com você. E, através de você, com todos.

 

É natural e orgânico que o ato de trazer você, seus irmãos e músicas ao mundo contenha uma analogia, do ponto de vista de termos, seus pais, sido o canal dessas manifestações de vida. São entidades de naturezas diferentes, claro, mas que nos chegam através de uma concessão das forças de luz do universo que nos dão o privilégio de se manifestarem através de nós. E o tratamento que você deu às suas irmãzinhas musicais fez delas quase uma reencarnação de si próprias.

 

E quero fazer um enorme agradecimento pelo trabalho magnífico de todos os músicos e DJs que participaram dessa grande viagem ao nosso mundo musical, assim como pelo empenho e capricho da Universal Music. Vocês foram espetaculares. Milhares de detalhes, delicadezas, percepções inusitadas, tudo isto preparado e transformado num caldo de talentos e de surpresas que tanto nos revigorou.

 

Agradeço a vocês pelo talento que dedicaram, para, com tanta harmonia e sensibilidade, nos decifrar, traduzir e reinventar.

 

God bless you all!!!

 


 

Classix Remix vol. 2”: Álbum com novas releituras da obra de Rita Lee & Roberto chega aos players depois do sucesso do primeiro volume

 

Por Guilherme Samora

 

Projeto de João Lee, filho do meio de Rita Lee & Roberto de Carvalho, o “Classix Remix” terá o segundo volume lançado no dia 14 de maio. A expectativa com o álbum – que traz novas releituras de grandes joias da dupla - é ainda maior. Principalmente pelo sucesso absoluto do primeiro, que chegou às plataformas em abril. “Com o volume 2, construí o álbum de uma maneira diferente, por estilo. As músicas são mais consistentes entre si e o álbum é mais focado em disco/ house. Montei o segundo álbum mais parecido com um set que tocaria como DJ numa pista de dança”, conta João.

 

E o volume 2 chega com excelentes surpresas. Um dos nomes mais aguardados entre os fãs, o piloto do projeto, João, se faz presente neste segundo volume com a clássica “Jardins da Babilônia” (de Rita e Lee Marcucci, do disco “Babilônia”, de 1978). No remix, os deliciosos e característicos improvisos vocais de Rita, assim como o piano perfeito de Roberto, ganham ainda mais luz. “Procurei ser o mais respeitoso possível com os áudios originais, porém, dei meu twist. Tirei algumas partes e coloquei algumas novas. A ideia foi encontrar um meio termo entre algo mais dançante e o rock”.

 

Além disso, esse álbum se prova o mais família de todos, também com a presença de Beto Lee, o primogênito, que entrega tudo em “On the Rocks” (do disco “Bombom”, de 1983). Ao lado de Apollo 9, Beto faz uma escolha certeira e se mostra o grande herdeiro do rock que corre na veia de Rita & Roberto. Os fãs também agradecem.

 

Pelas mãos de Reflex, “Nem luxo nem lixo” (do álbum “Rita Lee”, de 1980), se mostra um disco que não vai deixar ninguém parado, com novos requintes aqui e ali, que surpreendem na melodia; o DJ francês emplacou uma dobradinha ao repaginar “Agora é moda” (de Rita e Lee Marcucci, do “Babilônia”, de 1978, e que estourou recentemente na Europa e nos Estados Unidos); o hino pop “Lança Perfume” (também do disco de 1980), não poderia ficar de fora e vem repaginado por Vintage Culture e Bruno Be; Eric Kupper remodela um dos xodós dos fãs – e do próprio Roberto: “Pega rapaz” (do “Flerte Fatal”, de 1987), que vem redonda, colocando os geniais backing vocals de Rita em diferente esfera, um jeito novo de ouvir a música; “Caso Sério” (de “Rita Lee”, 1980), por Phonique, vem em duas versões: a primeira com os assovios, vocal parrudo e muito suingue, e a stripped down; “Baila comigo” (de “Rita Lee”, 1980) ganhou novas texturas pelas mãos dos argentinos Leha & Eze; “Mania de Você” (de “Rita Lee”, 1979) está representada com uma releitura de novos contornos, propostos por Rodrigo Ferrari; “Atlântida” (do “Saúde”, de 1981) teve seus certeiros “glubglub-chuáchuá” repaginados por Memê; uma das mais clássicas entre as clássicas, “Saúde” (do disco homônimo, de 1981) é de Beto Cury & Pedro Turra; atualíssima, “Corre-corre” (de “Rita Lee”, 1979) ganhou o groove de Vivi Seixas. A filha de Raul descreve a emoção de trabalhar no projeto: “Se o Raul Seixas é o pai do rock, a Rita é a mãe! Que felicidade participar desse projeto, remixando esse clássico de Rita & Roberto. Mais bacana ainda é a afinidade entre João e eu, filhos de roqueiros, mas do universo da música eletrônica!”.


 

 

No mês que vem, o projeto será concluído com o volume 3, mas essa já é outra (mas igualmente dançante) história. Como dois viajantes de uma máquina do futuro, uma coisa é certa: a dupla Rita & Roberto renova, a cada época, a alegria que leva a Terra. E, quem sabe, até a outros planetas por aí...

 

Guilherme Samora é jornalista e estudioso do legado cultural de Rita Lee


 

“O João Lee fez nesse projeto um trabalho impecável de curadoria e produção. E ainda nos brindou neste volume com belo remix de ‘Jardins da Babilônia’. Deve ter sido uma missão árdua para ele escolher o repertório tendo em mãos uma infinidade de hits da Rita Lee e do Roberto. O volume 2 traz ainda um remix do Beto Lee para ‘On the rocks’, ao lado do Apollo 9.  É muito bonito de ver – e ouvir – essa talentosa família reunida”.

Paulo Lima (Presidente da Universal Music Brasil)

Nenhum comentário